TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio 1 Engenharia De Sostware

Trabalho Escolar: Portifolio 1 Engenharia De Sostware. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.842 Palavras (8 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 8

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

PORTFÓLIO 1

ENGENHARIA DE SOFTWARE

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

PORTFÓLIO 1

ENGENHARIA DE SOFTWARE

Trabalho apresentado ao Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade ENIAC para a disciplina de Engenharia de Software.

Prof. Paul Robert Bergami

Guarulhos

2014

Respostas

.............................................................................................................

1. 1. Elabore uma síntese (mínimo 5 páginas inteiras) utilizando o livro citado anteriormente, abordando

a gerenciamento de riscos e gerenciamento de pessoas, página 415 à 430.

No desenvolvimento de software há funções e procedimentos muito importantes para obter sucesso em um projeto, sendo uma papel fundamental o gerenciamento dos projetos, esse papel cabe ao gerente de projetos garantir a qualidade de um projeto, e claro seguindo as restrições assim como cronogramas curtos e orçamentos que podem ser alterados.Caso este papel de gerenciar vir a existir falhas, o projetos poderá sofrer atrasos e acabar sendo mais custosos, podendo influenciar no resultado desejado para seu cliente, que por fim poderá não aceitar este caso não esteja de acordo com as necessidades do mesmo exigidas. O projeto bem sucedido no qual as chances serão mínimas para ocorrer falhas, devem possuir prazo correto, ou seja o combinado foi uma data “x”, deverá ser cumprida, os custos deve ser sempre mantidos dentro dos padrões, não perder o foco das necessidades do cliente e uma equipe que desenvolva o projeto deve estar sempre apta, e sem problemas para que possam colocar em produção o projeto do cliente.

Projetos com desenvolvimento de software é possui pontos iguais a outros projetos em outras áreas de engenharia, exemplos tais como prazo, necessidades do cliente enfim. Uma diferença grandiosa que diferem e diferencia engenharia de software é o fato de este ser um produto intangível, ou seja, não tem como de maneira visual perceber os problemas, progressos e erros do software, o que torna difícil o gerente de projeto antecipar os problemas.

Projeto anterior enriquece de conhecimento um gerente de projeto, porém todo projeto existe suas particularidades, sendo assim na maioria das vezes não é possível utilizar uma experiência de um projeto anterior em um atual.

Um gerente de projeto tem suas funções e papéis importantes, não podendo estar ausentes A responsabilidade pelo planejamento e elaboração de projetos, analisar e efetuar uma estimativa e um cronograma de desenvolvimento. Sempre deverá manter relatórios sempre atuais, de como anda o projeto, o andamento do desenvolvimento, com estes relatórios manter sempre os clientes informados sobre o andamento do projeto. Avaliar os riscos os riscos que podem ocorrer em um projeto, com isto e possível criar planos de ações eficientes e alternativas para um bom desenvolvimento. Criar uma equipe de pessoas altamente capacitadas para que o desenvolvimento não sofra com erros que podem ser prevenidos, e com pessoas capazes e eficientes este problema acaba sendo mínimo.

Um gerente de projetos deve possuir um plano, identificar os riscos de projetos que possam afetar o cronograma, riscos de produtos que podem afetar a qualidade e desempenho de um software. Riscos de negócios, este mesmo pode afetar tanto quem desenvolve o software quanto o cliente. Riscos e gerenciamento de riscos são parte do jogo durante a execução de projetos. É por isso que o gerenciamento de risco é tão importante para os gerentes de projeto e por que tanto tempo é gasto identificando os riscos potenciais e seus efeitos… e tanto tempo é gasto com elaboração de planos para coisas que podem acontecer e podem não acontecer.Os riscos são eventos cujas consequencias possuem impactos sobre os resultados de um determinado projeto.Em geral os riscos vão se opor as metas tecnicas de cronograma e custos.Quando u ma organização opita por realizar um projeto de investimento sem que para isto tenha a compreensão necessaria dos elementos necessarios que podem prtessionar a barreir relativa e as metas tecnicas de cronograma e custos, de maneira q essse projeto ´possa vir a fracassar, esta assumindo um grande risco.Para aumentar as chances de sucesso de um projeto ou, então, chegar a conclusão de que o projeto não é viavel, é fundamental que seja feita uma avaliação formal doss riscos que vão envolnver estes projetos ntes de inicia-lo; essse projeto compreende a indentificação e as aanálises qualitativa dos risscos.Esse processo emprega ferramentas teccnicas que permitaam que os risscos de um projeto de desenvolvimento sejam aavaliados quanto a propabilidade de sua occorrencia e a gravidade do efeito indesejavel, tendo como objetivo fazer uma revisão das ferramentas e tecnicas, e com tudo isso pokder criar e manter sempre um plano de ação.

A comunicação de grupo torna muito importante, esta faz com que torne mais eficiente e eficaz e assim interagir da melhor maneira com integrantes de outro grupo. O gerenciamento da equipe de projetos é essencial para que o mesmo seja concluído com êxito, no prazo acordado, de acordo com o escopo solicitado e com o custo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com