TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processamento de Imagens Coloridas

Por:   •  3/7/2016  •  Abstract  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 2

Processamento de Imagens Coloridas

O uso de cores em processamento de imagens é motivado por dois fatores principais: primeiramente, em análise de imagens automatizadas, a cor é um descritor poderoso que frequentemente simplifica a identificação de um objeto ou a extração de uma cena. Em segundo lugar, e análise de imagens por seres humanos, está fundamentada em que o olho de uma pessoa pode discernir milhares de tons e intensidades de cores, em comparação com cerca de duas dezenas de tons de cinza.

O processamento de imagens coloridas é dividido em duas áreas principais: Cor Completa e Pseudo-cores.

Cor Completa → As imagens que são obtidas através de sensores que produzem imagens coloridas, como uma câmera ou um scanner colorido.

Pseudo-Cores → Os níveis de cinzento de uma imagem são convertidos em cores para posterior processamento/visualização.

        Até recentemente, grande parte do processamento de imagens era feito por pseudo-cores, contudo com o progresso significativo feito nos anos 80 tornou os sensores de cores e hardware para processamentos de imagens coloridas disponíveis a preços acessíveis. Como resultado desses avanços, técnica de processamento de imagens por cor completa estão se tornando significativa numa ampla escala de aplicações.

#Fundamento de cores

        A caracterização da luz é essencial para ciência das cores. Se a luza for acromática (sem cores), seu único atributo será sua intensidade, ou quantidade. A luz acromática é aquela que é vista em um aparelho de televisão preto e branco. Assim, o termo nível de cinza refere-se a uma medida escalar de intensidade que varia do preto aos cinzas, e finalmente ao branco.

#Modelos de Cores

        O propósito de um modelo de cor é facilitar a especificação das cores em alguma forma padrão e de aceite geral. Essencialmente um modelo de cor é uma especificação de um sistema de coordenadas tridimensionais e um subespaço dentro deste sistema onde cada ponto representa uma cor.

→Modelo RGB de cores. (“Red+Green+Blue)

É o modelo mais utilizado, sendo usado desde a monitores à câmeras digitais.

No modelo RGB, cada cor aparece nos seus componentes primários de vermelho, verde e azul. Esse modelo baseia-se num sistema de coordenadas cartesianas. O subespaço de cores de interesse é o cubo, no qual os valores RGB estão nos três cantos; ciano, amare e magenta nos outros três cantos; preto está na origem e branco no ponto mais distante da origem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com