TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisar em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet as principais características dos materiais que apresentam as classificações básicas que são os metais, cerâmicas, polímeros e compósitos

Seminário: Pesquisar em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet as principais características dos materiais que apresentam as classificações básicas que são os metais, cerâmicas, polímeros e compósitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Seminário  •  3.075 Palavras (13 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 13

ETAPA 1

Passo 1

1. Pesquisar em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet as principais características dos materiais que apresentam as classificações básicas que são os metais, cerâmicas, polímeros e compósitos.

Bibliografia complementar

• ASKELAND, Donald R.; PHULÉ, Pradeep P. The science and engineering of materials.

4. ed. California: Brooks/Cole-Thomson Learning, 2003.

• CALLISTER JR., William D. Fundamentos da Ciência e Engenharia de Materiais. 1. ed.

Rio de Janeiro: LTC, 2009.

• VAN VLACK, Lawrence Hall. Princípios de Ciência e Tecnologia dos Materiais. 4. ed.

Rio de Janeiro: Campus, 2003.

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES

METAIS:

Definição: Um metal se define com um aglomerado de átomos (redes de átomos) onde os elétrons da camada de valência fluem livremente, e recebem o nome de elétrons livres.

Principais características:

Estado Físico: Uma das principais características analisadas nos metais é sua forma sólida em temperatura ambiente (25ºC) , com exceção do Mercúrio (Hg), que é o único metal encontrado na natureza no estado líquido, e possui cor prateada e um brilho característico denominado “aspecto metálico”. Os pontos de fusão e ebulição são geralmente elevados, mas variam bastante. OBS: Apresentam densidade elevada.

Maleabilidade: Capacidade que os metais têm de produzir lâminas e chapas muito finas.

Ductibilidade: Se aplicarmos uma pressão adequada em regiões específicas na superfície deum metal, esse pode se transformar em fios e lâminas.

Condutibilidade: Os metais são excelentes condutores de corrente elétrica e de calor.

Fontes: http://www.alunosonline.com.br/quimica/caracteristicas-metais.html

CERÂMICAS:

Plasticidade: Pode ser moldado após absorção de certa quantidade de água.

Resistência: É a propriedade que as cerâmicas adquirem após a secagem e depois da cozedura, de não sofrer deformações do seu aspecto, resistindo ao calor e à corrosão.

Impermeabilidade: Não absorver qualquer líquido que a venha a dissolver. Ainda possibilita às peças conter líquidos sem os verter.

Outras Características

• Os materiais cerâmicos apresentam alto ponto de fusão.

• São geralmente isolantes elétricos, embora possam existir materiais

cerâmicos semicondutoras, condutores e até mesmo supercondutores (estes

dois últimos, em faixas específicas de temperatura).

• São comumente estáveis sob condições ambientais severas.

• Os materiais cerâmicos são geralmente duros e frágeis.

FONTES: http://etecnologica.blogspot.com.br/2007/11/caracteristicas-dos-materiais-cermicos.html

http://sites.poli.usp.br/d/pmt2100/Aula10_2005%201p.pdf

POLÍMEROS:

Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular relativa, resultantes de reações químicas de polimerização. Estes contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções relativas, mas em maior quantidade absoluta. Os polímeros são macromoléculas formadas a partir deunidades estruturais menores (os monómeros). O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é chamado grau de polimerização.

Uma das principais e mais importantes características dos polímeros são as mecânicas. Segundo ela os polímeros podem ser divididos em termoplásticos, termoendurecíveis (termofixos) e elastômeros (borrachas).

Termoplástico: É um dos tipos de plásticos mais encontrados no mercado. Pode ser fundido diversas vezes, alguns podem até dissolver-se em vários solventes. Logo, sua reciclagem é possível, característica bastante desejável atualmente.

Termorrígidos (Termofixos "Baquelite"): São rígidos e frágeis, sendo muito estáveis a variações de temperatura. Uma vez prontos, não mais se fundem. O aquecimento do polímero acabado promove decomposição do material antes de sua fusão, tornando sua reciclagem complicada.

Elastômeros (Borrachas): Classe intermediária entre os termoplásticos e os termorrígidos: não são fusíveis, mas apresentam alta elasticidade, não sendo rígidos como os termofixos. Reciclagem complicada pela incapacidade de fusão.

FONTES: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/polimeros/polimeros-1.php

COMPÓSITOS:

Um compósito é um material formado a partir da mistura de dois ou mais constituintes imiscíveis que diferem entre si na forma e na composição química. Os materiais compósitos apresentam propriedades significativamente diferentes das propriedades dos seus constituintes. materiais que constituem um compósito dividem-se em duas categorias principais: matriz e reforço. O material que constitui a matriz é contínuo (envolvendo assim os outros constituintes e mantendo-os na sua posição relativa), proporcionando alguma ductilidade ao compósito que transmite os esforços mecânicos aos materiais de reforço. Os materiais que constituem o reforço são descontínuos (sendo envolvidos pela matriz), suportam os esforços aplicados ao compósito e, em geral, apresentam elevada resistência e rigidez. Da combinação dos diferentes materiais obtém-se um efeito sinérgico, em que os compósitos apresentam propriedades mecânicas superiores à soma das propriedades individuais de cada constituinte.

Os primeiros compósitos produzidos pelo homem foram tijolos feitos à base de colmo e lama usados em construções primitivas. No entanto, existem também compósitos de origem natural, como por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com