TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMERGENCIA DE UM NOVA PRATICA PROFISSIONAL

Trabalho Universitário: EMERGENCIA DE UM NOVA PRATICA PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 2

Página Inicial » Ciências Sociais

Emergência De Nova Prática Profissional No Contexto De Efervescência Do Populismo (1961-1964).

Cadastre-se para

acessar o trabalho completo

Enviado por magnosantos, abril 2011 | 5 Páginas (1105 Palavras) | 7 Consultas |

4.51 12345

| Denunciar |

Envie

EMERGÊNCIA DE NOVA PRÁTICA PROFISSIONAL NO CONTEXTO DE EFERVESCÊNCIA DO POPULISMO (1961-1964).

É nesse período que se inicia o desenvolvimento, no Brasil no contexto de uma perspectiva crítica do Serviço Social tradicional, quando setores da categoria profissional dos assistentes sociais esboçam algumas tentativas de novas experiências de vinculação da ação profissional aos processos e lutas por mudanças.

Esses profissionais são impulsionados por uma agitação política que ganha força no Brasil em toda a América Latina. Perante a crise do modelo desenvolvimentista.

Neste período, João Goulart assume a presidência após a renúncia de Janio Quadros, tenta promover mediante uma política populista o nacionalismo desenvolvimentista, contrapondo-se ao processo de internacionalização da economia brasileira e abrindo espaços para os processos de mobilização e lutas a favor das mudanças de base, no contexto de um processo de ampla luta política.

Goulart impõe uma série de restrições aos investimentos multinacionais, com severa política de controle de remessa de lucros (royalties, transferência de tecnologia, legislação antitruste, negociação para nacionalização de corporações estrangeiras), adoção de uma política nacionalistas de apoio e concessão de subsídios diretos ao capital privado nacional.

Engajamento e apoio de amplos setores sociais nas lutas pelas reformas estruturais e reformas de base, com especial atenção para uma política externa independente. Esse processo atinge operários, camponeses, estudantes, intelectuais, liga camponesa, sindicatos, Movimento de Educação de Base-MEB, Movimentos populares de cultura.

A questão social nesse período é enfrentada por medidas de extensão da educação, ampliação da legislação trabalhista ao trabalhador do campo, barateamento do preço dos alimentos, combate às doenças endêmicas e programas de habitação popular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com