TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios e elementos de operações de depósito básicos

Seminário: Princípios e elementos de operações de depósito básicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Seminário  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

Confrontando a teoria com a prática empresarial e utilizando os princípios básicos e elementos das operações da armazenagem, a empresa abordada organiza o fluxo de trabalho do seguinte modo:

• Aquisição e Recebimento de materiais entregues pelo fornecedor;

• Processamento e Embalagem: processamos identificando, separando por tamanho e modelo;

• Formação de Lotes;

• Movimentação e documentação para transporte: Os lotes são formados e acondicionados em pallets ou caixas (dependendo do tamanho e quantidade do material), movimentados, empilhados e armazenados e assim que for emitido algum pedido, o material é separado e movimentado para a expedição onde é realizada a embalagem adequada, identificando o peso e volume. É gerada a nota fiscal para a expedição do material via transportadora com frete FOB (por conta do destinatário);

Abaixo, descrevemos os princípios básicos da armazenagem utilizados em prática na empresa acima citada:

Planejamento: Antes da aquisição do material, é avaliada a área de armazenagem, verificando a existência de efetivas condições físicas e técnicas para receber o material.

Flexibilidade Operacional: As portas, docas, equipamentos, corredores e estrutura do armazém são adaptados para melhor receber, movimentar e armazenar o material.

Simplificação: O layout do armazém foi desenvolvido com o objetivo de simplificar o fluxo de entrada e de saída dentro dos seus padrões físicos existentes, assim gerando aumento da produtividade. Algumas vezes realizamos o Cross Docking, onde o material recebido é redirecionado fazendo somente o transbordo entre as docas.

Integração: No espaço de armazenagem, de modo organizado, desenvolvemos várias atividades simultâneas, exemplo: estocagem, abastecimento, picking, etc.

Otimização de Espaço Físico: Já no recebimento, o material é acondicionado em pallets ou caixas que tem as dimensões da locação (endereço) que será armazenado, ocupando o espaço total da locação e que possibilita de forma fácil e segura a movimentação.

Otimização de Equipamentos e Mão de Obra: Os equipamentos são distribuídos às áreas dependendo da necessidade em suas atividades e a mão de obra esta treinada e habilitada em exercer quaisquer atividades do armazém, pois quando uma área está ociosa os colaboradores são redirecionados para outras áreas.

Verticalização: A estrutura do armazém ainda não é verticalizada, mas já existe um projeto, sem perder o foco da segurança da movimentação.

Mecanização: Nas áreas com necessidades, o material é movimentado com a utilização de equipamentos mecânicos, exemplo: transpaleteiras elétricas e empilhadeiras.

Controle: Em todo o processo existe um banco de dados onde podemos analisar as estatísticas da armazenagem. O controle é realizado com base em linhas/hora, ou seja, cada item é igual a uma linha e, depois de planejado a quantidade de linhas/hora que precisa ser processada para atingirmos os objetivos, isso se implanta como meta pela área de vendas.

Segurança: A estrutura da área de armazenagem garante a integridade física do material armazenado, existe uma distância segura das instalações e dos equipamentos, além do sistema “combate ao fogo” instalado no armazém e em toda a planta.

Preço: Assegurando que todos os princípios básicos acima citados estejam sendo utilizados da melhor maneira, a empresa garante a competitividade das tarifas de armazenagem e manutenção dos preços juntos aos clientes.

Elementos das Operações da Armazenagem (Descarga, Conferência e Recebimento): O veículo de transporte estaciona na doca no horário previamente agendado para descarregar o material. Antes da descarga do material fazemos uma checagem se o material está tudo conforme, se sim continuamos o processo, se não, fotografamos e relatamos as não conformidades e comunicamos as partes interessadas.Conferimos o material confrontando o físico com a documentação conforme realizamos o recebimento/descarregamento com o pessoal e equipamentos adequado.

Marcação: Identificamos cada item com etiquetas informando o código, descrição e quantidade em todas as embalagens. Logo após, identificamos o volume com papel A4 contendo as seguintes informações: data de recebimento, nome do conferente, código e quantidade total do item neste volume. Em caso de item frágil, inflamável e “perigoso” identificamos os com etiqueta adesiva correspondente à sua classe.

Separação: Separamos por tamanho e modelo.

Segregação: Segregamos os itens tóxicos e inflamáveis e armazenamos em uma área apropriada.

Endereçamento: A maioria dos itens já possui endereços próprios, em caso de novo item, devemos cadastrá-lo em um endereço considerando os seguintes fatores: peso e dimensões, item tóxico ou inflamável e sua previsão de saída.

Armazenagem (de fato):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com