TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio De Modelos De Gestão

Exames: Portfólio De Modelos De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  2.200 Palavras (9 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 9

Questão 1

Baseado no texto, você poderia afirmar que o segredo da HUAWEI é a inovação? Sim ou não? Por que? Explique.

O texto nos informa que a HUAWEI é uma grande fabricante de equipamentos de telecomunicações do mundo, informa-nos também, que no ano anterior à sua publicação a HAUWEI conseguiu 1847 patentes de novos produtos, sua tecnologia já era utilizada por mais de 2 bilhões de pessoas no mundo. Quando pensamos em 1847 patentes de novos produtos certamente podemos afirmar que isso é fruto de investimento pesado em pesquisa e desenvolvimento, e o texto, menciona que a empresa destina 10% de sua receita (cerca 2,2 bilhões de dólares) para criação de projetos inovadores e, que quase a metade de seus funcionários dedicam-se apenas à inovação. Com base no texto apresentado sim, eu diria que o segredo a HUAWEI é a inovação, em contrapartida, conhecendo algumas das regras do modelo de Gestão desta empresa, me apego a pensar que, em conjunto com toda a inovação há também um planejamento, um trabalho estratégico, pouco flexível e “bastante eficaz” que obrigatoriamente estimula o desempenho de todo o grupo gerando resultados positivos à HUAWEI.

Questão 2

Como você analisa esse tipo de Gestão, onde os nove execultivos mandam mais que o presidente. Você acredita que esse modelo de Gestão é o ideal? Sim ou não? Por que? Explique.

Eu acredito ser bastante eficaz o modelo de gestão em que as responsabilidades são divididas, estratégicamente analisadas, havendo ao mesmo tempo uma centralização e de opiniões em áreas especificas e descentralização da tomada de decisões do poder hierárquico. Com o poder de “tomada de decisões” descentralizado e distribuído por “responsabilidade setorial” um grupo de pessoas com idéias diferentes, ainda que o objetivo seja o mesmo, pode obter o resultado por métodos diferentes, a probabilidade de falha no processo o qual envolve vários membros é menor do que aquele onde a tomada de decisão fica por conta de quem pode mais, ou tem a maior parte das ações. Evidentemente, as empresas já perceberam ganhos com relação à possibilidade de novos negócios, melhoria da competitividade e retorno financeiro quando agregam valores no que diz respeito à diversidade, pessoas com experiências diferentes em busca de um mesmo objetivo. Contudo, quem manda mais que qualquer executivo ou mesmo o maior acionista, sem dúvida é o cliente, todas empresas estão voltadas a atender prontamente as necessidades dos seus clientes, que a todo momento tornam-se mais exigentes. Vejo, como o modelo de gestão ideal para atender aos anseios dos clientes, aquele que, divide o trabalho em grupos, e todos os grupos focados em um objetivo comum: Resultados que agradem o cliente e consequentemente os acionistas.

Questão 3

Apenas 20% dos ganhos dos execultivos é fixo e 80% destes ganhos é variável, podendo chegar a 30 salários extras por ano. O funcionário que cumprir suas metas ganha o direito de comprar ações da empresa. E aqueles que não cumprirem são descartados. Há uma regra interna que determina que 2% dos funcionários com pior desempenho serão sempre demitidos no final do ano. Analise estas regras e explique como lidar com esse problema: “Os 400 piores funcionários são demitidos todos os anos”.

As empresas estão com estrutura cada vez mais enxuta e econômica com o objetivo de se tornarem mais competitivas. Para o trabalhador, isso significa muitas vezes trabalho redobrado e maior pressão com relação a metas e prazos é o que diz Fernando Montero da Costa, diretor de operações da consultoria de RH Human Brasil, há metas para tudo: produtividade, resultados, qualidade e satisfação de clientes. "O profissional é obrigado a trabalhar com um kit de indicadores que medem seu desempenho. Ele é continuamente avaliado, e isso o coloca sob grande pressão".Saber lidar com a pressão é, portanto, essencial, e passa pela capacidade de administrar o tempo, planejar o trabalho, e até pela inteligência emocional. "É a chamada resiliência, capacidade de resistir à pressão de tempo e frustrações decorrentes dela", afirma Costa. Essa característica é adquirida só com experiência. "Quanto mais o trabalhador domina a técnica de seu trabalho, ele adquire maior habilidade em trabalhar sob pressão", diz Costa. Mas isso não é regra, e pode haver apenas um descontrole momentâneo, decorrente da falta de disciplina e planejamento do trabalhador. O descontrole em situações de pressão causa doenças, como úlcera e gastrite, problemas somáticos que surgem não só devido à pressão, mas também por causa da frustração de não entregar o resultado esperado. Por isso, é importante identificar os motivos da pressão.Além da cobrança da empresa, a pessoa também pode estar acumulando tarefas ou passando por problemas pessoais. Quando conhece o motivo, consegue trabalhar de forma mais racional. Senão, fica emotivo, pode confundir as coisas e não conseguir se reorganizar. E o principal problema desse acúmulo de pressão é o desequilíbrio emocional, diz Matilde Berna, diretora de transição de carreira da Right Management.Ter tempo para o lazer ajuda a controlar o fator psicológico da pressão, recomenda Costa. Além de relaxar no final de semana, quando tiver um pico de trabalho o profissional pode negociar uma folga ou, por exemplo, sair mais cedo nos dias posteriores. Tirar férias é importante: ajuda a desligar a panela de pressão e recarregar energias.As atividades de lazer devem ser feitas principalmente com pessoas que não estejam relacionadas ao ambiente de trabalho, aconselha Matilde. Em situações de descontrole, deve-se ainda evitar pessoas ‘negativas’.No caso de gestores, o acúmulo de pressão pode ser amenizado delegando mais funções à membros da equipe. A pressão pode ser positiva caso mantenha o profissional motivado a superar desafios, mas exige um estado emocional equilibrado. "Se ele está abalado com a pressão, deve buscar o que lhe dá prazer,caso contrário não vai conseguir relaxar nem trabalhar", diz Matilde.

Questão 4

Na HUAWEI a única pausa no expediente é para o almoço, de 45 minutos. Os 20 mil funcionários deixam os 15 prédios e se alimentam em meia hora (Normalmente uma sopa de arroz acompanhada de legumes e carne de porco), usando os 15 minutos restantes para descansar em colchonetes espalhados por toda a empresa. Não há lanchonetes, nem máquinas de café para se evitar paradas desnecessárias. Analise e comente se você se adaptaria a esse tipo de regra e se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com