TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Em Grupo - Case Mabel

Casos: Portfólio Em Grupo - Case Mabel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  3.180 Palavras (13 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Desenvolvimento de Pessoas 4

2.2 Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho 10

2.3 Gestão de Conhecimento 11

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

4. REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa a exposição de nossos conhecimentos obtidos durante o período do quarto bimestre do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos, conhecimento adquirido através das disciplinas de Desenvolvimento Social, Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho e Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa.

Para consecução do mesmo utilizou-se a pesquisa bibliográfica não só das literaturas que nos foram fornecidas, mas, de pesquisas em Internet e no caso de informações fornecidas por um funcionário do setor de vendas da empresa escolhida que é a Biscoitos Mabel.

Inicialmente no desenvolvimento apresentamos a empresa Mabel, sua história e sua estrutura. E focalizaremos nossos estudos mais no setor de vendas da mesma.

No desenvolvimento de pessoas, seguindo a orientação do trabalho segue-se relatando que a empresa Mabel possui um Programa de Treinamento e Desenvolvimento para seus colaboradores. E, descrevemos como se dá as etapas de implantação do mesmo.

Ainda no desenvolvimento afirmamos também que a empresa Mabel possui um Programa de Qualidade de Vida e Saúde e falamos um pouco como se dá o mesmo.

Na gestão do conhecimento nos foi passado segundo o Gerente de Gestão de Pessoas ou Gerente de Recursos Humanos que citou dois cargos de suma importância para empresa e falamos um pouco sobre cada um deles.

Finalmente nas considerações finais expomos resumidamente algumas observações que chegamos. Esta pesquisa é fundamentada pela referência bibliográfica citada no final da mesma.

DESENVOLVIMENTO

Caracterização da Organização:

Nome da Empresa: Biscoito Mabel

Localização: Rod Br 101, s/n km 118 - Itaporanga D'ajuda, Sergipe

Histórico da Empresa: No mercado desde a década de 50, o grupo Mabel conquista consumidores e se firma como o quarto maior produtor brasileiro de biscoitos.

No início dos anos 1950, Nestore e Udélio Cedro, atuavam no ramo da metalurgia, produzindo fornos e outros equipamentos para padarias na cidade de Mococa, interior de São Paulo. Certo dia, quando um comprador não apareceu para buscar a encomenda, os dois resolveram utilizar, eles mesmos o forno fabricado e até então esquecido. Por acaso, começaram a produção de rosquinhas de coco, dando início ao que seria uma das maiores fábricas de biscoito do País. As rosquinhas de Mococa caíram no gosto do consumidor, transformando-se em sucesso de mercado. Mais de meio século depois da primeira fornada, o produto responde por 60% do faturamento do Grupo Mabel.

O crescimento do Grupo foi acelerado. Atualmente, são cinco unidades em operação: uma em Aparecida de Goiânia (GO), uma em Três Lagoas (MS). Uma em Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ) e a mais recente fábrica, inaugurada em junho, em Itaporanga D’Ajuda (SE). Em sua linha de produção, as unidades da Mabel contam com cinco mil funcionários.

A Mabel está entre os 5 primeiros fabricantes de biscoitos do país, com uma estrutura que permite a produção de 1.500.000 pacotes de biscoitos por dia, vendidos em mais de 140.000 pontos de venda em todo o Brasil. Hoje, a empresa produz mais de 150 produtos entre rosquinhas, cream crackers, água e sal, bel cracker, leite, maizena, maria, chocolate, amanteigados, recheados, wafers, torradas, salgadinhos skiny e batata.

Através de sua área de planejamento e estratégia a Mabel definiu como prioridade os investimentos em seu mais recente polo industrial, a unidade de Sergipe. "Ao projetar nosso quinto parque industrial, todos os estudos levaram o Grupo Mabel a ver o Estado de Sergipe, portal do Nordeste, como uma referência na consolidação de sua trajetória rumo à liderança na fabricação de biscoito no Brasil", citava o diretor-presidente Sandro Mabel. A intenção é fazer desta unidade, a maior de seu conglomerado industrial e nos projetos está a instalação de uma fábrica de balas, uma de embalagens e um moinho de trigo.

Localizada no Distrito Industrial de Itaporanga D'Ajuda, em Sergipe, a caçula do Grupo tem uma área construída de 14 mil m². A unidade produz cerca de 2,5 mil toneladas/mês nas linhas de biscoitos e salgadinhos, empregando 300 pessoas diretamente e gerando outros 600 postos de trabalho indiretos. O grupo espera que após a conclusão de todo o projeto de implantação da unidade sergipana, a Mabel deverá gerar 2,5 mil empregos entre diretos e indiretos.

FÁBRICAS 


O Grupo Mabel tem fábricas distribuídas por todo o território brasileiro para poder atender com rapidez e eficiência as demandas do mercado nacional. Nossas fábricas possuem tecnologia avançada, equipamentos de última geração, alta capacidade de produção e muito amor dos nossos colaboradores na hora de colocar a mão na massa. É com esta receita que conseguimos produzir o melhor biscoito do Brasil.

GOIÁS

Fábrica Mabel de Aparecida de Goiânia

BR 153 km 13 Jardim Paraíso - Aparecida de Goiânia – GO 74.984-431

MATO GROSSO DO SUL

Fábrica Mabel de Três Lagoas

Av. Ranulpho Marques Leal, 3.100 Jardim Alvorada Três Lagoas

MS 79.610-100

RIO DE JANEIRO

Fábrica Mabel de Duque de Caxias

Rod. Washington Luiz, 4.034 Duque de Caxias – RJ 25.055-009

SANTA CATARINA

Fábrica Mabel de Araquari

BR 101 Km 6 Corveta, Araquari – SC 89.245-000

SERGIPE

Fábrica Mabel de Itaporanga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com