Pesquisa Sobre Fases De Tratamento De Esgoto
Por: pedrosecato • 17/10/2025 • Trabalho acadêmico • 1.373 Palavras (6 Páginas) • 9 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - ICET
CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Pedro Henrique Secato
G252BD7 / EC8P28
Visita Técnica
ETE´s: Estações de Tratamento de Esgoto.
São José do Rio Preto/SP
2024
SUMÁRIO
- Objetivos......................... 3
- Introdução....................... 3
- Justificativa..................... 4
- Metodologia..................... 5
- Especificações Técnicas......................... 5
- Parâmetros Químicos, Físicos é Biológicos........................ 6
- Desenvolvimento dos Processos nas ETA´s....................... 12
- Fundamentação.............. 14
- Conclusão........................ 15
- Referências Bibliográficas........................ 15
- OBJETIVOS:
O objetivo principal do presente memorial é deslumbrar o manuseio e o controle do tratamento de esgoto nas ETE´s (Estações de Tratamento de esgoto), através de regulamentações que proporcionam uma conduta padronizada e transparente, seguindo assim as regras estabelecidas para o tratamento de esgoto, na qual leva se em consideração ás diretrizes e exigências, que propõe a avaliação da qualidade do esgoto, tendo como resultado final um água que dá para ser reutilizada para atividades que não necessitem de água potável, como algumas atividades em industrias por exemplo.
Objetivo Específico
Fazer com que as ETE´s operem sob condições padronizadas e controladas de maneira que ao fim do processo, se possa garantir a qualidade da água aceitável para algum tipo de reuso em alguma atividade em que não se é necessário que a água seja potável, sendo essa água denominada como água de reuso, de acordo com o exigido, como resultado, fazendo com que se tenha uma padronização das etapas a serem executadas, para se chegar no resultado desejado, ao final do tratamento.
- INTRODUÇÃO:
A estrutura montada para que se possa atender o que é exigido, não pode ser interrompido durante o processo, tornando-se indispensável a fiscalização rigorosa das ETE´s – Estações de Tratamento de Esgoto, nas quais acontecem etapas durante o processo que faz com que o esgoto tratado atenda as expectativas desejadas. Sabemos que as etapas que mantem a constância de funcionamento das ETE´s envolve certas exigências nas quais atendem o que é solicitado nas normas técnicas e legislações sobre o tratamento de efluentes que comprometem as empresas responsáveis pelo tratamento de esgoto.
Sabemos que no Brasil há uma alta demanda da utilização de recursos hídricos, neste caso, utilizando como exemplo grandes indústrias, onde se é utilizada uma quantidade expressiva de água, mais que nem sempre se temhá necessidade dessa recurso ser considerável potável, tornado assim a utilização das ETE’s de grande valia, pois fazendo o tratamento correto desse esgoto muitas vezes captado do próprio local, com o trabalho que ocorre nas ETE´s, esse esgoto acaba podendo ser reaproveitado, sendo denominado ao final do processo, como água de reuso.
- METODOLOGIA:
As estações de tratamento de esgoto, comumente chamadas de ETE, são locais que realizam processos de tratamentos e adequação para que água, vinda de casas, industrias, entre outros pontos da cidade, onde ela tratada ao ponto de ser possível fazer o deságue em um Rio, ou reutilizar a mesma para algum fim, onde não se necessário que a água seja potável. Para obter esse resultado, é necessário que esse esgoto passe por algumas etapas dentro da ETE, como mostra o exemplo simplificado abaixo, que ocorre na Cidade de São José do Rio Preto.
[pic 2]
As ETE`s foram criadas para melhorar a qualidade da água vinda diretamente dos esgotos, por meio de uma sequência de processos de tratamento.
Serão dimensionadas as seguintes unidades constituintes da ETE: mistura rápida e lenta, sedimentação, filtração, desinfecção e fluoretação.
Este dimensionamento garantirá que a água anteriormente captada receba o tratamento necessário para que o abastecimento esteja garantido dentro dos padrões dos órgãos responsáveis.
- DESENVOLVIMENTO DAS ESTAPAS SEGUIDAS NAS ETE´S:
GRADEAMENTO
O processo de Gradeamento, é a etapa inicial no processo de tratamento do esgoto, ocorrendo assim que o esgoto chega na estação de tratamento, nesse processo, ocorre a retenção dos resíduos sólidos indevidamente lançados na rede de esgoto captada por essa estação de tratamento, como papel higiênico, fraldas, resto de alimentos descartados, como até roupas e calçados.
CAIXAS DE AREIA OU DESARENADOR
Nessa etapa do processo de tratamento, o esgoto é passado por uma estrutura denominada como caixa de areia ou desarenador, que tem como objetivo reter areia e outros resíduos menores que não passam pela etapa inicial do gradeamento. Abaixo segue uma imagem referente a está etapa do tratamento:
[pic 3]
REATOR ANAERÓBICO
O Esgoto em tratamento passa por tanques fechados na presença de bactérias anaeróbicas, com finalidade de ocorrer a degradação da matéria orgânica presente na água do esgoto em tratamento.
- Filtro Biológico Aerado
Depois de filtrada, a água deve receber a adição de cal para correção do pH, a desinfecção por cloro e a fluoretação. Nesta fase a desinfecção por cloro é frequentemente chamado de pós-cloração. Só então ela está própria para o consumo, garantindo a inexistência de bactérias e partículas nocivas à saúde humana, que poderiam provocar surtos de epidemias, como de cólera ou de tifo. É essencial o monitoramento da qualidade das águas em seus laboratórios, durante todo o processo de produção e distribuição. A desinfecção é o processo de tratamento para a eliminação dos micro-organismos patogênicos eventualmente presentes na água. Quase todas as águas de abastecimento são desinfetadas para melhoria da qualidade bacteriológica e segurança sanitária.
...