TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual 2 Semestre

Trabalho Universitário: Portifolio Individual 2 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 Modelo De Processo De Software 5

3.1.1 Sequencial Linear (também chamado Ciclo de Vida Clássico ou Modelo Cascata) 6

3.2 Evolução do Modelo Cascata 6

3.3 Vantagens e Desvantagens do Modelo 7

4 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Esta produção textual apresentará uma breve abordagem sobre o processo de negócios e software, e a programação utilizada atualmente na área da tecnologia da informação, procurando familiarizar o leitor sobre este assunto que está cada vez mais presente em nossa volta.

2 OBJETIVO

Abordaremos aqui os modelos presentes no processo de software, exemplificando um dos mais usados e mais antigo, mostrando também quais suas vantagens e desvantagens. Será demonstrada um breve conceito de uma linguagem de programação atual.

3 DESENVOLVIMENTO

O Processo de Software é definido por um conjunto de atividades que serão aplicadas e que se encontram em fases, sendo essas que definem cada etapa do processo levando assim ao desenvolvimento do produtos.

Jalote conclui que um processo de software é :

"é um conjunto de atividades, ligadas por padrões de relacionamento entre ela, pelas quais se as atividades operarem corretamente e de acordo com os padrões requeridos, o resultado desejado é produzido. O resultado desejado é um software de alta qualidade e baixo custo. Obviamente , um processo que não aumenta a produção (não suporta projetos de software grandes) ou não pode produzir software com boa qualidade não é um processo adequado."

3.1 Modelo De Processo De Software

O Modelo de Processo é uma descrição do projeto onde serão definidas a sequência com que as atividades serão executadas e quais pessoas se envolveram em cada uma delas.

Existem vários tipos de modelos de processos, para se escolher o melhor modelo é necessário saber quais são suas necessidades e qual elas se encaixam melhor. Os principais modelos são:

• Sequencial Linear (também chamado Ciclo de Vida Clássico ou Modelo Cascata)

• Espiral

• O Paradigma de Prototipação

• Quarta Geração

• Processo Unificado Rational (RUP)

Será apresentado e exemplificado um dos modelos mais antigos e também mais usados até hoje no desenvolvimento de software, modelo Sequencial Linear (também chamado Ciclo de Vida Clássico ou Modelo Cascata).

3.1.1 Sequencial Linear (também chamado Ciclo de Vida Clássico ou Modelo Cascata)

O modelo cascata é um método de desenvolvimento que segue uma sequencia, inicia-se a primeira fase e só será possível avançar para a segunda quando a primeira for completada, após esse processo não se pode haver retorno de fases.

3.2 Evolução do Modelo Cascata

O modelo em cascata tornou-se conhecido nos anos 70, proposto por Royce como um conceito inicial no qual argumentava ser defeituoso. Neste modelo as atividades do processo de desenvolvimento são estruturadas numa cascata onde a saída de uma de uma é a entrada para a próxima.

Em 1970 Royce propôs o que é agora popularmente designado no modelo em cascata como um conceito inicial, um modelo no qual ele argumentava ser defeituoso. Seu trabalho então explorou como o modelo inicial poderia ser desenvolvido em um modelo iterativo, com feedback de cada fase influenciando as próximas, de modo similar a muitos métodos amplamente utilizados hoje. Ironicamente, foi somente o modelo inicial que mereceu destaque; e sua crítica ao modelo inicial sendo amplamente ignorada. O modelo em cascata rapidamente não se tornou o que Royce pretendia, um projeto iterativo, mas ao invés disto um modelo puramente sequencialmente ordenado. Este artigo ira tratar o significado popular para o modelo em cascata. Para um modelo iterativo similar a versão final de Royce, ver o modelo em espiral.

A despeito das intenções de Royce para o modelo em cascata ser modificado para um modelo iterativo, o uso do modelo em cascata como um processo puramente sequencial é ainda popular, e, para alguns, o termo modelo em cascata veio se referir a uma abordagem para criação de software a qual é vista como inflexível e não iterativa. Aqueles que usam o termo modelo em cascata de forma pejorativa para modelos não iterativos aos quais não apreciam usualmente veem o modelo em cascata em si como ingênuo e inadequado para um processo do mundo real. WIKIPEDIA, (2013)

3.3 Vantagens e Desvantagens do Modelo

Como tudo nessa vida tem suas vantagens e desvantagens, no modelo em cascata não é diferente.

Vantagens:

• Torna o processo de desenvolvimento estruturado;

• Tem uma ordem sequencial de fases;

• Cada fase cai

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com