TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Tecnologia Da Informação

Pesquisas Acadêmicas: Portifólio Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  3.811 Palavras (16 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 16

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

RECURSOS HUMANOS/1ºSEMESTRE

CARINA CHAGAS DOS SANTOS

SISTEMAS DE INFORMÇÕES E ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES

ALEGRETE /RS

CARINA CHAGAS DOS SANTOS

INFORMAÇÃO E ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES

Até onde a ética nos permite usar as informações sem por em risco a organização?

Trabalho apresentado à UNOPAR, em requisito a produção textual individual do 1º semestre. Portfólio das disciplinas :

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Henry Nonaka

ÈTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

Marcia Bastos

ECONOMIA E MODELO DE GESTÃO

Joenice L .Santos

Mônica Maria Silva

ALEGRETE/RS

2014

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------------------1

2 DESENVOLVIMENTO---------------------------------------------------------------------------------2

2 .1 ÉTICA DA EMPRESA-------------------------------------------------------------------------------3

2. 2 USO CORRETO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES----------------------------------3

2.2.1 SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO-----------------------------3

2.2.2 BENEFÍCIOS E PROBLEMAS TRAZIDOS PELA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO----------------------------------------------------------------------------------------------3

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS--------------------------------------------------------------------------4

4 REFEÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------------------------5

1. Introdução

1.1 Informação e Ética nas organizações

As informações e os modelos de informações podem até mudar com o passar do tempo. Porém a ética não muda sabendo-se disso trava-se grandes batalhas para que o uso de ambas seja usado em prol de todos ( empresa ,funcionário, clientes e fornecedores).Quando uma organização opta pelo mau uso do seu poder de informação ela põe em risco não só a lucratividade como também os seu colaboradores o mau uso e a falta de ética tendem a declinar a empresa fazendo com que a mesma perca o respeito e a credibilidade em todo o seu mercado.

"À empresa que busca somente resultados ou as vantagens imediatas é suicida a responsabilidade a largo prazo é uma necessidade de sobrevivência e neste aspecto a ética constitui um fator importante para os ganhos. por si só a ética não é condição para bons negócios mas o propicia".

ELMA LURDES CAMPOS PAVONE ZOBOLI

www.fecra.edu.br/admin/arquivos/ETICA.pdf

Baseado nessa afirmação, podemos refletir sobre como a falta de ética nos conduz a erros irreparáveis para a imagem de um funcionário ou até mesmo para uma organização. As questões e os problemas de uma organização e as informações obtidas por ela devem ser usadas para seu beneficio sim, porém sempre com a ética na frente.

"A imagem da empresa não pode ser vilipendiada ou reduzida á simples peça publicitária uma vez que ela representa ativo econômico sensível à credibilidade que inspira a dimensão ética é uma parte decisiva dentro do conceito de qualidade que a empresa apresenta á sociedade.

ELMA LURDES CAMPOS PAVONE ZOBOLI

www.fecra.edu.br/admin/arquivos/ETICA.pdf

1

2-DESENVOLVIMENTO

2.1 ÉTICA DA EMPRESA

Em agosto de 2012 o grupo HSBC ,foi condenado a pagar uma indenização milionária a um grupo de 152 colaboradores afastados por problemas de saúde, por ter espionado e invadido a privacidade profissional e pessoal desses.

Analisando esse caso, temos a nítida certeza de que a ética precisa ser revista em algumas empresas, e as informações por elas obtidas não devem ser usada para seu único e exclusivo benefício. Alias, nesse caso o grupo nem mesmo deveria ter obtido essa informação, pois usou de métodos contraditórios e fora da lei para obter o poder da informação.

"O fluxo de informações eficaz e eficiente possui um efeito multiplicador com o poder de dinamizar todos os setores organizacionais, constituindo, por sua vez, a força motora do desenvolvimento político, econômico, social, cultural e tecnológico. Porém infelizmente, de um modo geral, é a comunicação formal e burocrática que as empresas mais utilizam no seu cotidiano".

PAULO SPINATO

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-importancia-do-fluxo-de-informacoes-organizacional/45057/

2.2 O USO CORRETO DAS INFORMAÇÕES

O conhecimento, que envolve o nosso trabalho, implica continuamente a busca de informações principalmente a partir da Internet com frequência . O uso diário da rede, facilita ações que põe em risco o correto uso das informações obtidas e fornece a impressão errada de que tudo é acessível, sem impedimentos aparentes. Isto é essencial para conhecer as implicações legais, sociais e éticas de informação.

Segundo SPINATO a informação é um fator indispensável tanto no contexto interno como externo das organizações, e não há como competir se não houver acesso a um fluxo de informação eficaz, legítimo e impoluto. Ainda assim nenhuma tecnologia da informação pode superar a comunicação humana, pois sem ela a informação se torna deficiente, sem muita necessidade

. Por mais tecnológica que seja uma organização ela só triunfará colaboradores engajados, seguros, confiáveis e éticos e que façam dessas ferramentas.

2

2.2.1 SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

Segundo MANUEL CASTELLS - sociólogo da universidade de Paris entre os anos 1967 e 1979 -"existe uma relação simbiótica entre a tecnologia e a informação em que uma contempla a outra" ou, seja, não existe tecnologia se não houver informação. Por isso em uma sociedade de informação é tão importante saber manipular as tecnologias em prol de informações que estão em constante mudança e necessitam de atenção total.

Vivemos a cada dia uma nova revolução tecnológica. Mas sem a informação e o conhecimento seria impossível isso acontecer. A informação é todo o dado absorvido, selecionado, aprendido e que pode ser utilizado, porém não tem utilidade nenhuma se não for transformado em conhecimento, o conhecimento são, dados que serão utilizados para um fim, o conhecimento é a informação trabalhada tanto por recursos tecnológicos como por pessoas de áreas específicas de tais informações.

Não baste obtermos informações é preciso estudar, compreender, avaliar e utilizar essas informações para assim chegarmos ao tão necessário conhecimento.

"a geração, processamento e transmissão de informação se torna principal fonte de produtividade e poder"

MANUEL CASTELLS, 1999, pg21

2.2.2 BENEFÍCIOS E PROBLEMAS QUE TRAZEM A SOCIEDADE DA INFORMAÇAO

Dificilmente poderemos discutir os benefícios e os problemas que a sociedade da informação nos traz sem antes entrarmos em um fervoroso debate de opiniões, até porque são infindáveis as ideias a cerca do assunto.

A maneira como a informação e conhecimento chegam até nós é tão rápida e com um custo tão baixo que nos faz utiliza-la de maneira muitas vezes, impensada, principalmente no meio das organizações onde não haja preparo e coerência no uso, pois nem todas as empresas e pessoas estão preparadas, para exercer o poder que o conhecimento dá. 3

Logicamente existem muito mais benefícios do que problemas na sociedade da informação ao pensarmos nas áreas das ciências, humanas, e exatas podemos ver o tamanho do progresso que as informações puderam proporcionar. Sendo assim quando colocadas na balança ás vantagens e desvantagens da sociedade da informação e do conhecimento devemos é claro nos curvar aos benefícios

3-CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após refletirmos sobre a tecnologia e a ética no contexto geral das organizações, podemos concluir, que o GRUPO HSBC usou recursos ilícitos além de má fé para com seus colaboradores, expondo de maneira escandalosa suas vidas, tanto no âmbito profissional como pessoal, a falta de ética e preparo dos gestores e até mesmo do departamento de pessoas gerou um alto índice de licença saúde, pratica essa de fato usada de forma ilegal por muitos trabalhadores de diversas áreas em todo o país, a lei federal do ministério do trabalho prevê que todo o trabalhador tenha o direito ao afastamento desde que comprovada a sua impossibilidade para exercer suas funções laborais, porém alguns profissionais alegam determinadas doenças sem ao menos comprovarem com exames e atestados médico, o que causa uma, certa suspeita por parte das empresas, levando a atitudes extremas como a do caso do GRUPO HSBC.

Mas ao levarmos em conta a ética nas empresas, a qualidade do setor de recursos humanos no que diz respeito a treinamento motivação e até mesmo na qualidade de analise dos perfis para contratação e o respeito às leis trabalhistas e cíveis veremos que, há mais empresas e pessoas fazendo bom uso da ética, das informações e dos direitos do que ao contrario.

4

4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

CASTELLS, MANOEL, A sociedade em rede, página 21, 1999,

ZOBOLI, ELMA LURDES CAMPO POVANE, A interface entre a ética e a administração hospitalar páginas 58 a 82, http://www.fecra.edu.br/admin/arquivos/ETICA.pdf

SPINATO, PAULO, Administrador, Gestor de negócios e Docente em Educação Profissional, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal Farroupilha.

. http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-importancia-do-fluxo-de-informacoes-organizacional/45057/, MAIO DE 2010.

5

...

Baixar como  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »