TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Inteligencia Artificial

Por:   •  22/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

DISCIPLINA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Prof. Cao Ji Kan

Aluno: Carlos César Dourado Santana

RA: 267102016

Portfólio

GUARULHOS

2018

Agentes inteligentes

Definição

Os agentes são sistemas que percebem o ambiente e tomam decisões. Em Inteligência Artificial é composto pela arquitetura e o programa. Agentes inteligentes são aqueles agentes que tomam decisões baseados na percepção do ambiente por meio dos sensores e modificação das condições por meio dos atuadores. Podem ser reativos ou pró-ativos.

Aplicações e Exemplos

Sistemas inteligentes encontram uma vasta gama de aplicações. Em jogos de computador, o uso de algoritmos de Inteligência Artificial torna os jogos mais intuitivos e divertidos. Além disto, pode-se encontrar aplicação dos agentes inteligentes em sistemas de direção autônoma possibilitando a tomada de decisões pelos veículos. Ainda, pode-se encontrar os sistemas inteligentes nos mecanismos de busca, fazendo com que os mesmos aprendam com os interesses dos usuários efetuados buscas mais personalizadas.

Mecanismos de Inteligência Artificial auxiliam os usuários de outras plataformas sobre como resolver problemas e conseguir ajuda. Aplicabilidade pode ser encontrada também na robótica, criando máquinas que conseguem analisar o ambiente e tomar decisões, efetuados alterações ou ainda, assumindo parâmetros.

Sistemas especialistas

Definição

O sistema, posto agente inteligente, é definido como um sistema que por meio de percepção (alimentação de dados), irá tomar decisões sobre assuntos de condão especialista, ou seja, dentro de uma área especializada do conhecimento humano.

Um sistema especialista é uma forma de sistema baseado no conhecimento especialmente projetado para emular a especialização humana de algum domínio específico. Um SE irá possuir uma base de conhecimento formada de fatos e regras sobre o domínio, tal como um especialista humano faria, e devem ser capazes de oferecer sugestões e conselhos aos usuários.

Arquitetura

A Arquitetura do sistema especialista é o hardware para percepção do ambiente (sensores), e a tomada de decisões podendo haver alteração do ambiente (atuadores). Mais precisamente é a estrutura onde o programa especialista encontra base para aplicar decisões na área do conhecimento especializada.

Algoritmo A*

Definição

Algoritmo A* (A estrela) é um sistema de inteligência artificial onde busca-se uma boa solução para um problema. Não oferece uma ótima solução porque não comprova testando as demais opções. Utiliza-se uma lógica baseada em estados e custos, sendo determinados pela expressão f’(n) = g(n)+h’(n).

Robô em Ambiente 4x4

X

1

2

3

4

Y

1

C

1

2

3

2

4

5

6

7

3

8

9

10

11

4

12

13

14

F

Estando o robô no início (C), não sendo admitidos movimentos de retorno, determina-se o caminho da seguinte maneira:

Cálculos:

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Em C:

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Em 5:

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

Em 10:

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Em F:

[pic 14]

Aberto: {C, 5, 10, F, FIM}

Fechado: {1, 2, 3, 4, 6, 7, 8, 9, 11, 12, 13, 14}

Sucessores: {F, 10, 5, C}

Lógica Fuzzy

A lógica Fuzzy foi desenvolvida por um lógico polonês chamado de Jan Lukasiewicz (1878-1956) quando em 1920 introduziu conjuntos com graus de pertinência sendo 0 , ½ e 1 e, mais tarde, expandiu para um número infinito de valores entre 0 e 1.

A primeira publicação sobre lógica foi em 1965, onde foi denominada e seu autor Lotfi Asker Zadeh, onde fez combinações com os conceitos da lógica clássica e os conceitos do lógico Jan Lukasiewicz. Entre 1970 e 1980 as aplicações industriais da lógica Fuzzy aconteceram com maior importância na Europa e após 1980, o Japão iniciou seu uso com aplicações na indústria. Algumas das primeiras aplicações foram em um tratamento de água feito pela Fuji Electric em 1983 e pela Hitachi em um sistema de metrô inaugurado em 1987. Por volta de 1990 é que a lógica despertou um maior interesse em empresas dos Estados Unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (218 Kb)   docx (86.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com