TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Profissional

Exames: Pratica Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Prática Profissional em Tecnologia da Informação

Curso: Sistemas de informação

Professor:

Nome do aluno: Lucas Veber de Brida

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Segundo a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), as categorias de ocupações podem se dividir em áreas e subáreas. Na área de TI (Tecnologia da Informação), existem diversas ocupações que podem estar agrupadas ou desenvolvidas por diversos profissionais. Dentre as principais categorias encontradas, podemos citar: analistas de sistemas computacionais, engenheiros em computação, administradores de redes, sistemas e banco de dados, gerentes de TI, dentre outros. Acesse o site da CBO em http://www.mtecbo.gov.br/ e pesquise outras três ocupações na área de TI, preenchendo o quadro abaixo: (3,5 pontos)

Código de Ocupação 1- 2124-10 2- 1425-25 3- 3171-10

Título Analista de redes e de comunicação de dados Gerente de segurança de tecnologia da informação Programador de sistemas de informação

Descrição O Analista de redes desenvolvem e implementam informatizados, afim de melhorar a funcionalidade dos sistemas, escolhendo ferramentas para o desenvolvimento. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Gerente de segurança trabalham com padrões e coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática. Desenvolvem sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetam, implantam e realizam manutenção de sistemas e aplicações; selecionam recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento. Planejam etapas e ações de trabalho.

Condições gerais de exercício São capazes de atuar em qualquer setor da atividade econômica, como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas. Os profissionais podem exercer sua função em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados O programador de máquinas-ferramenta com controle numérico se faz presente na indústria. O programador de sistema de informação e o programador de maquina-ferramenta com controle numérico são, predominantemente, empregados com carteira assinada, ao passo que o programador de multimídia trabalha também como autônomo.

Formação e experiência A requisição da área é curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência requerida para exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional. Requer-se ensino técnico de nível médio de informática ou superior incompleto em áreas como ciências exatas, informática, engenharia. A atualização profissional permanente é condição para o seu exercício. Para o programador de máquinas-ferramenta com comando numérico requer de três a quatro anos de experiência. As demais ocupações, de um a dois anos.

Áreas de Atividade Administrar recursos de rede, Administrar banco de dados, Executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas Monitorar resultados, Acompanhar atividades de gestão de mudanças, Monitorar operacionalização das soluções, Propor melhorias nos processos operacionais Desenvolver interface gráfica, Aplicar critérios ergonômicos de navegação em sistemas e aplicações, Montar estrutura de banco de dados, Codificar programas, Compilar programas, Testar programas

Competências Pessoais Desenvolver raciocínio abstrato,

Demonstrar criatividade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com