TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Individual De Analise E Desenvolvimento De Sistemas 4 Semestre

Monografias: Portfólio Individual De Analise E Desenvolvimento De Sistemas 4 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.635 Palavras (11 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR - INDIVIDUAL

Maceió/AL

2013

ALISSON DOMINGOS DE MELO SOUZA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR - INDIVIDUAL

Produção textual interdisciplinar apresentada à UNOPAR – Universidade Norte do Paraná como requisito das disciplinas: Analise de Sistemas II. Sistemas operacionais. Banco de Dados II. Linguagens de Programação e Estruturas de Dados. Ética, Política e Sociedade. Metodologia Científica.

Orientadores: Professores Polyanna P. Gomes Fabris. Adriane Loper. Roberto Nishimura. Merris Mozer e Anderson Macedo. Sérgio de Goes Barboza. Andréa Zômpero

Maceió/AL

2013

SÚMARIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................

DESENVOLVIMENTO ..............................................................................

PROPRIEDADES ACID..............................................................................

SISTEMAS OPERACIONAIS ...................................................................

LISTAS LINEARES – FIFO FILO ..............................................................

LISTAS SIMPLESMENTE ENCADEADAS e duplamente encadeadas......

DIAGRAMA DE CASOS DE USO ............................................................

CONCLUSAO ...........................................................................................

INTRODUÇÃO

Não podemos mais negar a importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em sala de aula, cada vez mais temos que trabalhar em conjunto – professore e alunos de todas disciplinas por isso torna-se necessário o trabalho por projetos e integrando todas as disciplinas.

Nesse portifólio, por exemplo: elaborar um trabalho sobre todas as disciplinas do 3º semestre ajuda a ligar o conteúdo à prática de uma maneira mais eficiente e eficaz.

DESENVOLVIMENTO

Bancos de dados são coleções de informações que se relacionam de forma que crie um sentido. São de vital importância para empresas, e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação.

São operados pelos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD), que surgiram na década de 70. Antes destes, as aplicações usavam sistemas de arquivos do sistema operacional para armazenar suas informações. Na década de 80 a tecnologia de SGBD relacional passou a dominar o mercado, e atualmente utiliza-se praticamente apenas ele. Outro tipo notável é o SGBD Orientado a Objetos, para quando sua estrutura ou as aplicações que o utilizam mudam constantemente. A principal aplicação de Banco de Dados é controle de operações empresariais. Outra aplicação também importante é gerenciamento de informações de estudos, como fazem os Bancos de Dados Geográficos, que unem informações convencionais com espaciais.

PROPRIEDADES ACID

ACID (acrônimo de Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade), é um conceito utilizado para caracterizar uma transação.

atomicidade

Trata o trabalho como parte indivisível (atômico). A transação deve ter todas as suas operações executadas em caso de sucesso ou nenhum resultado de alguma operação refletido sobre a base de dados em caso de falha. Ou seja, após o término de uma transação (commit ou abort), a base de dados não deve refletir resultados parciais da transação.

Exemplos:

Ou todo o trabalho é feito, ou nada é feito.

Em uma transferência de valores entre contas bancárias, é necessário que, da conta origem seja retirado um valor X e na conta destino seja somado o mesmo valor X. As duas operações devem ser completadas sem que qualquer erro aconteça, caso contrário todas as alterações feitas nessa operação de transferência devem ser desfeitas;

CONSISTÊNCIA

Regras de integridade dos dados são asseguradas, ou seja, as transações não podem quebrar as regras do Banco de Dados. no contexto de banco de dados, o termo refere-se a transações que não violem nenhuma restrição de integridade durante a sua execução. Se a transação deixa a base de dados em um estado incorreto, é abortado e é reportado um erro.

Isolamento

Tudo se parece como se o trabalho estivesse isolado. O resultado de uma transação executada concorrentemente a outra deve ser o mesmo que o de sua execução de forma isolada. Operações exteriores a uma dada transação jamais verão esta transação em estados intermediários.

Ex: Duas transações executadas juntas.

Transação Y altera o nome do cliente.

Transação X altera o nome do mesmo cliente;

Ao fazer insert, update ou delete enquanto a transação estiver em andamento todos os dados da tabela serão alocados para aquela transação, portanto a transação X só poderá ser executada após a conclusão da transação Y. Esta escolha é feita pelo banco de dados e ele executa primeiro uma transação depois a outra.

Duas transações só podem ser simultâneas se elas não alterarem os mesmos dados

DURABILIDADE

Os efeitos de uma transação em caso de sucesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com