TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimentos de Ensaio de Conformidade

Por:   •  16/4/2020  •  Abstract  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Resumo da Norma 16150 – Sistemas fotovoltaicos – Características da interface de conexão com a rede elétrica de distribuição – Procedimentos de ensaio de conformidade

BRUNO SAHARA

CARLOS JUNIO

EDUARDO LEME

JOÃO VICTOR RIBEIRO CARDENAS

RENAN ROCHA GOMES

Junho – (2019)


  1. Escopo

A norma NBR 16150 tem como finalidade especificar os procedimentos de ensaio para verificar se os equipamentos utilizados no sistema fotovoltaico e a rede de distribuição de energia estão conformes como a NBR 16149.

Assim, a norma se aplica a conversores estáticos mono ou polifásicos em sistemas fotovoltaicos de conexão à rede elétrica.

A norma não se aplica a ensaios contra ilhamento, conforme a NBR IEC 62116 e não trata procedimentos de ensaio referentes as IEC 62109-1 e IEC 62109-2.

O sistema fotovoltaico é formado por componentes tais como inversores, controladores de carga, dispositivos para controle, supervisão e controle e entre outros.

Assim, para que a qualidade de energia do sistema fotovoltaico tenha compatibilidade com à rede elétrica, é estabelecido uma série de procedimentos para identificar anormalidades e posteriormente cessar o fornecimento de energia a rede, tais como as práticas e normas à tensão, cintilação, frequência, distorção, harmônica e fator de potência.

As formas de ondas devem ser medidas com instrumentos adequados para cada tipo de medição e armazenamento de dados com amostragem de 10kHz ou superior. A exatidão de ser melhor ou igual a 1% da tensão nominal de saída do inversor ou igual ou superior a 1% da corrente de saída nominal do inversor.

Para medição de tensão, frequência e, corrente e potência de entrada e saída, os instrumentos de medição deverão ter exatidão de medida igual ou superior a 0,2% da leitura de tensão, ou melhor ou igual a 0,01 Hz, melhor igual a 0,1% da corrente nominal do ESE e melhor ou igual a 0,5% da leitura da potência.

O simulador de gerador fotovoltaico é capaz de simular corrente x tensão e tempo de resposta do gerador, conforme é estabelecido na tabela 1.

Tabela 1 - Especificação do simulador de gerador fotovoltaico

Itens

Especificação

Potência de saída

Suficiente para fornecer a potência de saída do ESSE e outros níveis especificados no ensaio

Velocidade de resposta

O tempo de resposta de um degrau na tensão de saída, devida a uma variação de 5% de potência, deve acomodar a corrente de saída dentro de 10% do seu valor final em menos de 1ms

Estabilidade

Com exceção das variações pelo SPMP e ESSE, a potência de saída deve permanecer estável dentro de 1% do nível de potência especificado.

Fator e forma

0,25 a 0,8

Para analise de conformidades de cintilação deve não exceder os limites dos conteúdos das IEC-61000-3-3 (sistemas com corrente inferior a 16 A), IEC 61000-3-11 (para sistemas com corrente entre 16 A a 75 A) e IEC 61000-3-5 (corrente superior a 75 A).

O fabricante do ESSE é responsável fornecer o deslocamento da corrente de saída, o simulador do gerador fotovoltaico deve estar configurado para fornecer 33% para o ESSE da sua potencia c.a nominal. Configurar para até 110% da potência máxima do ESSE a 60 Hz. A corrente de saída deve ser superior a 0,5% da corrente nominal do ensaio do ESSE, e para o critério de aceitação não devem extrapolar os limites estabelecidos na NBR 16149.

 Para distorção em harmônicas as potencias de entrada do ESE equivalem a 10%, 20%, 30%, 50% 75% e 100% da potencia nominal de saída, na qual simula seis diferentes curvas do gerador FV. O simulador deve estar configurado com a menor tensão da faixa de operação do SPMP e absorver até 110% da potencia c.a. máxima do ESSE, a 60 Hz da tensão nominal do ensaio, para o critério de aceitação não devem extrapolar os limites estabelecidos na NBR 16149.

A medição do fator de potencia para os níveis de carregamento do ESSE devem registrar um valor de FP dentro de uma tolerância de +ou- 0,025.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (414.6 Kb)   docx (740.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com