TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento, gestão colaborativa e formas de relacionamento em uma loja de móveis: uma análise do modelo de negócio da RENNOVA MÓVEIS

Por:   •  17/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.057 Palavras (9 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS[pic 1]

Logística I: Gestão da Cadeia de Suprimentos – Aline Dresch

Airton Mietlicki Júnior, Mateus Raimundo, Tandala Domingos

Planejamento, gestão colaborativa e formas de relacionamento em uma loja de móveis: uma análise do modelo de negócio da RENNOVA MÓVEIS

1. Introdução e referencial teórico

Diante de um ambiente competitivo, é necessário buscar soluções para alcançar vantagem em relação as demais cadeias de suprimentos, para isso inovar no planejamento e na gestão colaborativa tornam-se contribuições neste processo. (GOMES; NETO, 2015). Nesse contexto, surgem ferramentas conhecidas como Programas de Resposta Rápida, que incluem o Eletronic Data Interchange (EDI), o Vendor Managed Inventory (VMI), o Efficient Consumer Response (ECR) e, por fim, o Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment (CPFR).

O Eletronic Data Interchange (EDI) é utilizado para troca de informações entre as empresas, e coordena as atividades de produção das partes que estão fazendo o intercâmbio de dados, permitindo assim a obtenção de melhores resultados em termos estratégicos e operacionais. (PORTO; BRAZ; PLONSKI, 2000). O EDI possui como principal objetivo é a comunicação eficaz entre as empresas pertencentes a cadeia, aumentando a velocidade de troca de informações e garantindo maior confiabilidade, além de reduzir custos antes relacionados com essa troca. (CARDOSO; JÓ, 2008).

A ferramenta Efficient Consumer Response (ECR) auxilia nos pontos de venda a reposição rápida de estoques, uma vez que as informações podem ser transmitidas em tempo real. (TAVARES; LIMA, 2006). É considerada uma estratégia de gestão do canal de distribuição, que visa eliminar as ineficiências e reduzir os custos excessivos através do trabalho integrado dos agentes da cadeia (fornecedores, atacadistas e varejistas) que buscam maximizar a eficiência dos negócios para as partes envolvidas em uma negociação e atender as necessidades e expectativas dos consumidores. (GHISI, SILVA; 2005)

 A reposição é feita de forma automática, pois os dados dos pontos de venda, através de leitura de códigos de barras, são enviados diretamente para a indústria. Essa ferramenta aplica estratégias de reposição, promoção, introdução eficiente de produtos e sortimento (TAVARES; LIMA, 2006).

O Vendor Managed Inventory (VMI) segundo Gomes e Neto (2015), permite que o fornecedor gerencie o estoque dos seus clientes e consiga organizar sua produção a partir das informações coletadas. Ao controlar os seus estoques diretamente na cadeia, o fornecedor consegue programar melhor as suas ações e operações, retirando assim os elevados custos de manutenção de estoques das empresas. (SOUZA; CARVALHO; LIBOREIRO, 2006).

 O Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment (CPFR) permite que a cadeia de suprimentos em diversas camadas realize troca de informações em tempo real, ou seja, clientes e fornecedores têm acesso à mesma informação a qualquer momento. Com isso, é possível obter um processo de colaboração nas previsões, no planejamento e na reposição de produtos. (TAVARES, LIMA; 2006). Gomes e Neto (2015) sintetizam como o “planejamento colaborativo da demanda final e da reposição dos estoques entre os participantes”.

Além do planejamento e da gestão colaborativa, existem as diferentes formas de se relacionar com os fornecedores, entre elas destacam-se o Outsourcing, o in Plant Representatives, o Early Supplier Involvement e o Postponement.

Segundo Berger (2015), Outsourcing (terceirização), ocorre quando práticas executadas para um conjunto de produtos ou serviços são realizadas por outra empresa através de um relacionamento de confiança, corporativo e interdependente.

Entende-se como in Plant Representatives a prática na qual uma empresa desloca seus funcionários para uma empresa cliente ou para fornecedores. Desta forma, é gerado uma relação colaborativa que contribui para um canal de comunicação direto, dinâmico e altamente confiável. (PIRES, 2004). Através dessa dinâmica, ocorre um melhor atendimento, dado que a disponibilidade e proximidade não são fatores externos. (FERREIRA; ALCÂNTARA, 2011).

Segundo Pires (2004), o Early Supplier Involvement forma parcerias com os fornecedores para aproveitar os seus conhecimentos tecnológicos em design e fabricação, realizando de forma rápida, com alta qualidade e com o menor custo possível. Desta maneira, ocorre um envolvimento inicial do fornecedor com as demais áreas da empresa, fazendo com que haja uma integração entre essas áreas. (CAMPOS, 2007).

Visando conhecer as necessidades dos clientes, o Postponement é utilizado para postergar as atividades que definem o produto até o último momento possível, prolongando assim as fases anteriores. (FERREIRA; ALCÂNTARA; TOLEDO, 2006). Monteiro (2016), complementa que este prolongamento das atividades resulta em um princípio que evita a geração de estoques.

 Essa postergação normalmente ocorre a montante da cadeia, pois as matérias primas são menos valiosas que o produto final, porém ainda pode ocorrer quanto a jusante e ainda internamente no próprio processo produtivo. A lógica predominante na postergação é a minimiza. (FERREIRA; ALCÂNTARA, 2012).

2. A empresa        

A Rennova Móveis é uma empresa familiar que comercializa móveis prontos e planejados, fica situada na cidade de Gravataí - RS e possui 8 funcionários.

A empresa faz parte de uma cooperativa chamada Unilojas que tem como principal objetivo a compra coletiva e com isso uma melhor negociação junto aos fornecedores. Atualmente trabalham com aproximadamente 100 fornecedores, a grande maioria localizados no mesmo estado.

A loja não possui site e não faz vendas online, porém possui uma página bastante ativa no Facebook e faz uso do Whatsapp para se comunicar com muitos clientes. Existe também um sistema de controle de estoque, emissão de pedidos e notas fiscais chamado Gdoor,

A empresa possui uma matriz onde estão montados os showrooms e uma filial onde fica o estoque e é feita a expedição dos produtos.

3. Análise        

        Fazendo uma análise buscando identificar os conceitos de gestão colaborativa, foi possível identificar que a empresa faz uso do Eletronic Data Interchange (EDI) pois utiliza os arquivos XLM enviados pelos fornecedores para entrada de material no estoque. Os arquivos são importados através do sistema utilizado pela empresa e agiliza de forma considerável o lançamento das notas fiscais de compra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com