TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologias Das Construções Em Estruturas De Concreto Armado

Por:   •  2/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.097 Palavras (13 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 13

Patologias Das Construções Em Estruturas De Concreto Armado

Lorrayne Souza Silva

Rafael Morochi

RESUMO

O presente trabalho tem a finalidade de analisar e exemplificar as principais manifestações patológicas observadas nas estruturas de concreto armado, além de abordar suas possíveis causas e origens, com base nas bibliografias consultadas. Sua principal motivação é salientar a importância de se prevenir essas irregularidades, a fim de se evitar problemas futuros, desperdícios, retrabalho e consequentemente custos extras no orçamento.  Em primeiro lugar, a abordagem visa demonstrar a necessidade da conformidade com as normas e boas práticas da construção, nas fases de planejamento, concepção e manutenção de todas as estruturas que contemplam o concreto armado. Em segundo lugar, procede-se o estudo a respeito das patologias dos sistemas construtivos, e seus mecanismos de degradação, listadas algumas das patologias mais recorrentes e suas principais características. Em terceiro lugar, expõe-se os principais métodos e os equipamentos mais utilizados para análise das manifestações patológicas. Por fim, faz-se a exposição das metodologias, dos resultados obtidos e conclusão acerca do estudo aqui realizado. Dado o exposto, conclui-se que, se fez necessário ampliar os conhecimentos no ramo da engenharia civil, norteando os profissionais aos métodos mais eficazes e corretos.

Palavras-chave: Patologias. Concreto Armado. Estrutura. Oxidação. Degradação.

  1. INTRODUÇÃO

As construções são de extrema importância para todas as atividades humanas existentes, seja nos meios comerciais, residenciais ou industriais, tendo a finalidade de atender as premissas dos clientes, além de fazer cumprir as determinações normativas e/ou boas práticas da construção.

Em meados dos anos 70, a durabilidade das estruturas de concreto se tornou fonte de preocupação de construtores e usuários das edificações, incidindo no aumento dos estudos acerca dos processos de deterioração e, consequentemente, no desenvolvimento de novas estratégias de atenuação dos vícios construtivos.

O presente trabalho busca demonstrar as principais falhas dos elementos estruturais encontrados nas estruturas de concreto armado, relacionar suas causas e de que maneira se pode identifica-las. A escolha do tema se baseia na falta de critério técnico no que tange a carência na escolha dos materiais aplicados, a falta/falha do dimensionamento dos projetos elaborados e a escassez de mão de obra adequada, e contribui ainda para o enriquecimento da literatura atual.

Caso haja referencias que demonstrem de que forma esses vícios evoluem, prontamente as metodologias construtivas serão aperfeiçoadas, resultando em um guia prático com o intuito de melhorar os métodos a serem empregados pelos profissionais da área, além de propiciar benefícios sociais e econômicos.

Com o intuito do aprofundar o estudo das manifestações patológicas nas estruturas de concreto armado, foi instaurada uma nova especialidade, chamada de patologia do concreto armado.

Este trabalho visa compreender as patologias mais frequentes nas estruturas de concreto armado nas fases de concepção, execução e/ou manutenções das construções, abordando seus conceitos e principais tipos de patologias, além de exemplificar a respeito da importância de reduzir sua incidência. Serão tratadas, ainda, os principais fatores que levam a vulnerabilidade das estruturas, bem como os métodos mais usuais para sua avaliação.

Este artigo visa elucidar ao leitor a respeito dos vícios recorrentes nas estruturas compostas de concreto armado. Afinal, quais os principais fatores que levam as estruturas de concreto armado apresentar manifestações patológicas ao longo de sua vida útil?

  1. DESENVOLVIMENTO[a]

As patologias são de origens diversas, tais como falhas nas fases de projetos, fase de execução e nas etapas de manutenção.

Os resultados do estudo de Fortes (1994) a respeito da origem das patologias com base nas etapas demonstram que ainda é necessário investir recursos para aprimorar a fase de projeto das construções, conforme figura 1.

Figura 1 - Origem das patologias

[pic 1]

Fonte: Adaptado de Valente (2008).

A figura supracitada demonstra que as falhas no estágio de projetos são mais ordinárias, contudo, os pareceres do estudo de Piancastelli (2014), demonstram o contrário, no qual com o passar dos anos as origens das patologias ficaram mais recorrentes na fase de execução, evidenciando a baixa na qualidade da mão de obra atual das construções.

Figura 2 – Origem das patologias – Contexto atualizado

[pic 2]

Fonte: Adaptado de Piancastelli (2014).

A associação dos três conceitos citados se correlaciona, sendo essencial o estudo a respeito da particularização de cada termo, visando proporcionar uma correta avaliação das estruturas.

  1. PATOLOGIAS GERADAS NA FASE DE PROJETO

As manifestações patológicas identificadas nas estruturas de concreto armado que possuam causas relativas à fase de projeto, são decorrentes do mau planejamento e/ou falhas técnicas, sejam por desconhecimento ou negligência na elaboração do anteprojeto ou na concepção do projeto executivo. Deve-se evitar a inexistência de previsão na execução, bem como a tomada de decisões apressadas ou as adaptações nestas etapas (HELENE,1988).

Para guiar os profissionais acerca da qualidade dos materiais e sistemas construtivos adequados, adotando os requisitos de conforto, funcionalidade, e segurança, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) elaborou a NBR 15575-2 para atender os requisitos de projetos dos sistemas estruturais, possibilitando a avanço na escolha adequada dos recursos e métodos a serem aplicados no detalhamento de projetos e, consequentemente, na execução das obras pelas empresas e profissionais do ramo.

  1. PATOLOGIAS GERADAS NA FASE DE EXECUÇÃO

Após a fase dos estudos e da elaboração dos mais diversos projetos, inicia a fase de execução, aonde deve ser contemplado o planejamento das etapas construtivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com