TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Linux

Pesquisas Acadêmicas: Portifolio Linux. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 9

...............................................................................................................................

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

PORTFÓLIO 01

Sistemas Operacionais - Linux

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

Exercício 1

........................................................................................................

Fedora é uma das mais populares e estáveis distribuições Linux que existem atualmente. No começo era um fork para a comunidade, liberado e mantido pela Red Hat que na época estava fechando seu sistema e concentrando-se no mercado corporativo. Desde o princípio o Fedora já contava com o que há de mais moderno em tecnologia de software, assim como também contava com uma das mais competentes e dedicadas equipes em seu desenvolvimento. É uma distribuição utilizada em servidores ou desktops mais robustos por ser muito estável e possuir as facilidades das ferramentas de configuração gráficas.

Linux Mint é uma distribuição de baseada no Ubuntu com o qual é totalmente compatível, e partilha os mesmos repositórios. A principal diferença do Ubuntu é incluir drivers e codecs proprietários por padrão e alguns recursos que permitem fazer no modo gráfico configurações que no Ubuntu são feitas de modo texto. Utiliza por padrão o desktop Gnome modificado, com um menu no painel inferior junto à barra de tarefas, similar ao menu K do KDE. O propósito da distribuição é providenciar um sistema Linux que funcione "out-of-the-box", isto é, esteja pronto para uso assim que terminar a instalação e dessa maneira, o único trabalho do usuário será o de personalizar a aparência e instalar programas extra, caso necessite.

É uma distribuição de segurança, sendo composta inteiramente de ferramentas gratuitas, poderosas e open source que podem ser usadas para os mais diversos fins, como testes de penetração para hackers éticos, adminstração de sistemas e rede, investigações forenses de crimes cybernéticos, análises de vulnerabilidades entre outros. É projetada para profissionais e entusiastas em segurança, embora possa ser usado normalmente como seu sistema desktop padrão. O Matriux pode ser utilizado sem ter que instalar nenhum software em HD, pois foi projetado para funcionar em um ambiente com um LiveCD/DVD ou com pendrive e/ou podendo também ser instalado em seu disco rígido em apenas algumas etapas. Matriux também inclui um conjunto de ferramentas forense e para recuperação de dados para investigações e análises.

O Kurumin foi uma distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e seus colaboradores, com o objetivo de ser um sistema fácil de usar, voltado especialmente para iniciantes e ex-usuários do Windows. Originalmente o Kurumin foi desenvolvido com base no Knoppix, passando em seguida a utilizar também componentes do Kanotix e outros projetos, além de ser baseado nos pacotes do Debian. Todos os componentes e scripts usados são abertos o que possibilitou também o surgimento de versões modificadas do sistema. Apesar de ter feito um grande sucesso e ter sido durante algum tempo uma das distribuições mais usadas no país, o projeto acabou falhando em atrair um grupo de desenvolvedores interessados em participar de forma ativa do desenvolvimento. Este e outros fatores (entre eles a justificada cobrança em torno de novos recursos e melhorias) acabaram fazendo com que o projeto fosse descontinuado em janeiro de 2008.

Arch Linux é uma distribuição Linux fundada por Judd Vinet e é otimizada para processadores i686 (Pentium Pro, II etc e AMD compatíveis) baseou-se em uma distribuição chamada CRUX. Arch é uma distribuição rolling release, ou seja, o sistema é atualizado continuamente. O acesso às novas versões funciona simplesmente mantendo o sistema atualizado através do gerenciador de pacotes. Utiliza o Pacman (Package manager - gerenciador de pacotes) que torna fácil a tarefa dos usuários personalizarem o sistema.

Exercício 2

........................................................................................................

Sistema de Arquivos do Linux

Introdução

Quando o Linux foi inserido nos sistemas de arquivos, ele era o canivete suíço dos sistemas operacionais. O Linux oferece suporte a um grande número de sistemas de arquivos, do registro de mudança ao armazenamento em cluster para criptografia. Ele é uma plataforma muito boa para uso de sistemas dos arquivos mais padrão aos mais exóticos, bem como para o desenvolvimento de sistemas de arquivos.

Arquitetura Básica do Sistema de Arquivos

A arquitetura do sistema de arquivos Linux é um exemplo interessante de complexidade de abstração. Usando um conjunto comum de funções da API, uma grande variedade de sistema de arquivos pode ter suporte em uma grande variedade de dispositivos de armazenamento. Por exemplo a chamada de função "read", que permite que um determinado número de bytes seja lido de um determinado descritor de arquivos. A função "read" não conhece os tipos de sistemas de arquivos, como ext3 ou NFS e também não conhece uma mídia de armazenamento específica na qual o sistema de arquivos é montado, como disco AT (Attachment Packet) Interface (ATAPI), disco Serial-Attached SCSI (SAS) ou disco Serial Advanced Technology Attachment (SATA). Ainda assim, quando a função "read" é chamada para um arquivo aberto, os dados são retornados conforme esperado.

O que é um Sistema de Arquivos

Um sistema de arquivos é uma organização de dados e metadados em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com