TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porto Sul

Trabalho Escolar: Porto Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Probióticos podem ser definidos como micro-organismos vivos que, ao serem administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro (FULLER, 1989; FAO-WHO, 2001; SCHREZENMEIR & DE VRESE, 2001). Estes micro-organismos são mundialmente utilizados como preparações farmacêuticas ou produtos fermentados.

Para ser utilizado como probiótico, o micro-organismo deve ser inócuo, tolerar o baixo pH do suco gástrico, resistir à ação da bile e das secreções pancreáticas e intestinais, resistir ao processamento de alimentos e rações, mantendo-se viável por longo período durante a estocagem e transporte sem perder a funcionalidade, manter-se metabolicamente ativo no intestino e não transportar genes que conferem resistência a antibióticos (SAAD, 2006).

Um micro-organismo que apresenta potencial probiótico deve exercer efeito protetor ao hospedeiro contra enteropatógenos. Esse efeito protetor podem incluir a produção de substâncias antimicrobianas (VANDENBERGH, 1993), inibição da adesão dos patógenos à mucosa intestinal, (BERNET et al., 1994; CZERUCKA & RAMPAL, 2002), competição por nutrientes e inibição da produção ou ação de toxinas microbianas (CZERUCKA et al., 1994; BRANDÃO et al., 1998); estímulo do peristaltismo e da maturação e renovação das células epiteliais do cólon (MCFARLAND, 2000), e a modulação da microbiota intestinal ou do sistema imune do hospedeiro (KAILA et al., 1992).

Nas últimas décadas, muita atenção também tem sido dada à modulação da microbiota intestinal normal por probióticos. Esses micro-organismos podem auxiliar na manutenção da barreira mucosa intestinal, assim como estimular a produção de anticorpos, a atividade de fagócitos e dos linfócitos natural killer. Podem atuar também auxiliando o desenvolvimento e a maturação do sistema imune entérico e sistêmico do hospedeiro, estimulando a expansão clonal de linfócitos e prevenindo sua apoptose, estimular o aumento da produção intestinal de citocinas anti-inflamatórias e reduzir a produção de citocinas pró-inflamatórias (PASCHOAL et al., 2010).

A grande vantagem da terapia com os probióticos é a ausência de efeitos secundários, como a sel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com