TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento: organização e conhecimento da realidade

Tese: Planejamento: organização e conhecimento da realidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Tese  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

. INTRODUÇÃO

Planejamento: organização e conhecimento da realidade

Este trabalho tem por objetivo analisar se o plano de aula é realmente importante na organização do trabalho pedagógico do professor. Analisar diferentes materiais e recursos para a utilização didática.

Objetiva ainda debater como foram tratados os conteúdos (Utilizei as mesmas técnicas de ensino? Quantas vezes? Por que estabilizei nestas? Inovei? O que me levou a tais escolhas?).

O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. A escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais. A ação de planejar é uma atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas, e tendo como referencial permanente situações didáticas concretas.

Os dados relativos a este trabalho irão compor a seguinte estrutura: Introdução; Desenvolvimento; Apresentação de dados coletados; Plano de aula; Considerações finais, Referências e Atividades de Aprendizagem (Livro de história).

Outro aspecto abordado neste artigo relaciona-se com as principais etapas para elaboração do plano de aula.

2. DESENVOLVIMENTO

Plano de aula, momento de ensaio

É a ferramenta que direciona o educador a desenvolver sua aula, buscando alcançar na sua prática diária vivenciar a realidade do corpo discente proporcionando-o através do lúdico as atividades propostas.

O planejamento é o momento em que o professor para pra refletir a sua pratica pedagógica e analisar o desenvolvimento diário do corpo discente, buscando aprimorar suas ações e proporcionar ao aluno uma forma de aprendizagem clara e eficaz.

É através deste que haverá uma reflexão: O que vou fazer? Para que vou fazer? Que resultado eu quero? Como vou fazer?

2.1. APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS

Plano de aula, um norteador da ação pedagógica

A pesquisa foi realizada numa instituição pública, tendo como objetivos: levantamento dos dados referentes ao planejamento escolar, plano de aula, o ponto de vista do educador a tais situações como: plano de aula e a função do mesmo. Conhecer o quantitativo de alunos e professores, a forma de divisão das turmas, os níveis de formação dos educadores e os níveis sociais dos educandos, o tempo de funcionamento da instituição e os períodos que a mesma atende a comunidade escolar e desenvolver uma análise lógica do plano de aula da idealização a realização do conteúdo a ser trabalhado em sala de aula.

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »