TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio 01 De Modelos De Gestão

Dissertações: Portfólio 01 De Modelos De Gestão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 5

1. Baseado no texto acima, você poderia afirmar que o Segredo da HUAWEI é a Inovação? SIM ou NÃO? Por que? EXPLIQUE.

Resposta: Sim, com certeza é a inovação, pelos números apresentados referentes ao investimento feito pela empresa nesse campo. Gastou U$ 2,2 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento (10% da sua receita); tem 45 mil funcionários dedicados somente a inovação em seus produtos; e no ano passado conseguiu 1847 novas patentes.

2. Algumas regras do Modelo de Gestão da HUAWEI são:

a) A empresa é dos funcionários, que possuem 98,6% da empresa enquanto que o fundador, detém apenas 1,4% de participação.

b) A empresa é comandada por um colegiado de nove executivos, o fundador, Ren Zhengfei, embora tenha o cargo de Presidente, na prática, é apenas um destes membros do conselho.

c) Estes 9 Executivos decidem tudo na empresa, desde Investimentos, Novos Produtos, Troca de Fornecedores e até o Planejamento Estratégico da empresa.

Como você analisa esse tipo de Gestão, onde os 9 executivos mandam mais que o Presidente.Você acredita que esse Modelo de Gestão é o ideal? SIM ou NÃO? Por quê? EXPLIQUE.

Resposta: Acredito que sim. Os 9 executivos como grupo tem uma visão muito melhor sobre as melhores decisões, do que apenas um presidente sozinho. A decisão vinda de um conselho, e não apenas do presidente, tente a ser mais ponderada, pois reflete o pensamento e analise de 9 “auditores” diferentes.

3. Apenas 20% dos ganhos dos Executivos é fixo e 80% destes ganhos é variável, podendo chegar até a 30 salários extras por ano. O Funcionário que cumprir suas metas ganha o direito de comprar ações da empresa. E aqueles que não cumprirem não descartados. Há uma regra interna que determina que 2% dos funcionários com pior desempenho serão sempre demitidos no final do ano. Analise estas regras e EXPLIQUE como lidar com esse problema: “Os 400 piores funcionários são demitidos todos os anos.”

Resposta: Esse tipo de remuneração é um incentivo para os funcionários. Seu desempenho reflete diretamente no seu salário, por isso, produzir se torna crucial para eles. Eles não podem adotar uma postura acomodada, muito menos omissa no dia-a-dia da empresa. A chance de comprarem ações da própria empresa também reflete o interesse de valorizar seu próprio patrimônio, indiretamente seriam chefes “de si mesmo”, pois quanto melhor o resultado individual, melhor o resultado do grupo e assim valorizam as ações que possuem.

Quanto a descartar 2% ao final de todo o ano, isso pode gerar uma corrida desgastante, não natural e estressante, forçando os funcionários a produzir a todo o custo. O correto seria ser feito uma analise sobre esse 2%, analisar os motivos e as situações que encontraram para não bater a meta. Assim, se a decisão de demitir for feita, acho que ela seria da maneira mais justa possível. Acredito que estabilidade é fundamental para o bem estar dos funcionários.

4. Na HUAWEI a única pausa no expediente é para o almoço, de 45 minutos. Os 20 mil funcionários deixam os 15 prédios e se alimentam em meia hora (Normalmente uma sopa de arroz acompanhada de legumes e carne de porco), usando os 15 minutos restantes para descansar em colchonetes espalhados por toda a empresa. Não há lanchonetes, nem máquinas de café para se evitar paradas desnecessárias. Analise e comente se você se adaptaria a esse tipo de regra e se isso é bom ou ruim como Modelo de Gestão? EXPLIQUE.

Resposta: Não seria, acredito que pausas são necessárias para o relaxamento mental e fundamentais para a concentração no período em que se está trabalhando. Uma pausa muitas vezes se faz necessária para meditação, para encontrar alguma solução. A pausa correta e programada evita o estresse e aumenta meu bem estar.

5. Cerca de 3 mil funcionários moram em alojamentos dentro da própria empresa, pagando um aluguel de U$ 100 que corresponde à metade do aluguel de um apartamento na cidade de Shenzhen, porém desfrutam de piscina, salão de jogos, biblioteca e quadra de esportes (A demanda é tão grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com