TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento Esgoto

Casos: Tratamento Esgoto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  1.581 Visualizações

Página 1 de 4

QUESÕES SOBRE O TEXTO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS

1) (UNICAMP – 2000) Os recursos hídricos estão sendo cada vez mais contaminados por esgoto doméstico, que traz consigo grande número de bactérias. Apesar de parte delas não serem patogênicas, muitas causam problemas de saúde ao homem. Levando em conta que as bactérias decompõem a matéria orgânica por processo aeróbico ou anaeróbico e que a demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e o índice de coliformes fecais são utilizados como indicativos da poluição da água, resolva as questões abaixo.

a. Compare águas poluídas e não poluídas quanto a: DBO, índice de coliformes fecais, teor de oxigênio dissolvido e ocorrência de processos aeróbicos e anaeróbicos.

b. Os coliformes fecais são bactérias anaeróbicas facultativas. Metabolicamente, o que é um organismo anaeróbico facultativo?

2) O que é o processo de auto-depuração?

Resposta: 1. Ecol. Processo biológico de purificação e recuperação das características naturais que é iniciado pelo próprio corpo ou substância que recebeu uma carga poluidora (autodepuração de um lago; autodepuração do ar)

2. Processo no qual uma instituição, grupo, partido etc. procura recuperar a sua confiabilidade por meio de eliminação, por iniciativa própria, de membro(s) que não segue(m) os padrões éticos aceitos: "A PF não hesitou em cortar na própria carne, foi em cima de delegados e agentes e acabou fazendo um processo de autodepuração

3) Dê exemplo de resíduo que possui alta DBO. Explique a importância de se efetuar seu tratamento adequado antes de descartá-lo em um curso d’água.

o esgoto doméstico possui aproximadamente 300ml/L de oxigênio (DBO). Após tratamento com o sistema Delta Ambiental, o efluente resultante tem em torno de apenas 30 ml/L de DBO, não causando danos ao meio ambiente se for disposto corretamente e atendendo as exigências legais.

4) Dê exemplo de resíduo que possui alta DQO. Explique a importância de se efetuar seu tratamento adequado antes de descartá-lo em um curso d’água.

Resíduos industriais como refino de óleo vegetal e preparo de matéria prima a composição destes efluentes são Efluente rico em fosfatos, sabões, metais, leticinas, ceras e substâncias coloidais.

Características específicas do efluente: Alta DQO (faixa de 4.000 a 6.000 mg/l) e alto teor de óleos e graxas, sulfatos, sólidos em suspensão, nitrogênio, fosfatos, compostos fenólicos, metais pesados, catalisadores, substâncias oxidáveis. tratamento Processos físico-químicos (flotação, floculação e coagulação) seguido por tratamento biológico (lodos ativados, lagoas de polimento, etc).

.

5) Há dois tipos principais de processos de tratamento de esgotos. Explique-os e exemplifique.

Tratamento Biológico – Aeróbico

O tratamento biológico consiste na depuração da carga poluidora contida no efluente de origem sanitária, pela injeção de oxigênio ao efluente bruto. Na presença de micro fauna aeróbica, os parâmetros DBO, DQO, Nitrogênio, Fosforo, Coliformes e outros, sofrem uma queda em suas concentrações, a ponto deste efluente agora tratado, seja passível de descarte em corpo receptor, dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com