TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponte Rolante

Trabalho Universitário: Ponte Rolante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DO MOVIMENTO RETILÍNEO E UNIFORME E SUAS CARACTERÍSTICAS

OBJETIVO:

Com o auxilio de um plano inclinado realizar o estudo e análise do comportamento do movimento de uma esfera num meio viscoso em um tubo de vidro com óleo mineral, determinando o movimento retilíneo uniforme.

INTRODUÇÃO TEÓRICA:

O movimento retilíneo é a forma mais simples de deslocamento, visto que os movimentos são ao longo de uma reta, quer seja horizontal, movimento de um carro, quer seja vertical, queda ou lançamento de um objeto. Como tudo ocorre em uma dimensão pode-se dispensar o tratamento vetorial mais rebuscado e tratarmos em termos de grandezas escalares, com o devido cuidado de analisar os sentidos de velocidades e as mudanças de sinais que são frequentes quando redefinimos o eixo de referência.

Movimento retilíneo uniforme (MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No MRU a velocidade média assim como suas velocidades instantâneas são iguais.

O movimento retilíneo e uniforme tem as seguintes características:

• Velocidade constante, daí o termo uniforme;

• Distâncias iguais são percorridas para o mesmo intervalo de tempo;

• Aceleração nula.

Equação no MRU

Considere um móvel percorrendo uma trajetória retilínea com respeito a um referencial adotado, por exemplo, a origem do eixos dos x. No instante de tempo t0 = 0, o móvel encontra-se em s0 (posição inicial) e no instante de tempo, t, o móvel está na posição s. Como a velocidade média para o movimento retilíneo e uniforme é idêntica a velocidade em qualquer tempo, vm = v, tem-se da definição de velocidade escalar média:

Então isolando-se s temos a equação horária do MRU dada pela equação:

(3.1)

A variação do espaço s = s - s0 = vt é numericamente igual a área sob a curva do gráfico da velocidade contra o tempo (gráfico de vxt).

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS:

Movimento Retilíneo Uniforme

1º Etapa - Medição com inclinação de 10°

Utilizando-se um aparelho de base de sustentação com plano articulado inclinável, foi realizada a medição do tempo com o auxílio de um cronômetro digital do deslocamento de uma esfera metálica, dentro de um tubo com solução de óleo mineral, diminuindo o atrito e fazendo que a mesma se desloque nos espaços iguais em tempos aproximadamente iguais, portanto o movimento pode ser considerado retilíneo e uniforme.

Na primeira etapa do experimento, o plano foi inclinado a 10°

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com