TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifílio Individual 2° Semestre

Artigo: Portifílio Individual 2° Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  3.301 Palavras (14 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 PRINCIPAIS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CARACTERÍSTICAs 4

2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL (SIO) 4

2.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG) 4

2.3 SISTEMA DE SUPORTE À DECISÃO (SSD/SAD) 5

2.4 SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO (SSE) 5

2.5 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA (SIE) 6

2.6 SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO (SAE) 6

2.7 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESPECIALISTA (SE) 7

2.8 SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA OPERAÇÕES (SO) 8

2.9 ERP - ENTERPRISE RESOURCE PLANNING 8

2.10 CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT 9

2.11 COM O CENÁRIO "NOSSA LOCADORA DE LIVROS" 11

2.11.1 Computador no ano de 1995 12

2.11.2 Configuração do PC no ano de 2012 12

2.11.3 Modelos de Paginas Web de locação de livros para avaliação 13

3 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é nos fazer ter uma visão de uma empresa de prestação de serviços na área de TI, onde os seus recursos tecnológicos serão prestados para informatizar uma empresa que trabalha com locação de livros, usando os recursos tecnológicos a seu favor “Nossa Locadora de Livros” trazendo como benefício dinâmica do trabalho e ao mesmo tempo atender as necessidades da empresa proporcionando a satisfação dos clientes.

O tema abordado neste projeto abrange grande parte do conteúdo disciplinar visto até o presente momento. O tema nos foi sugerido de forma a elaborar um programa por parte da equipe de tecnologia e desenvolvimento de sistemas onde a proposta é a locação de livros.

Como objetivo mostra de forma mais ampla o conteúdo recebido através das vídeo aulas , slides e atividades em sala, aplicando da melhor forma o que foi aprendido até o momento desenvolvendo um programa para locação de livros, desta maneira colocando em prática o aprendizado.

2 PRINCIPAIS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CARACTERÍSTICAS

2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL (SIO)

É responsável pelo processamento de operações e transações rotineiras e cotidianas, incluindo seus próprios procedimentos. Incumbido também por controlar os dados das operações e funções organizacionais, garantindo o funcionamento correto da organização, auxilia a tomada de decisões do corpo técnico ou operacional das unidades e seus respectivos departamentos. As informações são apresentadas forma clara no seu contesto, ou seja, analítica, detalhada e apresentada no tempo adequado. Simplificando, o papel do SIO no processar transações eficientes, controlar processos industriais, apoiar comunicações e colaboração e atualizar bancos de dados da empresa.

2.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG)

O sistema de informação gerencial dá suporte às funções de planejamento, controle e organização de uma empresa, fornecendo informações seguras e em tempo hábil para tomada de decisão. extraindo as informações de base de dados compartilhadas e de processos que estão de acordo com o que o SIG necessita para suas operações. O sistema de informação gerencial é representado pelo conjunto de subsistemas, visualizados de forma integrada e capaz de gerar informações necessárias ao processo decisório. Há dificuldade em avaliar quantitativamente os benefícios oferecidos por um sistema de informação gerencial, o sistema de informação gerencial pode, sob determinadas condições, trazer os seguintes benefícios para as empresas:

• Redução dos custos das operações;

• Melhoria no acesso às informações, proporcionando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço;

• Melhoria na produtividade;

2.3 SISTEMA DE SUPORTE À DECISÃO (SSD/SAD)

O SSD é um conjunto de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos utilizados para dar suporte à tomada de decisões específica de um problema. O foco deste sistema está na tomada de decisões em face de problemas comerciais não-estruturados ou semi-estruturados, ou seja, atuam no suporte à tomada de decisões gerenciais. Os sistemas de suporte à decisão oferecem o potencial de gerar maiores lucros, menores custos e melhores produtos e serviços. Os SSD, embora sejam parcialmente destinados aos níveis mais elevados da gerencia, são utilizados em todos os níveis.

O mais importante é que um SSD deve auxiliar aqueles que tem que tomar decisões, de todos os níveis, em todos os aspectos da tomada de decisão. Manipular grandes volumes de dados: busca informações em banco de dados avançados. Obter e processar dados de fontes diferentes: tem capacidade de acessar dados externos à organização e integrar esses dados com os dados internos, proporcionando flexibilidade de relatórios e de apresentação. O SSD proporciona um meio de reuni-los dando suporte e oferece ao tomador de decisões recursos necessários para obter ajuda computacional nas atividades de tomada de decisão. Executar análise de simulações e por metas: com a avaliação adequada pode proporcionar um excelente apoio organizacional.

Aplicações do SSD Podem ser aplicados à maioria das funções da indústria e comércio, podendo propiciar benefícios para a organização. Por exemplo, em um hospital, um SSD pode ser usado por médicos e administradores para utilização mais eficaz das instalações hospitalares, manter baixos os custos dos cuidados com os pacientes e melhorar a qualidade do tratamento.

2.4 SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO (SSE)

O SAE (Sistema de Apoio ao Executivo) é um sistema de informações no nível estratégico de uma organização. Que dar suporte nos objetivos da empresa, o SAE reúne dados de toda a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com