TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Redes

Casos: Portfolio Redes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 6

1. Explique qual a relação entre as redes de computadores e os sistemas distribuídos e responda a seguinte questão: Qualquer associação entre computadores pode submeter-se a um sistema distribuído?

As redes de computadores possibilitaram que os trabalhos realizados antes em apenas um computador, pudessem ser realizados por um grande número de computadores separados, ao alcance de todas as pessoas. Sua principal característica é o compartilhamento de recursos, que torna todos os programas, equipamentos e dados disponível a todos os usuários da rede.

Um sistema distribuído é definido como um conjunto de unidades de processamento independentes, que através da troca de comunicação e gerenciamento de sincronização pode processar uma aplicação em diferentes locais e em sistemas com características próprias, dando a impressão ao usuário que toda aplicação é gerenciada por um sistema único.

Diferenças entre redes de computadores e Sistemas Distribuídos:

A maior diferença é que em sistemas distribuídos um conjunto de computadores independentes parece ser para seus usuários um único sistema coerente. Em uma rede, essa coerência e esse modelo de software estão ausentes. O usuário fica exposto a máquinas reais.

2. Explique as características de cada fase e como foi o desenvolvimento do padrão Ethernet.

Ethernet: Nos finais da década de 60, a Universidade de Hawai desenvolveu uma WAN (Wide Area Network) chamada ALOHA utilizando o CSMA/CD como método de acesso ao meio. Poderíamos dizer que este foi o início do padrão Ethernet. Na década de 70, o consórcio de empresas formado pela Intel, Xerox e DEC, desenvolveu o padrão Ethernet, o qual abrange a camada física e camada de link de dados do modelo OSI. Esta especificação permite uma interconexão eficiente de equipamentos e também a sua implantação a um custo moderado. Esta especificação considera a camada física do modelo OSI e divide a camada de link em duas partes :

- Controle de Acesso

- Controle de Enlace

- A Camada física se encarrega de prover os serviços de transmissão e recepção de dados, definindo as características:

- Elétricas, níveis de tensão e impedância,

- Mecânicas, tipo de conector e tipo de cabo e

- Funcionais, tempo de duração do dado e velocidade de transferência.

- Sub-Camada de controle de acesso ao meio arbitra o compartilhamento do meio de transmissão comum aos usuários da rede.

- A subcamada de controle de enlace se encarrega de garantir uma comunicação confiável entre os usuários.

- O padrão Ethernet trafega os dados em forma de pacotes chamados frames. O tamanho do frame em uma rede Ethernet pode estar entre 64 e 1.518 bytes, dos quais, 18 bytes são de controle.

Fast Ethernet: O protocolo Fast Ethernet surgiu no mercado através da 3COM, sendo que posteriormente, ele contou com o apoio de mais de 40 grandes empresas. O Fast Ethernet é atualmente o protocolo para redes locais mais cotado, para utilização em curto espaço de tempo. Seu funcionamento é o mesmo que o Ethernet 802.3, por esse motivo recebeu a designação 802.3u do IEEE para sua padronização inicial por este órgão, sendo hoje o padrão do próprio 802.3. A diferença para o tradicional Ethernet é a velocidade de 100 Mbps, dez vezes maior que seu antecessor. A grande vantagem deste padrão em relação a seu concorrente direto, o 100VG, é a preservação do cabling e o fato de utilizar um protocolo já conhecido. A maior vantagem deste protocolo, como mencionado, é a preservação do cabling 10Base-T (par-trançado).

Giga Ethernet: Como o Ethernet a 100Mbps está padronizado, a denominação “Fast Ethernet”, atualmente, é empregue ao uso deste protocolo a Gbps, o também chamado “Gigabit Ethernet”. Através de fibras ópticas, switches ethernet podem ser conectados a velocidade acima de 1 Gbps.

3. Sabemos que as redes sem fio (wireless) estão sendo amplamente utilizadas, e esta utilização ocorre tanto no ambiente doméstico como no ambiente corporativo. Faça uma comparação entre as redes cabeadas (com fio) e redes wireless (sem fio), destacando as vantagens e desvantagens existentes em cada tecnologia. Acrescente a sua pesquisa as padronizações estabelecidas pelo IEEE para ambas as tecnologias.

Apesar de toda a vantagem que as conexões sem fio apresentam, ela ainda perde feio para aquelas que usam cabos quando o assunto é velocidade e estabilidade. Os motivos são variados, incluindo as limitações dos aparelhos roteadores, obstáculos que estejam no caminho e a distância entre o usuário e a fonte do sinal. Mais cada uma dessas conexões apresentam suas vantagens e desvantagens, cabe a nós e aos usuários, avaliar os pontos fortes e fracos de cada conexão, para escolher o melhor para a sua necessidade.

Rede Cabeada.

Pontos positivos: Custo muito baixo, o metro sai em torno de R$ 1,00, livre de interferências ou perdas de sinal, velocidade a 100 MB, menor atraso na comunicação entre dois computadores.

Pontos negativos: Dificuldade do local na passagem do cabo, você fica condicionado sempre no meu local ou a cada mudança de local no equipamento será necessária á passagem e a crimpagem de um novo cabo.

Rede Wireless

Pontos positivos: Qualquer lugar próximo ao sinal Wireless o seu computador desktop ou notebook estará ligado á rede.

Pontos negativos: Delay pode atrapalhar a navegação e a transferência de arquivos, roteadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com