TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA MECATRÔNICA – TURMA PORTFÓLIO: Redes Industriais

Por:   •  12/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ENGENHARIA MECATRÔNICA – TURMA

PORTFÓLIO

Redes Industriais

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

PORTFÓLIO

Redes Industriais

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Mecatrônica da  Faculdade    para  a  Disciplina  Redes Industriais.

    Prof.  

Guarulhos

2016

SENSORES DE TEMPERATURA

Os sensores de temperatura com maior utilização nas indústrias, nos veículos, nos eletro doméstico, nas instalações prediais, e clínicos são os termômetros, termistores, os termopares, os termorresistores, os pares biometálico, os sensores eletrônicos, os pirômetros e termopilha.

Existem três modelos de transferência de energia térmica.

A Condução

Condução que é quando o calor flui de uma área com alta temperatura, para outra área que esteja com baixa temperatura, podendo a matéria ser sólida, líquida ou gasosa.

A Radiação

Radiação neste processo o calor também é transferido de um lado para o outro, mas com a diferença que ele flui quando as partes estão separadas no espaço, mesmo que exista vácuo entre eles.

A Convecção

Convecção é o modo pelo qual a transferência de energia térmica é feita através da ação combinada da condução de calor, armazenamento de energia e movimento da mistura. Temos a convecção com maior utilização de transferência de energia entre superfícies sólidas e um líquido ou gás.

As temperaturas são medidas nas seguintes escalas padronizadas: Fahrenteit que tem o ponto de ebulição da água a 32ºF e a fusão do gelo a 212ºF e zero absoluto a -459,67ºF, a escala Celsius que tem seu ponto de ebulição da água a 100ºC e fusão do gelo a 0ºC e zero absoluto a -273,15ºC, e a Kelvin já nesta escala a ebulição da água fica em 373,15º K e a fusão do gelo a 213,15ºK e zero absoluto a 0ºK e por ultimo a escala de Rankine com 671,67ºR para ebulição da água, 491,67ºR para fusão do gelo e 0ºR para zero absoluto.

Termômetros têm como características utilizar-se de material líquido que se dilatam com o aquecimento e contraem-se com o esfriamento, e utilizando-se de um fenômeno expansão volumétrica, mostra por meio de uma escala o nível da temperatura.

Exemplo de alguns dos modelos de termômetros, os de líquidos que variam conforme sua construção, os de recipientes de vidro transparente que é constituído por um recipiente (bulbo) de vidro, e o de líquido de dilatação que tem um capilar de vidro e em alguns modelos uma proteção metálica do capilar. Usualmente o capilar de vidro é o mais usado, e tendo o álcool, querosene, tolueno e o mercúrio como líquido dilatador. Esse tipo de termômetro é encontrado com dois tipos de escalas internas e externas.

Os de recipiente metálico que tem por características básicas o bulbo, o capilar, e o elemento de medição que é formado pelo tubo de bourdom onde existem três tipos o “C”, o helicoidal e o espiral. Também são encontrados outros tipos de termômetros, o de pressão de gás, pressão de vapor, e dilatação de sólidos.

Termistores é um tipo de resistor sensível à temperatura e utiliza como elemento resistivo: óxidos de metais como manganês, níquel, cobalto, cobre, ferro e titânio. E são produzidos em dois modelos básicos o de coeficiente positivo de temperatura (PTC) e o (NTC) que tem o coeficiente negativo de temperatura.

O PTC funciona da seguinte maneira, sua resistência aumenta conforme a temperatura aumenta já o NTC quando estiver com o sensor sob-baixa temperatura, a resistência estará alta. Exemplo de utilização do PTC, em medição e controle de temperatura e o NTC podem ser encontrados em estufas, proteção contra incêndio, etc. Eles são usados para medir temperatura, limitar corrente de partida em circuito e componentes elétricos, proteção de sobre corrente, e podem ser usado em circuitos de controle de temperatura.

Termopar tem como funcionalidade medir a diferença de potencial de temperatura ou medir uma temperatura absoluta, colocando uma junção à temperatura conhecida. Os primeiros tipos descobertos são: S, R, B, J, N, T, E, e depois de alguns anos da descoberta do circuito termoelétrico, foram estudadas muitas outras combinações.

Os limites máximos e mínimos de utilização dos termopares variam de -200ºC a 1700ºC, essa variação se dá pelas características físicas e termoelétricas dos fios utilizados. Sabendo-se que os limites superiores dependem do diâmetro do fio, isso não se aplica nos termopares com isolação mineral, somente nos convencionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com