TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento E As Formas De Avaliação Nos Anos Iniciais.

Por:   •  21/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.876 Palavras (24 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6 º SEMESTRE

Marzele Gomes Santana Reis

O planejamento e as formas de avaliação nos anos iniciais.

[pic 3]

Machadinho D,Oeste-Rondônia 2014

Marzele Gomes Santana   Reis

planejamento e as formas de a avaliação nos anos iniciais.

Trabalho apresentado ao curso superior de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais educação infantil reflexão e pesquisa, Ensino da língua portuguesa, Ensino de educação física escolar, Seminário VI, Estágio  curricular obrigatório II – Educação Infantil .

Prof.ª: Sandra Reis, Edilaine Vagula, Marlizete Stein e, Juliana Fogaça, Vilze Vidotte, Suhellen Lee.

Tutor de sala: Nilson Camilo

Machadinho D´ Oeste-Rondônia

2014

 

planejamento e as formas de a avaliação nos anos iniciais.

A finalidade deste trabalho é apresentar a coleta de dados que foi feita através  do estágio realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Governador Jesus B. Hosannah e também partilhar as experiencias obtidas por meio de análise da Gestão escolar  e dos espaços físicos  desse centro de ensino.

Os dados coletados foram obtidos através do PPP e outros documentos importantes da instituição, foram analisados os espaços físicos externos e internos da escola,  salas de aulas, secretaria, supervisão, materiais didáticos utilizados pelos professores e os demais componentes desse espaço.

Foi desenvolvido e aplicado durante o  período de estágio, um projeto de intervenção com o tema Preservação ao meio ambiente, conscientizar os alunos preservar a natureza, a coleta seletiva, sobre a importância de Reciclar e Reutilizar.

Foram observados também nesse a convivência do corpo docente, da equipe pedagógica e atividades que são feitos por cada membro dessa instituição, ficou bem definido o papél de cada um e  o comprometimento com que todos desempenham suas funções.

Apresentará  também o marco situcional e histórico da Escola, bem como as atividades propostas para esse trabalho utilizando o conhecimento adquirido durante esse e os semestres anteriores.

 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 Aspectos organizativos do Estágio

        O Estágio Curricular Obrigatório foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Governador Jesus B. Hosannah, começando no dia 25 de setembro com a entrega da documentação e a diretora apresentado a Escola com todas as suas especificidades no ambiente escolar, das 14:30 as 17:30.

             O mesmo tem o objetivo de nos mostrar como é o funcionamento do ambiente escolar assim como todas as suas designações. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Governador Jesus B. Hosannah oferece Educação do nivel Fundamental ao Médio, é uma escola estadual, tendo trés turno de aulas, com 1397 alunos, Possuindo 18(dezoitos) salas de aula, 1(uma) secretária, 1(um) pátio interno, 1(um) pátio externo, 1(uma) quadra aberta, 1(uma) quadra coberta, 1(uma) cozinha, 3 (três) sanitários masculinos, 3(três) femininos, 2(dois) sanitários para professores, 1(uma) biblioteca, 1(um) sala de TV e video, 1(uma) sala de orientação, 1(uma) sala de leitura, 1(uma) sala de professores, 1(um) almoxarifado, o laboratorio de imformatica foi transformado em uma sala de aula.

               Foi apresentado também como a Escola está organizada, mostrando como os profissionais ali lotados estão organizados e como os mesmo trabalham, mostrando as condições sociais, as necessidades mais não só isso a União dos mesmos. A equipe da direção e supervisão estando ali unida mostrando que quando os professores estão fazendo o seu planejamento a diretora ou a vice estão sempre juntas para dirimir quaisquer dúvidas e caso haja algum imprevisto e as mesmas tiverem que entrar em sala estarão por dentro do assunto, os professores de séries iguais procuram sempre estar por dentro do desenvolvimento  e planejamento uma da outra para que haja consônancia nas matérias. Foi notório a união de toda equipe escolar em todo o tempo.

        Foi notando também que os pais tem livre acesso na instituição e que a equipe escolar recebe os mesmo e tenta dentro de suas possibilidades resolver e dirirmir todas as dúvidas e situações ali impostas a eles.

        A recepção a nós estágiarios foi ótimo, não só por parte da diretora mais sim de toda a equipe que se mostrou ali de braços abertos não só isso mais de mente bem aberta tentando ali sanas todas as nossas dúvidas.

3  CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR

3.1 ANÁLISSE E DESCRIÇÃO DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO-PPP

1. Verificar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) ou Proposta Pedagógica possui sintonia com a LDB 9394/96, Diretrizes, PCN, etc. Analisar consistência interna da proposta. Informar: onde a instituição se situa, sua missão, a identidade do aluno que quer formar e outros itens constantes na proposta da instituição.

Situada na rua das crianças nº 286, bairro  areal da floresta, em Porto Velho – RO, A missão da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Governador Jesus B. Hosannah, é transformar a vida do educando através de uma educação de qualidade que interaja democraticamente no desenvolvimento sócio-cultural, priorizando ações que ampliem o conhecimento e assegure o saber compartilhado, com base nos valores sociais firmados na legislação de forma que envolva a comunidade no planejamento e na organização da escola, utilizando estratégias que contribuam na formação de um cidadão consciente e apto a atuar em sociedade de forma justa e solidária. A escola supra-citada preocupa em formar alunos críticos, criativos participativos, dinâmicos e capazes de reconhecer seus direitos e deveres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (218.7 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com