TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual Semestre

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.938 Palavras (20 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 20
  1. INTRODUÇÃO

Esta atividade se fundamenta numa pesquisa bibliográfica sobre os assuntos tratados nas disciplinas estudadas no sétimo semestre, buscando uma melhor compreensão de conhecimentos em Gestão de Projeto, Empreendedorismo e Plano de Negócios e Administração de Produção e Logística. Similarmente, está relacionada à estratégia empresarial, tomada de decisões, intervenção em negócio e uso de um sistema de inteligência de mercado, tendo o texto “Empreendedores investem em iogurtes feitos sem pressa” como base norteadora dos questionamentos e desafios apresentados em cada disciplina.

Igualmente, serão discutidos assuntos como: planejamento e controle de qualidade, análise de mercado e gestão de projetos, como o empreendedor e intraempreendedor deve adotar ações para gerar oportunidade de negócio, como analisar o mercado e o plano de negócio para um provável desenvolvimento da empresa e de seu projeto, a importância do gestor e suas jurisdições e o conhecimento das nove áreas de gestão, apontando porque essa ferramenta atenua os riscos e os custos no gerenciamento e efetivação de uma obra. Também, administração da produção e aplicabilidade da logística nas empresas modernas, bem como as ferramentas utilizadas para uma gestão coerente, na busca de melhorias de processos e redução de custos, de forma a garantir lucratividade, qualidade e agilidade na produção, entrega e satisfação dos clientes.

Assim, o planejamento e controle de produção é a atividade de definir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, o cumprimento do que foi esperado. O planejamento nas empresas dá a base para todas as atividades gerenciais futuras ao buscar ações empreendedoras na qual se estabelecem linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos determinados.

  1. GESTÃO DE PROJETOS

      A chamada “Bíblia” do gerenciamento de projetos, o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), é um guia desenvolvido pela instituição mais renomada do mundo na área, o PMI (Project Management Institute). Nesse guia, a palavra projeto está definida do seguinte modo: “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único e exclusivo”.

        Um projeto pode ser a construção de uma casa, o desenvolvimento de um software, a criação de um móvel sob medida, a implantação de uma nova linha de produção na fábrica, escrever um livro, realização de uma viagem, entre outros. Assim, projetos têm prazo definido de começo e fim, é temporário; deve ser planejado, executado e controlado; entrega produtos, serviços ou resultados exclusivos. Também é desenvolvido por etapas e tem evolução progressiva; envolve uma equipe de profissionais e tem recursos limitados.

        Dessa forma, uma empresa se constrói todos os dias por meio da realização dos processos, do relacionamento com fornecedores e clientes, da administração de compras, da administração de pessoas, da resolução de problemas; e, também, do gerenciamento de conflitos. Igualmente, de aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso.

        Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir projetos envolve todas as etapas do início ao fim, com planejamento, execução e controle das atividades. Projetos viabilizam mudanças positivas nas empresas. O ambiente de negócios é altamente competitivo. Quem quer se destacar da concorrência precisa inovar. Lançar novos produtos, criar novos processos, entender as necessidades de seus públicos. Como se organizar, minimizar riscos, otimizar recursos e satisfazer clientes.

Os principais aspectos envolvidos em um projeto e no seu gerenciamento envolvem diversas áreas de competência, como: Riscos, Escopo, Fornecedores e Partes Interessadas.

Segundo PMBOK, a área de risco descreve os processos relativos à realização do gerenciamento de riscos em um projeto. Temos cinco processos de planejamento e um de controle. Os processos dessa área de conhecimento tem como objetivo determinar como os riscos serão identificados, analisados e como as respostas serão planejadas e como risco será planejado. Criam uma lista de riscos identificados no projeto com diversas técnicas que ajudam a gerar essa lista de riscos, buscam priorizar os riscos com base no grau de criticidade, permitem atribuir probabilidade numérica aos riscos, definem estratégias e ações para lidar com os riscos negativos e positivos, monitoram os risco com novos risco sendo identificados, revisão das análises de riscos, definição de outras prioridades de riscos.

 A gestão de riscos é uma parte vital de todo e qualquer sistema de gestão e da abordagem da organização na implementação do seu sistema de gestão. Isto exige que qualquer atividade que esteja sendo planejada ou realizada, comece com um processo de reconhecimento de riscos, seguida de uma avaliação de riscos, utilizando um método adequado, determinação dos controles necessários, monitoramento dos riscos e do sistema de gestão de riscos propriamente dito.

 O principal ponto de gerenciar riscos é avaliar a incerteza do futuro de modo a tomar a melhor decisão possível. Os benefícios são melhores decisões, menos surpresas, melhora no planejamento, no desempenho e na efetividade e ainda, melhora no relacionamento com as partes interessadas.

O reconhecimento dos riscos estabelece o escopo da gestão de riscos de acordo com a necessidade do seu negócio. Define quais categorias de riscos deverão ser consideradas, identifica os perigos, ameaças e oportunidades para o seu negócio, e dessa forma, desenvolve estratégias para controlar esses riscos. Revisa a efetividade desses controles e melhora o sistema. A Gestão de riscos certamente contribuirá bastante para a redução de perdas desnecessárias por falta de controle.

        Em se tratando de Escopo, esta área descreve os processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo e apenas o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso. Podemos definir como tudo aquilo que contempla um projeto de um produto ou serviço.

 O escopo é o objetivo que se pretende atingir, é o propósito, o desígnio. Em projetos pode-se entender também como o limite de, ou o que vai atingir uma determinada operação dentro da qual os recursos de sistema podem ser utilizados.

Existem três processos de planejamento (três primeiros) e dois processos de controle e monitoramento (dois últimos). Os processos de planejamento criam um plano para o gerenciamento de escopo. Os processos de controle e monitoramento controlam se que o escopo está sendo cumprido conforme foi definido nos processos de planejamento e a verificação confirma com o cliente que está tudo correto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (189.8 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com