TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponte de macarrão

Por:   •  21/11/2015  •  Monografia  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

  1. Introdução        
  2.         Ponte de macarrão        
  3.         Objetivos        

3.1 Objetivo específico        

3.2 Objetivos gerais        

  1. Construção da ponte        

4.1 Materiais utilizados        

4.2 Passo a passo para construir a ponte de macarrão        

  • Primeiro passo: definição do modelo da ponte        
  • Segundo passo: Desenho        
  • Terceiro passo: Organizando os macarrões        
  • Quarto passo: Montagens das Vigas        
  • Quinto passo: Finalizando a ponte        
  1.         Conclusão        
  2.         Referencias bibliográficas        

  1. Introdução

A ponte é um tipo de construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por alguns tipos de obstáculos como naturais e artificiais. As primeiras pontes surgiram de forma natural pela queda de troncos sobre os rios, e esse processo foi prontamente imitado pelo homem, que necessitava ultrapassar obstáculos em busca de alimentos e abrigos, criando assim pontes feitas de troncos de arvores e eventualmente de pedras, usando suportes muito simples e traves mestras. Com o surgimento da idade do bronze e a predominância da vida sedentária, tornou-se mais importante à construção de estruturas duradouras, normalmente, pontes de lajes de pedra.

A ponte de macarrão nada mais é que uma maquete feita de macarrão tipo espaguete, uma massa de tipo cilíndrica, compactada, longa e fina, diferente entre vários tipos conforme seu diâmetro especifica é que iremos fazer no decorrer desde trabalho.

  1. Ponte de macarrão

Ponte de macarrão geralmente é construída no intuito de levar a experimentação praticas a seus executores, relacionados aos conhecimentos obtidos em sala de aula, desde matérias como física até desenho técnico.

  1. Objetivos

O projeto proposto será usado como forma de avaliação para a matéria de fundamentos da Engenharia, e tem como principal objetivo fazer com que os alunos coloquem em pratica disciplinas estudadas até o presente momento, como cálculo, desenho técnico, metodologia e Física I, onde fizemos todos os cálculos necessários para que nossa ponte pudesse aguentar a maior quantidade possível de peso.

3.1 Objetivo específico

O principal objetivo é construir uma ponte com quantidade especifica de material (macarrão e cola) sobre um vão especifico capaz de sustentar uma aplicação de uma carga.

3.2 Objetivos gerais

O projeto proposto pelo Professor Alceu Rosa é de uma ponte de macarrão, onde a mesma deverá atingir alguns objetivos no decorrer da construção da ponte conforme segue abaixo:

  • Comprimento: Máximo de 110 centímetros, sendo que todas as pontes deverão ter 100 centímetros de vão livre.
  • Altura: Máxima de 50 centímetros.
  • Largura: Mínimo de 5 e máximo de 20 centímetros ao longo de todo seu comprimento.
  • Peso: Máximo de 750 gramas.

Seguindo essas especificações a ponte deverá suportar um peso inicial de 2 kg por 10 segundos, podendo então esse peso ser aumentado gradualmente.

  1. Construção da ponte

Existe uma série de bibliografias referente ao tema deste trabalho, por tanto focamos nas mais relevantes para execução do nosso projeto. Nosso objetivo foi construir uma ponte com uma boa resistência, mas que sua montagem e cálculos fossem descomplicados para serem executados.

4.1 Materiais utilizados

Respeitando o objetivo do projeto na construção da ponte que devera ser construída tendo uma quantidade especifica de material segue a baixo a relação dos materiais utilizados neste projeto.

Quantidade

Material

01

Pacote de macarrão Barilla n°07

01

Cola tipo Araldite

01

Cola tipo Durepoxi

01

Super Bonder

01

Tesoura

01

Cartolina

Tabela 1 - Material utilizado para construir a ponte

4.2 Passo a passo para construir a ponte de macarrão

As pontes de macarrão são feitas com espaguetes ligados com um tipo de cola. Os espaguetes funcionam como barras de metal e a cola faz o papel do parafuso ou solda que une as barras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (567.9 Kb)   docx (447.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com