TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto sobre a relevância do conhecimento docente nas escolas

Seminário: Projeto sobre a relevância do conhecimento docente nas escolas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 2

METODOLOGIA DE PESQUISA

Um projeto sobre a relevância do ensino de um saber nas escolas exige como metodologia uma comprovação da falta que esse estudo faz nas instituições. Sendo assim, analisaremos textos produzidos por alunos de ensino médio que estudam em escolas da rede pública e privada.

Para esse estudo, foram selecionados cinco alunos da cidade de Niterói – Rio de Janeiro. A cidade, segundo o jornal O Fluminense, tem uma avaliação admirável em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e está na liderança no ranking estadual¹. Dentre os indicadores para elencar o índice supramencionado está a educação. Por essa razão decidimos optar pela cidade considerada padrão para demonstrar a necessidade de se estudar polidez nas escolas.

A metodologia será desenvolvida através das seguintes etapas: O contexto da pesquisa, o material da pesquisa: descrição e caracterização e procedimentos de análise (abordagem).

 O contexto da pesquisa

A pesquisa foi realizada em três escolas (três particulares e duas púbicas) na cidade de Niterói – Rio de Janeiro conforme o supracitado. A escolha do município foi feita para consolidar a ideia de que a falta do ensino da polidez é um tema pertinente até nas cidades consideradas modelos.

Visando exemplificar tal relevância, cinco escolas foram selecionadas em diversas partes da cidade. Os estabelecimentos de ensino escolhidos foram divididos em instituições públicas e particulares situadas em bairros de classe baixa, média e alta. Entre as escolas públicas há institutos federais e estaduais. Entre os estabelecimentos privados há um dos mais caros da cidade e uma pequena escola privada.

Foi selecionado apenas um aluno de cada escola para fins desse estudo, com faixa etária entre 14 e 17 anos, e pertencentes à classes sociais distintas. Esses estudantes não terão seus nomes reais divulgados na pesquisa, bem como suas escolas em busca de preservar a ética na pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com