TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pontes Rolantes

Trabalho Universitário: Pontes Rolantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 8

Ponte Rolante

Tradicionalmente, os equipamentos de elevação e transporte assumem uma posição de destaque na indústria, sendo as pontes rolantes um dos equipamentos mais utilizados pelas empresas.

Pontes rolantes são máquinas transportadoras utilizadas, em meio industrial, para o içamento e locomoção de cargas de um local para o outro, contando com, pelo menos, três movimentos independentes (longitudinal, transversal e vertical), que podem ou não ocorrer em simultaneidade. Em certas aplicações, um quarto movimento pode ser incluído, o de giro da carga. Para a movimentação destas cargas por meio da ponte rolante, não há a necessidade do envolvimento de um grande número de trabalhadores, assim evitando maior desgaste dos funcionários e evitando acidentes.

A ponte rolante consiste de uma ou duas vigas horizontais que correm ao longo de dois trilhos amplamente separados que cobrem toda a extensão do pavimento da fábrica. Montados no conjunto de vigas horizontais têm um carro com gancho e mecanismo de elevação de linha, tipo talha. Geralmente uma ponte rolante cobrirá todo o comprimento do chão da fábrica e abrange também toda a sua largura. Os trilhos normalmente correm de uma extremidade à outra ao longo do edifício da fábrica sobre duas longas paredes ou conjunto de colunas de suporte e isso garante que as cargas levantadas possam ser movidas para praticamente todas as posições do pavimento da fábrica. Elas podem ser construídas a partir de vigas de aço ou, em caso de cargas muito pesadas (acima de 10 toneladas), é necessário o levantamento de colunas e vigamento de concreto ou até mesmo paredes especiais precisam ser construídas por questões de segurança e resistência.

Ex

Ilustração de uma ponte rolante.

Para o desenvolvimento de um ponte rolante são necessários os seguintes dados técnicos para:

 Objetivo do equipamento;

 Classificação dos mecanismos e estruturas conforma a norma NBR 8400;

 Tensão elétrica de alimentação;

 Sistemas de controle de rotação dos motores elétricos;

 Carga útil;

 Tipo do controle de movimentos;

 Dispositivo de fixação da carga;

 Vão e altura de elevação;

 Velocidades dos movimentos;

 Comprimento do caminho de rolamento;

 Disponibilidade física e dimensional do local de operação do equipamento;

 Classe de partida para os motores elétricos, conforme a norma NBR 8400.

No Brasil a norma da ABNT que rege o projeto e a construção de máquinas de elevação é a NBR 8400 - Cálculo de Equipamentos para Elevação e Movimentação de Carga - de 1984.

Conceitos e componentes

A ponte rolante é constituida de 7 componentes principais:

 Ponte

É a estrutura principal que realiza o movimento de translação (movimento de profundidade dentro de um barracão, por exemplo) da ponte rolante que cobre o vão de trabalho. Uma ponte rolante é constituída por duas cabeceiras e uma uni-viga ou bi-viga.

 Cabeceiras

Estão localizadas nas extremidades da viga. Nas cabeceiras estão fixadas as rodas, uma das quais geralmente é acionada por uma caixa de engrenagem, que por sua vez é acionada por um motor elétrico, o que permite o movimento de translação da ponte rolante. Estas rodas se movem por sobre os trilhos que compõem o caminho de rolamento.

 Vigas

É a viga principal da ponte rolante. Quando o projeto da ponte rolante utiliza apenas uma viga tem-se uma ponte chamada de uni-viga, e quando o projeto da ponte rolante utiliza duas vigas tem-se uma ponte chamada de ponte dupla-viga. Sobre ou sob esta viga, dependendo do tipo de ponte rolante desloca-se o carro da talha.

 Carro talha

O carro talha se movimenta sobre as vigas principais da ponte e é o mecanismo onde se localiza o sistema de elevação (talha). É responsável pelo deslocamento transversal e vertical da carga. Pelos eixos X e Y é feito esse movimento.

 Talha

A talha pode ser montada no carro ponte e é responsável pelo movimento de elevação da carga. Geralmente a talha utiliza um cabo de aço para levantar um bloco de gancho ou dispositivo de elevação. A parada do movimento de elevação utiliza um motor elétrico com freio eletromagnético, chamado de motofreio. A talha também pode ser montada sob a viga principal da ponte, com o auxílio de um Trolley para permitir o deslocamanto na transversal da ponte, não sendo necessário o carro ponte.

 Trolley

O trolley movimenta a talha sob a viga da ponte rolante. Geralmente o movimento do trolley é realizado por um motor elétrico que aciona uma caixa de engrenagens.

 Caminho de rolamento

Trata-se de um par de trilhos ferroviários, normalmente fixados nas vigas laterais do edifício, que servem como caminho para o deslocamento longitudinal da Ponte Rolante. Esse par de trilhos é posicionado abaixo das rodas da cabeceira e deve ser cuidadosamente calculado para resistir aos esforços existentes no trabalho deste equipamento.

Aplicações

Em um mundo onde a concorrência é cada vez maior, eficiência é um fator fundamental para permanência das empresas no mercado de trabalho. É preciso atender as expectativas dos clientes sem deixar de aumentar os lucros. Para isso, as empresas investem na alta tecnologia para economizar tempo e espaço.

Atualmente a ponte rolante é indispensavel para elevação de movimentação de cargas e materiais pesados. A ponte rolante é usada em todo mundo, em todas as indústrias em que objetos pesados devem ser levantados ou transferidos dentro da planta de produção da fábrica. Historicamente, as pontes rolantes, tem sua origem de desenvolvimento na indústria portuária e são projetadas, hoje em dia, para atender diversos tipos de aplicações, respeitando a capacidade de peso da carga e os limites de espaço de cada ambiente. Alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com