TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Individual 3º Semestre

Artigo: Portifólio Individual 3º Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  2.331 Palavras (10 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ANGELINA MARES DE SOUZA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL

3° semestre

Santa luzia

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL

3° semestre

Trabalho apresentado ao Curso Tecnólogia em Análise e Desenvolvimento de sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sistemas Operacionais, Analise de Sistemas II, Banco de Dados II, Linguagem de Programação e Estrutura de Dados, Ética Politica e Sociedade e Metodologia Cietífica.

Professores:

Polyanna P. Gomes Fabris

Adriane Loper

Roberto Nishimura

Merris Mozer e Anderson Macedo

Sergio de Goes Barboza

Andréa Zompelo

Santa Luzia

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 OBJETIVO

3 DESENVOLVIMENTO- Propriedades ACID

4. LOCADORA DE LIVROS- Sistemas Operacionais

5 LINEARES – FIFO FILO

6 LISTAS SIMPLESMENTE ENCADEADAS e duplamente encadeadas

7 ETICA

8 CONCLUSÃO

9 REFERENCIAS

2 introdução

O valor e a relevância da informação modificou o mundo modernodos negócios, domíná-la é uma fonte de poder, pois permite analisar fatores dopassado, compreender o presente, e principalmente, antever o futuro. Informação dequalidade é conhecimento, dispor de ferramentas para utilizá-lo de forma produtiva eajudar os envolvidos nas tomadas de decisões é o diferencial da gestão eadministração moderna.

“A revolução da informação representa uma nítida transferência de poder dequem detém o capital para quem detém o conhecimento.” Peter Drucker.

Neste contexto, a Tecnologia da Informação, através de seus recursos computacionais, como os Sistemas Informatizados, dão o suportetecnológico aos profissionais de gestão, combinando recursos humanos e digitaisque interrelacionam a coleta, o armazenamento, a recuperação, a distribuição e ouso de dados com o objetivo de eficiência gerencial (planejamento, controle,comunicação e tomada de decisão) nas organizações.

3Objetivo

Esta produção textual interdisciplinar do 3º semestre do curso deAnálise e Desenvolvimento de Sistemas, tem como objetivo aplicar e exercitar os conteúdos assimilados no período abordando os diversos conceitos, técnicas e práticas das listas lineares (FIFO e FILO), alocações simplesmente encadeadas eduplamente encadeadas, conceitos de ACID de uma transação, bem como a utilização de banco de dados relacional com aprogramação orientada a objeto, tudo isso sem nos esquecer que com princípios éticos e moraes, que conseguiremos ser um bons profissionais.

4 Desenvolvimento

4.1 PROPRIEDADES ACID

ACID (acrônimo de Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade), é um conceito utilizado para caracterizar uma transação.

4.1.1 atomicidade

Trata o trabalho como parte indivisível (atômico). A transação deve ter todas as suas operações executadas em caso de sucesso ou nenhum resultado de alguma operação refletido sobre a base de dados em caso de falha. Ou seja, após o término de uma transação (commit ou abort), a base de dados não deve refletir resultados parciais da transação.

Exemplos:

Ou todo o trabalho é feito, ou nada é feito.

Em uma transferência de valores entre contas bancárias, é necessário que, da conta origem seja retirado um valor X e na conta destino seja somado o mesmo valor X. As duas operações devem ser completadas sem que qualquer erro aconteça, caso contrário todas as alterações feitas nessa operação de transferência devem ser desfeitas;

4.1.2 CONSISTÊNCIA

Regras de integridade dos dados são asseguradas, ou seja, as transações não podem quebrar as regras do Banco de Dados. no contexto de banco de dados, o termo refere-se a transações que não violem nenhuma restrição de integridade durante a sua execução. Se a transação deixa a base de dados em um estado incorreto, é abortado e é reportado um erro.

4.1.3 isolamento

Tudo se parece como se o trabalho estivesse isolado. O resultado de uma transação executada concorrentemente a outra deve ser o mesmo que o de sua execução de forma isolada. Operações exteriores a uma dada transação jamais verão esta transação em estados intermediários.

Ex: Duas transações executadas juntas.

Transação Y altera o nome do cliente.

Transação X altera o nome do mesmo cliente;

Ao fazer insert,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com