TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possíveis consequências negativas da tecnologia

Artigo: Possíveis consequências negativas da tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Artigo  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Há um bom tempo, nossa sociedade é fascinada com as conquistas da tecnologia. Por isso, costuma exaltar acriticamente os avanços dela, parecendo acreditar que a qualidade e o futuro da vida social dependem exclusivamente disso. Entretanto, a tecnologia também apresenta consequências negativas tanto para o indivíduo como para a sociedade, inclusive porque influi de modo decisivo no próprio processo de socialização. Com base na reportagem "Os dez novos mandamentos", publicada na revista VEJA, reflita com seus alunos sobre a natureza da tecnologia, a fim de identificar e esclarecer seus possíveis efeitos negativos.

Desenvolvimento

1ª aula

Comece por propor aos alunos uma reflexão sobre as afinidades e as diferenças entre a enxada e o trator moderno. Destaque que ambos parecem ter a mesma natureza e finalidade, ou seja, eles se destinam ao cultivo da terra. A fim de dinamizar a reflexão, solicite a eles a leitura e a discussão em grupo do texto abaixo:

O que é a tecnologia?

O ser humano sempre dependeu de sua atividade material - o trabalho - a fim de garantir a sobrevivência. O trabalho permite a ele extrair da natureza seu sustento. Nessa empreitada, constatou ser o corpo humano muito limitado, de modo que desde épocas remotas se viu forçado a inventar modos engenhosos de prolongá-lo a fim de executar determinadas tarefas com mais facilidade e rapidez. Com o uso de um bambu, por exemplo, pode alcançar as frutas localizadas nas árvores altas, coisa que facilitou sobremaneira sua labuta com a natureza. Ao conjunto dos instrumentos que prolongam o corpo humano tornando-o mais apto a executar tarefas relativamente difíceis ou complexas damos o nome de técnica. Nesse sentido, a técnica existe desde épocas remotas, sendo uma característica das mais diversas sociedades ou culturas.

Entretanto, para o filósofo Herbert Marcuse, a técnica não apresenta mais esta face propriamente humana no capitalismo. Neste, ela teria sofrido uma transformação radical, dando origem ao que o autor denomina de "tecnologia". Esta seria um projeto histórico-social de dominação e exploração da natureza, que implicaria inclusive o desenvolvimento das ciências e a aplicação prática de seus conhecimentos, coisa que, por sua vez, possibilitaria a produção em grande escala de máquinas e equipamentos dos mais diversos. A tecnologia, ao lograr maior domínio sobre a natureza, conseguiria também substituir ou eliminar o trabalho humano do processo produtivo, realizando desse modo outro objetivo social fundamental, já que permitiria tanto formidável expansão da taxa de lucro das indústrias quanto espetacular crescimento da concentração do capital.

A tecnologia -ou processo tecnológico - não se resume a isso. Ela abarca também o conjunto o conjunto de métodos e de modos destinados a organizar o sistema de produção e, consequentemente, o próprio processo de trabalho industrial. Atualmente, ela se propagou para além das fronteiras das fábricas, impondo-se em toda atividade produtiva, de modo a se tronar preponderante em todos os setores da vida econômica e social.

O processo tecnológico não produz qualquer mercadoria. Ao contrário, ele escolhe e decide previamente o que a sociedade deve produzir e consumir. Seus produtos são cientificamente planejados, de maneira a despertar novas necessidades nos consumidores. Eles não são produtos neutros, mas portadores de significados afetivos, sociais e políticos. Eles induzem os consumidores a se comportarem de determinadas maneiras, como é o caso dos automóveis ou dos aparelhos de som. Por essa razão, o consumo se tornou uma forma de integração e de aceitação da sociedade. Não consumir os produtos tecnológicos, especialmente os da moda do momento, implica o risco da discriminação social e o do não reconhecimento social.

Após a leitura e a análise do texto, comente o sentido do conceito de tecnologia proposto pelo autor e mostre como o termo é empregado comumente em sentido bem diverso. Em seguida, peça aos alunos para concluírem a reflexão inicial, referente às semelhanças e diferenças entre a enxada e o trator.

Aproveitando as respostas fornecidas, destaque ser a enxada originalmente um instrumento artesanal, de fabricação simples, produzido desde épocas remotas, além de ser também um utensílio individual. Comente que sua forma não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com