TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim V E Vi

Trabalho Universitário: Pim V E Vi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  5.872 Palavras (24 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SILVIA

PIM V E VI

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

ESTUDO DO CASO DA EMPRESA XPTO

Belém – PA

2013

SILVIA

PIM V

Projeto Integrado Multidisciplinar

SOFTWARE DEVELOPER.

Trabalho do Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM V, apresentado como exigência para conclusão do 3º Semestre do Curso Superior de Tecnologia Gestão em Tecnologia da Informação, da Universidade Paulista – UNIP, campus Entroncamento.

Monitora: NATÁLIA MORAES

Belém- PA

2013

Resumo

Os sistemas de informação (SI) chamados de Enterprise Resource Planning (ERP) são sistemas que integram todos os departamentos/setores de um a organização, pois tem a característica de ter uma base de dados única. Um ERP bem estruturado da suporte para a tomada de decisão de forma que ela seja a mais correta possível para aquele momento ou para aquela situação. Por isso, é de extrema importância que um SI seja implantando corretamente, não deixando para trás nenhuma etapa do processo de implantação, que são aquisição de hardware e software, desenvolvimento da documentação, treinamento do usuário final, acompanhamento, manutenção e a avaliação do SI que geralmente é feita pela alta gestão da organização com base no feedback .

Palavras chaves: SI (Sistemas de Informação), ERP( Enterprise Resource

Planning), Implantação, desenvolvimento, Implantação, manutenção.

ABSTRACT

The information systems (IS) called Enterprise Resource Planning (ERP) are systems that integrate all departments / sections of an organization, it has the characteristic of having a single database. A well structured ERP support decision making so that it is as correct as possible for that moment orto that situation. mIt is therefore of utmost importance that an SI is deploying properly, not leaving behind any stage of deployment, which são aquisição de hardware e software, developing documentation, end user training, monitoring, maintenance and evaluation of the SI which is usually done by high management organization based on feedback that operators give to them.

Keywords: IS (Information Systems), ERP (Enterprise Resource Planning), deployment, development, deployment, maintenance.

1. INTRODUÇÃO

A busca de vantagens competitivas num mercado globalizado tem levado as empresas a implantarem novas tecnologias de informação (TI’s) para o gerenciamento de seus negócios. A disponibilização dessas tecnologias, associada aos avanços nas áreas de comunicação e sistemas, permitiu que as empresas adotassem soluções integradas para a gestão de seus negócios, por meio da implantação de sistemas integrados de gestão empresarial (SIGE), que também são conhecidos pela sigla ERP (Enterprise Resource Planning).

Os sistemas ERP constituem um software multimodular que visa integrar a gestão da empresa nas diferentes fases de seu negócio, tornando mais ágil também o processo de tomada de decisão, porquanto permite que o desempenho da empresa seja monitorado em tempo real. Os sistemas ERP fornecem suporte aos processos operacionais, produtivos, administrativos e comerciais da empresa; caracterizando-se como uma ferramenta de tecnologia da informação que integra os processos empresariais e que visa facilitar o fluxo de informações na organização.

Com este interesse que a empresa XPTO tende a implantar um sistema ERP em sua organização. Para isto será necessário uma analise de sua estrutura, para possíveis manutenções, e assim obter sucesso em sua implantação.

1- INTRODUÇÃO

A empresa XPTO fica sediada na cidade de São Paulo, e vem tentando ganhar espaço a algum tempo no mercado nacional, trabalhando no ramo de vendas de produtos de informática e distribuição.

Além da matriz em São Paulo ela conta com outras 6 filiais nas cidades de Manaus, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília. Sendo que a filial do Rio de Janeiro possui uma estrutura mais complexa do que as outras, que são apenas representações comerciais.

É em São Paulo que iremos abordar um planejamento de implantação de ERP (Enterprise Resource Planning) sendo ela a matriz é a onde iremos estruturar o Data Base. Mais para isto é preciso planejar uma rede de computadores que suporte todo este trafego de informação deforma bem estruturada e precisa.

Como parte do plano a filial do Rio de Janeiro irá contar com site de backup do data base da matriz de São Paulo. Como sendo uma filial que irá possui controle apenas para observar suas replicações.

2.1 Estrutura

Neste subcapitulo iremos esboçar sua estrutura e representação no mercado, seu comportamento e sua área e abrangência.

A empresa X PTO conta com um total de 350 funcionários sendo; 250 funcionários na Matriz de São Paulo; 50 funcionários na filial do Rio de Janeiro; 10 funcionários em cada uma das 5 filiais.

A matriz de São Paulo possui uma estrutura física muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com