TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Placas Cimenticias Isolamento Térmico Acústico

Por:   •  6/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

Placas Cimenticias

Isolamento Térmico Acústico

Quanto ao isolamento térmico e acústico, as vedações feitas em placas cimenticias apresentam excelente desempenho. Apesar de terem espessura inferior as vedações convencionais, feitas com blocos cerâmicos e de concreto, assentados com argamassa, as placas cimenticias apresentam na sua composição basicamente CRFS (cimento reforçado com fio sintético). Isto faz com que a sua utilização em paredes proporcione bom desempenho, no que tange temperatura e som. Além disso, é colocada em uma camada dupla, onde entre as duas camadas são colocados mecanismos, como a lã de vidro que desempenham essa função isolante com muita eficiência. Funciona como uma barreira de som e calor acoplada à parede, que protege o ambiente do calor externo e de barulhos, como ruídos de carros, aviões, latidos, etc.  

O isolamento térmico tem como função manter a temperatura do ambiente constante, não ocasionando o aumento da temperatura, mas fazendo com que o imóvel não perca nem ganhe temperatura para os meios externos. Mantendo o ambiente quente em dias frios e ameno em dias quentes.

O isolamento acústico funciona de forma similar ao isolamento térmico. Só que no lugar da temperatura, o acústico tem como parâmetro o som, através de barulhos e ruídos.

Acabamento Estético

As placas cimenticias estão cada vez mais presentes nos canteiros de obras, isso porquê apresenta grande versatilidade é além de ser utilizadas em vedações laterais (paredes), são utilizadas como design arquitetônico dando um aspecto mais moderno para edificação. Atualmente as placas cimenticias marcam muita presença em grandes empreendimentos comerciais como lojas e shoppings Center.

Segundo o engenheiro Gabriel Fontes “As placas cimentícias são indicadas para projetos que justifiquem uma preocupação com os detalhes porque permitem trabalhar com cronogramas bem definidos, geram menos entulho, proporcionam ganho de área útil e exercem menor sobrecarga nas fundações e lajes”. As placas, quando comparadas com alvenarias convencionais, apresentam uma massa muito menor e um peso especifico inferior. Isso gera uma economia na parte estrutural, principalmente na fundação, que pode ser rasa como uma sapata ou um radier. Consequentemente o gasto com concreto e aço é menor.

No tocante a funcionalidade o material pode ser especificado para paredes internas, fachadas, beirais, fechamento de shafts, módulos construtivos, Steel Frame, caixas de escadas, detalhes construtivos e elementos decorativos, além de suprir algumas restrições do gesso acartonado em áreas molhadas. Podendo deixar o seu acabamento em concreto aparente.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com