TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimentos de Segurança na Construção Civil

Por:   •  16/3/2019  •  Monografia  •  4.709 Palavras (19 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 19

Centro universitário anhanguera de niterói

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Niterói

2017


IAN ROLEMBERG AGUIAR[pic 5]

[pic 6]

Acidentes com eletricidade na construção civil

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Niterói
Orientador: Katia Lavatori Caetano de Bastos


Niterói

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL        5

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO        6

3 JUSTIFICATIVA        16

4 METODOLOGIA        17

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        19

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        26

7 REFERÊNCIAS        29


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta a importância de se tomar medidas de proteção ao realizar qualquer operação em se tratando de eletricidade, tendo em vista o número e também, a gravidade dos acidentes quando ocorrem. Seja na indústria, na construção civil de larga escala ou até mesmo em instalações residenciais os acidentes são frequentes e podem causar graves problemas, tanto para a parte estrutural quanto humana. Sabe-se que quando se trabalha com eletricidade não pode haver erros e é necessário que se use todo e equipamento de proteção individual (E.P.I.) assim como que para a execução de todo e qualquer trabalho deve ser norteado pela NR 10 – Norma Regulamentadora em instalações e serviços em eletricidade, a qual trata das diretrizes básicas para implementação de práticas e condutas de segurança, visando zelar pela segurança e a saúde dos trabalhadores que estão envolvidos direta ou indiretamente no serviço. Há também a NBR-5410 que é uma norma técnica específica para baixas tensões (0Vca ou 120Vcc até 1000Vca ou 1500Vcc) que também visa garantir os procedimentos seguros afim de estabelecer os procedimentos corretos visando aumentar a segurança e mitigar os riscos existentes.  

Muitos dos acidentes envolvendo eletricidade ocorrem por falta de mão de obra capacidade, pois quem já esteve presente em obras sabe que a parte elétrica muitas vezes é feita de forma improvisada e em geral, por pessoas não qualificadas adequadamente ou então, que não fazem usos dos equipamentos de segurança, e não obstante, o projeto não atende as especificações das normas de segurança.

Há diversas formas de se evitar um acidente com eletricidade e minimizar os riscos, seja desde adequação do projeto e execução em consonância com as normas de segurança, elaboração da Análise Preliminar de Riscos mencionando todos os pontos críticos e os eventuais riscos, bem como contração de uma equipe especializada e treinada. Embora as medidas citadas acima sejam implementadas numa obra, ainda assim sempre existirá um risco de choque, pane ou alguma explosão elétrica.

E visando alertar e conscientizar sobre os perigos de se trabalhar com instalações elétricas de modo geral, este trabalho expõem as normas de segurança e os respectivos EPIs conforme os rígidos padrões brasileiros, que por sua vez, são reconhecidos pela sua excelência internacionalmente, os principais riscos presentes numa obra da construção civil, as principais causas de acidente e como evita-los.

  1. O PROBLEMA

 A construção civil sem dúvida emprega muitas pessoas no país e é indispensável para o progresso da nação, porém um dos aspectos negativos de todo esse processo é a alta taxa de acidentes nas obras, principalmente às relacionadas com energia elétrica. Como é possível em pleno século 21 e num país como o Brasil, no qual adere às normas rígidas de segurança e qualidade, que ainda ocorram tantos acidentes que tem como foco a eletricidade? O quadro que compõem o corpo de engenheiros do país é bem qualificado, adotamos um conjunto de normas e práticas de segurança que são rígidas, utilizamos equipamentos e ferramentas de trabalho de qualidade, em sua maioria às mesmas são certificadas internacionalmente. Afinal, por que ainda há tantos acidentes com eletricidade na construção civil? Como reverter esse quadro, salvar vidas humanas e baratear custos?


2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Apontar os principais acidentes com eletricidade na construção civil no Brasil, suas causas e como evita-los com intuito de mitigar os riscos.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Mostrar os principais acidentes relacionados à energia elétrica;

- Apresentar os EPIs e suas respectivas formas de uso quando se trabalha com eletricidade:

- Evidenciar a importância da Análise Preliminar de Riscos antes da execução de qualquer projeto elétrico;

- Recomendar procedimentos corretos ao se trabalhar com eletricidade parafraseando as NR’s às quais norteiam os projetos, trabalhos e profissionais envolvidos;

- Apontar as possíveis soluções para a minimização dos riscos;

2.2.1 PRINCIPAIS ACIDENTES ENVOLVENDO ELETRICIDADE

Chegando propriamente ao objetivo deste trabalho, os acidentes envolvendo eletricidade. Os acidentes mais comuns, de modo geral, são os choques elétricos, estes, por sua vez, acontecem em todos os lugares onde há instalações elétricas. O choque elétrico é quando há o contato direto do corpo humano ou de outro animal com um condutor eletricamente carregado. A intensidade do choque depende de algumas variáveis, dentre elas destacam-se: da intensidade da corrente elétrica que percorre o circuito, o caminho realizado pela corrente elétrica no corpo, resistência do circuito, tensão nominal, frequência da corrente elétrica assim como o tempo de contato entre carga e condutor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (819.8 Kb)   docx (614 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com