TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponte Akashi Kaikyo

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.856 Palavras (12 Páginas)  •  1.113 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO 13

2 DESENVOLVIMENTO 14

2.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA 14

2.2 FUNDAÇÕES 14

2.2.1 Fundações que foram aplicadas em outras pontes - ALBANO 14

2.2.2 Fundações utilizadas - LELE 15

2.2.3 Fundações possíveis - EDSON 15

2.3 ESTRUTURA 15

2.3.1 Estrutura utilizada - SCHEILA 15

2.3.2 Dificuldades técnicas para execução - CAROL 15

2.3.3 Detalhes técnicos inovadores - RODNEY 15

3 DESENVOLVIMENTO 17

3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS DIRETRIZES E NORMAS APLICÁVEIS À VISTORIAS CAUTELARES NA CONSTRUÇÃO CIVIL 17

3.2 REALIZAR ABORDAGEM SOBRE O COMPORTAMENTO DE EDIFICAÇÕES 18

3.2.1 Trincas, Fissuras, Rachaduras e Fendas 19

3.2.2 Infiltrações 23

3.2.3 Aderência 25

3.3 MOSTRAR DIRETRIZES DE COMO DEVE SER ELABORADO UM RELATÓRIO DE VISTORIA CAUTELAR COM FOCO EM PREVENÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL. 27

3.3.1 Informações obrigatórias 28

4 CONCLUSÃO 29

5 REFERÊNCIAS 30

1 INTRODUÇÃO

Dentre os Gigantes da Engenharia, a Ponte Akashi Keikyo se destaca como maior ponte do mundo.

No decorrer deste trabalho serão apresentadas as características construtivas, tipos de fundação utilizada, e as novas tecnologias que foram aplicadas para garantir que esta ponte seria resistente à terremotos, maremotos e tsunamis.

Assim, além do destaque de maior comprimento, ela também se destaca em inovação tecnologica e grande domínio da engenharia.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA

A Ponte Akashi Kaikyo, está localizada na cidade de Akashi no Japão, é considerada atualmente a maior ponte de vão suspenso do mundo. Ela possui 3.911m de comprimento, sendo 1.991m de vão livre, duas torres com 283m de altura cada.

Para construir esse Gigante os japoneses levaram a tecnologia no limite pra poder resistir as forças das natureza que a ponte devia enfrentar como tufões,terremotos e tsunamis.

Para a fundação das torres, foram utilizados dois caixões (serão explicados no item fundações).

Na estrutura foram utilizados fios de um aço galvanizado de alta resistência para suportar o tabuleiro, concreto auto-adensável, robôs para manutenção, blocos de ancoragem para os cabos, treliças metálicas e sistema inteligente contra terremotos.

Em síntese, a ponte Akashi-Kaikyo conquistou três recordes: o de vão mais extenso, o de ponte mais alta e o de ponte mais cara, sendo seu custo total em torno de 4,3 bilhões de dólares.

Ponte Akashi Keikyo - Iluminação noturna

Fonte: http://gigantesdomundo.blogspot.com.br/2011/09/maior-ponte-suspensa-do-mundo.html

2.2 FUNDAÇÕES

2.2.1 Tecnologias estudadas para Akashi-Kaikyo

Para execução das fundações da ponte Akashi Kaikyo, foram estudadas outras pontes históricas já construídas.

• A Iron Bridge localizada na Irlanda, foi construída em 1779 e possui 30m de comprimento. Essa ponte foi construída para acompanhar o crescimento industrial na Inglaterra. Na época, o processo milenar de construção consistia em criar um semicírculo com pedras para a sua sustentação e para a Iron Bridge, teria que vencer uma grande distância de uma margem a outra, isso não seria favorável para as pedras, então, a solução foi usar um material mais resistente e mais leve para sua construção, era chamado de ferro fundido, assim criando a primeira ponte em estrutura metálica do mundo.

Iron Bridge

Fonte: http://www.stjohnssevenoaks.com/projects/ironbridge/the-iron-bridge/bridge4/

• A Menai Bridge localizada nas Ilhas Anglesey no País de Gales, possui 177m de comprimento. Inicialmente foi pensado em fazer a ponte em semicírculo em ferro fundido, só que seria necessário realizar escoramento (cimbramento) para a construção do semicírculo e isso impediria a passagem de embarcações, assim surgiu a ideia da ponte suspensa, tendo como base as pontes de cordas usadas para a passagem de pessoas, utilizando árvores para a ancoragem das cordas, mas como não haviam árvores que sustentassem o peso, foi perfurado um túnel em cada margem até chegassem à rocha para realizar sua ancoragem com correntes, tornando-se a primeira ponte suspensa moderna do mundo.

Menai Bridge

Fonte: http://www.bbc.co.uk/blogs/wales/entries/6f2f9188-e7ae-301b-bc97-ef6621675d6c

• A Niagara Falls Bridge localizada nas cataratas do Niágara, possui 250m de comprimento. Para execução desta ponte, correntes como as que foram utilizadas em Menai Bridge, não suportariam o peso necessário para que a ponte vencesse os 250m de vão, a corrente cederia com seu próprio peso. Então foi idealizado relaizar o alinhamento das fibras do ferro, criando assim um cabo que aguentaria a muito mais tensões do que uma corrente, tornando-se a primeira ponte suspensa por cabos.

Niagara Falls Bridge

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rainbow_Bridge_Rainbow.jpg

• A Ponte do Brooklyn localizada em Manhattan, possui 486m de comprimento.

Brooklyn Bridge foi um desafio e tanto devido aos 486m de obstáculo, com uma distância tão grande seriam necessários pilares de sustentação no meio do Rio East. Para trabalhar a 24m abaixo da superfície da água, foi utilizado o método de caixão, que consistia em construir uma caixa gigante que seria mergulhada até fundo do rio, e quando encontrasse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com