TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual 6 Semestre

Monografias: Portifolio Individual 6 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  6.979 Palavras (28 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 28

SUMÁRIO

1 Introdução 3

2 Objetivo 4

3 Recursos utilizados em dispositives móveis 5

3.1 Persistência em aplicativos para dispositivos móveis com j2me 5

3.1.1 J2ME e perfil MIDP..........................................................................................5

3.1.2 RMS................................................................................................................6

3.1.3 Classe RecordStore........................................................................................7

3.2 THREAD 7

3.3 SINCRONIA DE PROCESSOS 8

3.3.1 Exclusão Mútua Com Espera Ativa..................................................................9

3.3.2 Desativando as Interrupções...........................................................................9

3.3.3 Variáveis de Bloqueio 10

3.3.4 Alternância Estrita 10

3.3.5 Solução de Peterson 10

3.3.6 Deadlock 11

3.3.7 Starvation 11

3.4 USABILIDADE DE INTERFACES PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS 11

3.4.1 Recomendações Críticas Para o Projeto de Interfaces Mobile 11

3.4.1.1Reduzir clicks........................................................................................12

3.4.1.2 Reduzir funcionalidades 12

3.4.1.3 Reduzir conteúdo...................................................................................12

3.4.1.4 Dar escolhas ao usuário 12

3.4.2 Outras Práticas Importantes Que Herdamos da Usabilidade Convencional ........13

3.4.2.1 Integridade estética 13

3.4.2.2 Consistência 13

3.4.2.3 Metáforas 13

3.4.2.4 Contexto do usuário 13

3.4.2.5 Modelo mental 13

3.4.2.6 Navegação 13

3.4.2.7 Interação e feedback 14

3.4.2.8 Aparência e design 14

3.4.2.9 Visualização de informações 14

3.5 Java db e dispositivos móveis 14

4 Gestão e segurança no sistema de informação 17

4.1 Engenharia social 17

4.1.1Evitando a Engenharia Social 19

4.2 Vulnerabilidade 20

4.2.1 Análise de Vulnerabilidades 20

4.2.2 Aorigem das Vulnerabilidades 20

4.2.3 Principais Objetivos da Análise de Vulnerabilidades 21

4.3 Ameaças, ataques e vulnerabilidades 21

4.3.1 Alguns Exemplos de Ameaças e Vulnerabilidades 22

4.4 Medidas de segurança e política de segurança 25

4.4.1 As causas da Insegurança 26

4.5 Auditoria de sistemas de informação 26

4.5.1 O Auditor de Sistemas 28

5 Conclusão 30

Referências 31

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será abordada toda a matéria do 6º Semestre, dentro deste contexto serão apresentadosvários recursos utilizados em dispositivos móveis, como a persistência dos dados, threads e sincronia de processos.

Ainda contexto dossistemas móveis será mostrado à usabilidade de interfaces para dispositivos móveis, e podendo como isso trazer benefícios para ousuário, como a facilidade de uso, melhorando assim a forma como as pessoas interagem com estes dispositivos.

Outro tema de suma importância neste trabalho, fala sobre a gestão e segurança no sistema de informação, onde serão descritos alguns critérios como engenharia social, vulnerabilidades, ameaças e ataques, bem como medidas de segurança e auditoria.

2 OBJETIVO

Tem-se como objetivo desta produção textual o aprofundamento dos conteúdos estudados durante o semestre, bem como o aperfeiçoamento nas técnicas e conceitos vistos no decorrer das matérias, obtendo insumos para confecção do Trabalho de Conclusão de Curso.

3 RECURSOS UTILIZADOS EM DISPOSITIVES MÓVEIS

3.1 PERSISTÊNCIA EM APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COM J2ME

A capacidade de persistir dados ou armazenar informações é sem dúvida um dos recursos mais importantes em qualquer linguagem de programação. Armazenar dados para uma posterior recuperação é uma constante na maioria dos ambientes computacionais, seja para persistência simples de parâmetros de configurações de algum sistema ou persistência de informações digitadas pelo usuário para alimentar algum banco de dados.

No que diz respeito à persistência em ambientes computacionais, o complicador é quando esse mesmo ambiente tem recursos de armazenamento restrito e, ainda, uma arquitetura de hardware e software bem diferente da encontrada em desktops ou grandes servidores, como é o caso dos dispositivos móveis. Essas diferenças podem ser observadas tanto do ponto de vista do usuário (ergonomia de hardware e software), quanto do ponto de vista do desenvolvedor (ferramentas de software, APIs e recursos). Os telefones celulares conseguiram alcançar uma popularidade quase tão grande quanto a observada na utilização de computadores pessoais a partir da década de 80. Mas, assim como todos os dispositivos móveis, eles também trazem consigo algumas dificuldades, como, problemas relacionados à ergonomia do teclado, uma interface visual simples porém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com