TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim - Computadores Pedagogicos

Ensaios: Pim - Computadores Pedagogicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  5.567 Palavras (23 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 23

Por: maria neves da silva santana barbosa

RESUMO

O artigo em questão faz uma análise da utilização do computador, como recurso didático, no trabalho pedagógico. Neste contexto, o século XXI marca uma sociedade que passa por profunda valorização da informação e deste modo a introdução tecnológica apresenta múltiplas possibilidades de mudanças, com efeitos determinantes na atual metodologia docente. Frente a esta situação, o objetivo deste estudo é analisar o uso do computador na educação tendo em vista a experiência de vários pesquisadores e os atuais avanços computacionais. Para obter uma maior percepção desta realidade. A pesquisa empírica, de cunho qualitativo e quantitativo com o estudo de caso da Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, verificando a utilização dos computadores pelos docentes do turno matutino do Laboratório de Tecnologia Educacional – LTE.

PALAVRAS-CHAVES:Computador. Educação. Mudança. Conhecimento. Tecnologia.

ABSTRAT

The article in question is an analysis of the use of the computer as a teaching tool in the pedagogical work. In this context, the century marks a society undergoes profound appreciation of information and thereby introducing technology presents multiple possibilities for change, with a decisive impact on the current teaching methodology. Faced with this situation, the purpose of this study is to analyze the use of computers in education in view of the experience of many researchers and the current computer techniques. For a better perception of this reality, the paper proposes empirical research, a qualitative and quantitative case study with the State School Alceu Amoroso Lima, verifying the use of computers by teachers during the mornings of the Laboratory of Educational Technology - LTE.

KEYWORDS: Computer. Education. Change. Knowledge. Technology.

1. INTRODUÇÃO

Manifestando a preocupação com o uso do computador nas escolas pelos professores. Resolvi analisar o nível de conhecimento tecnológico, orientação sobre sua utilidade educacional, capacitação para uso pedagógico pelos professores em sala de aula e também entender os “porquês” de muitos professores resistirem ao fato de que os recursos didáticos estão sendo incrementados nos computadores. Contudo reafirmamos a importância dos livros didáticos, lápis, caderno bem como a presença do professor, entretanto, o acréscimo de um recurso tecnológico pode engrandecer em muito a qualidade do trabalho docente. A tecnologia é cada vez mais presente na realidade das crianças e jovens, matriculados tantos nas escolas da rede estadual quanto na rede privada, embora num contexto social diferenciado, a capacidade de construir conhecimento a partir desta ferramenta é semelhante.

Contudo a hipótese adotada neste trabalho é o fato de que não é necessário que os professores dominem o computador ou software no ambiente escolar, no entanto, não é suficiente que eles apenas sejam treinados para serem simples usuários de computador. Será uma condição necessária para o sucesso da implementação e utilização da informática no ensino, que os professores tenham conhecimento sobre as possibilidades e modalidades de sua utilidade.

A pesquisa em questão é um estudo de caso tendo como universo da pesquisa os atores que fazem funcional a Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, localizada no bairro Aeroporto, na cidade de Aracaju. O que motivou minha escolha por esta escola foi o fato de que os profissionais são pessoas preocupadas com uma educação construtiva, empenhados na desenvoltura de seus alunos diante das novas tecnologias. Um dado relevante é que o público matriculado, crianças e jovens, demonstram muito interesse no desenvolvimento de aulas que envolvam o uso do computador.

Entre a equipe docente da Escola Alceu Amoroso Lima, foi evidenciado que o uso do computador no trabalho pedagógico é construído gradativamente, embora ainda existam professores com uma visão contrária a utilidade.

Quanto à obtenção de informações, o levantamento de dados do trabalho foi a pesquisa bibliográfica através de livros de autores como Valente, Castells e Levy entre outros confirmado pela pesquisa de campo na Escola Estadual Alceu Amoroso Lima. Os dados foram obtidos por meio de questionário em que envolve questões abertas e fechadas. O extrato da população universo da pesquisa envolve 7 (sete) professores da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, do turno da manhã. A abordagem da pesquisa é qualitativa e quantitativa, onde as questões serão estudadas no ambiente em que eles se apresentam sem através da técnica de observação e aplicação de questionários.

A pesquisa nos revela que os professores, em sua maioria, manifestam positivamente o desejo de construir aulas com o uso do computador. Constatou-se também que os educadores precisam compreender que o uso do recurso didático será viável e significativo em sua prática pedagógica, quando ele se constituir um elemento de apoio na construção do conhecimento. Portanto inovar, criar, experimentar é, pois, desafios importantes na vida profissional. Onde os recursos didáticos criam possibilidades para o professor, evitando que o cotidiano escolar não seja engolido pela mesmice do dia-a-dia. Percebe-se, assim, a importância dos recursos didáticos não só como inovador, mas como possível de acontecer na prática docente.

2. O PROCESSO DA INTRODUÇÃO DO USO COMPUTADOR, COMO FERRAMENTA DIDÁTICA, NO BRASIL.

O século XXI comporta muitas transformações sociais, dentre elas, destaca-se o computador como ferramenta tecnológica capaz de receber, armazenar e processar dados, de modo organizado e previamente programado para depois devolvê-los como resposta para uma tarefa específica. Apontado por admiradores e críticos como um dos principais objetos de facilitação, modernização e comunicação, os computadores estão entre os responsáveis por colocar a tecnologia em um lugar de destaque no meio acadêmico, doméstico, laboral e também escolar. Conforme Castells, as redes tecnológicas são formadas por instrumentos importantes como os computadores interligados que podem ao mesmo tempo, ser flexível e adaptável graças à sua capacidade de descentralizar a seu desempenho ao longo de uma rede de componentes autônomos, enquanto se mantêm capazes de coordenar toda essa atividade descentralizada com a possibilidade de partilhar a tomada de decisões que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com