TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual Ads 1 Semestre

Artigos Científicos: Portifolio Individual Ads 1 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  3.336 Palavras (14 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 4

2.1.1 Sistema de Informação Operacional 4

2.1.2 Sistema de Informação Gerencial 5

2.1.3 Sistema de Suporte a Decisão 5

2.1.4 Sistema de Suporte Executivo 5

2.1.5 Sistema de Informação Estratégico 5

2.1.6 Sistema de Automação de Escritório 6

2.1.7 Sistema de Informação Especialista 6

2.1.8 Sistema de Informação para Operações 6

2.1.9 ERP – Enterprise Resource Planning 6

2.1.10 CRM – Costumer Relationship Mananger 7

2.2 EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR de 1995 a 2012 7

2.3 FUNÇÕES DE SITES DE LOCAÇÃO DE LIVROS 8

3 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 10

3.1 Estrutura ERP da Nossa Locadora de Livros 10

3.2 Método de Organização dos Livros 11

3.3 Cronologia do Sistema Operacional 11

4 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

APÊNDICES 15

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 15

INTRODUÇÃO

A informação é um dos principais ativos do meio empresarial nos dias de hoje, e aliada com a tecnologia pode oferecer grandes vantagens a um empreendimento no mercado competitivo atual. A “Nossa locadora de livros” servirá como cenário para definir o avanço que uma empresa pode atingir quando a mesma tem apoio de tecnologias da informação através dos sistemas de informações.

Com isso será alcançado uma dinamização da Locadora de Livros que antes abrangia somente recursos manuais e formas mecânicas onde exigia tempo e disposição por parte dos funcionários, mas com a informatização a locadora poupou tempo e ganhou mais extensão de mercado.

Para complementar

o entendimento do avanço tecnológico da locadora será descrito a evolução da composição de um computador de 1995 aos tempos atuais.

DESENVOLVIMENTO

Atualmente as transformações no ambiente empresarial estão ocorrendo rapidamente, tornando-o mais complexo e menos previsível. Estas mudanças exigem uma infra-estrutura tecnológica que elimine barreiras e encurte distâncias, globalizando e renovando os conceitos empresariais.

Com a utilização das tecnologias de informação que têm auxiliado muito esse processo de personalização da informação, vem ajudando a Locadora de Livros a buscar novas perspectivas e alternativas de negócios. Por exemplo, antes da informatização de seus serviços, supondo que tinha um rendimento de 50 livros comercializados, depois do auxilio da tecnologia seu rendimento passaria para 300 livros e vem aumentando pela facilidade que o sistema oferece para o cliente.

Esse rendimento foi possível pela atuação da empresa “Alunos da UNOPAR” que assumiu as rotinas e implementou um sistema de locação de livros.

Será descrito abaixo algumas definições da utilização da tecnologia para a dinamização da Locadora.

1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Os sistemas de informação são classificados de várias formas, ora por operações, ora como sistemas gerenciais, ou de acordo com o tipo de informação processada, que nesse caso é a locação de livros. Observem as definições dos diversos sistemas de informação abaixo:

1 Sistema de Informação Operacional

Sistemas empresariais básicos ou sistemas operacionais que tratam das tarefas rotineiras fornecem a base de todo o conhecimento da empresa, armazenando dados do dia-a-dia de todas as operações executadas

dentro da organização. Com esse sistema a Locadora executa aplicações comuns como automatizar rotinas, folha de pagamento, Cheques, relatórios sobre locação.

2 Sistema de Informação Gerencial

Sistemas de Informações Gerenciais são sistemas que transformam os dados provenientes do sistema de informação operacional, agrupam e apresentam em forma de relatórios, informações atualizadas sobre operações básicas da empresa que auxiliam o processo gerencial dando suporte ao planejamento, controle e organização da empresa em tempo hábil para tomada de decisão. Nesse ponto a Locadora realimenta seu planejamento operacional e o próprio sistema gera os relatórios gerenciais a diferentes finalidades como custos totais com folha de pagamento;

3 Sistema de Suporte a Decisão

Sistemas de Apoio à Decisão são sistemas avançados que possuem interatividade com as ações do usuário e oferecem modelos para ajudar na resolução de problemas. Como permitem grande flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de respostas rápidas auxiliam no apoio à tomada de decisão. Esse sistema permite a Locadora de Livros tomar uma decisão referente a uma área especifica e ele ainda elabora a criação de novas idéias.

4 Sistema de Suporte Executivo

São sistemas que dão suporte ao desenvolvimento do planejamento estratégico da organização. Utilizam tecnologia avançada para elaboração de gráficos e relatórios. Não são projetados para resolver problemas específicos e sim para auxiliar na definição dos objetivos organizacionais que podem mudar a estrutura dos problemas. Também se concentram em fornecer informações, apoio gerencial. Assim a direção vai definindo o rumo da empresa.

5 Sistema de Informação Estratégico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com