TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTE ROLANTE

Pesquisas Acadêmicas: PONTE ROLANTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  3.058 Palavras (13 Páginas)  •  1.048 Visualizações

Página 1 de 13

1 REVISÃO DA LITERATURA

1.1. PONTE ROLANTE

É um equipamento de elevação e transporte de carga, que movimenta assen-tado sobre trilhos fixados normalmente nas vigas laterais do edifício.

Os três movimentos da ponte rolante são obtidos através de seus componen-tes fundamentais, que são: ponte trole ou carro e guincho.

1.1.1. Ponte (anexo pagina23 e 24)

É um equipamento de transporte de pesos e volumes, dentro de suas especi-ficações de capacidade, que se move sobre trilhos no sentido longitudinal da edificação ate os limites de segurança. Os trilhos são fixados nas suas extremidades sobre vigas. A ponte é composta de traves, trilhos, vigas, truques,passadiços,pára-choques e mecanismo de acionamento.

A ponte movimenta-se livremente. Dispõe de sistema de freio mecânico e servofreio automático e hidráulico, que são acionados pelo operador para fazê-la parar. Os quatro cantos da ponte são datados de pára-choques de molas, borrachas, madeira, que são equipamentos de segurança para proteger as extremidades dos edifícios ou outra ponte que esteja nas mesmas vigas de rolamento.

Esses pára-choques não devem ser usados para parar a ponte, e sim como segurança.

Os truques são formados pela estrutura e pelas rodas, ligadas por um eixo comum em cada um dos extremos da ponte ou motores independentes em cada tru-que. As traves podem ser do tipo caixão ou viga (até 5 ton.).

1.1.2. Trole (anexo pagina 25)

É um componente motorizado que sustenta o mecanismo de elevação e se desloca longitudinalmente sobre as traves até o limite de segurança fixado nas ex-tremidades dos trilhos nas vigas da ponte. É composto de motor, redutor, freio, aco-plamento, mancais, suportes, suportes, etc.

O trole, assim como a ponte, se movimenta livremente e deve possuir chave-limite nas extremidades dos trilhos para fazê-lo parar. Os trilhos são equipados com batentes protetores, que são equipamentos de segurança e não devem ser usados para frear o trole.

1.1.3. Guincho (anexo pagina 26)

É um componente motorizado fixado no trole que exerce a força necessária para elevar ou baixar a carga ate os limites de segurança, através do mecanismo de elevação composto de: motor, freio do motor, redutor, eixo, freio de carga, tambor (dromo), cabos de aço, polias, suportes, caixa de gancho, mancais e gancho.

1.1.4. Cabine (anexo pagina 27)

Alem desses componentes, a ponte rolante possui um local destinado ao operador, que é a cabine, de onde ele a comanda em todos os seus movimentos, através de chaves, alavancas e botões.

1.2. Equipamentos de proteção da ponte

Considerada como um dos elementos na cadeia de produção, e por ser de al-tíssimo custo e oferecer certos riscos, a ponte rolante é equipada com alguns com-ponentes descritos a seguir, que permitem maior segurança de operação e de pre-venção de acidentes envolvendo homens e materiais.

1.2.1. Freio

É acionado pelo operador diretamente da cabine, agindo sobre as rodas dos truques. Para ponte tipo pórtico, usa-se o freio hidráulico e para ponte dotadas de botoeiras é obrigatório o uso de freio eletro-magnético (opcional para as demais pontes)

1.2.2. Pára- choques

Localizados nos extremos dos truques, são compostos de molas para amor-tecer choques da ponte.

1.2.3. Chave geral

Localizada na cabine ou na parte superior da ponte, quando desligada parali-sa totalmente a ponte.

1.2.4. Limitador automático ( cave-limite)

Localizado no guincho, permite sua paralisação na posição de elevação má-xima. Geralmente esta ligada ao guincho, sendo acionado pelo próprio gancho ao subir.

1.2.5. Batente do barramento

Fixado nos trilhos das travas da ponte, funciona como limitador do movimento do trole, protegendo o barramento nos eventuais balanços da caixa de guincho.

1.2.6. Extintor de incêndio de gás carbônico

Encontrado geralmente na cabine do operador, tem os seguintes componen-tes fundamentais: difusor, mangueira, trava de segurança, gatilho, alça, válvula de descarga, cinta, cilindro e o selo ABNT.

1.3. Acessórios individuais

Auxiliam na preparação da carga, para ser elevada ou transportada pela pon-te rolante. Os acessórios são utilizados principalmente pelos ajudantes.

1.3.1. Tenaz (anexo pagina 28)

Utilizada normalmente no transporte de materiais acabado, onde haja um ponto de apoio para prendê-la, como por exemplo, em lingotes, lingoteiras, cadi-nhos, etc.

1.3.2. Eletroímã (anexo pagina 29)

É utilizado para transportar material sujeito ao magnetismo e não-combustível, como por exemplo, sucata chapa de aço, etc. No uso do eletroímã, um ajudante de piso pode, com o auxílio de uma corda, fazer o direcionamento do equi-pamento. Após a utilização do eletro ímã, deve-se colocá-lo sobre uma chapa de aço aterrada para descarregar o campo magnético.

1.3.3. Correntes (anexo pagina 30)

Utilizadas para transportar material em bruto, onde não haja riscos nem pos-sibilidade de danos.

1.3.4. Cintas (anexo pagina 31)

São utilizados no transporte e manuseio de cargas ou materiais acabados. Podem ser de metal, náilon, couro ou tecido.

1.3.5. Estropos (anexo pagina 32)

Utilizado no transporte de material acabado e de superfície lisa, onde não ha-ja riscos nem possibilidade de danos.

1.3.6. Balancim (anexo pagina33)

Utilizado no transporte de peças ou cargas longas, normalmente ligadas aos dois ganchos da ponte.

1.4. Operação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com