TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Software

Artigo: Processo De Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  3.139 Palavras (13 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

O aumento da demanda por sistemas de software, associado à importância do papel por estes desempenhado na sociedade atual, tem levado a uma preocupação constante com a produtividade no desenvolvimento e a qualidade dos produtos gerados.

Atualmente a utilização de um processo de software é um fator primordial para o sucesso de empresas de desenvolvimento de software.

Para início é primordial que situemos o que é Processo de Desenvolvimento de Software, o qual se refere a um conjunto de atividades, disciplinas e papéis que prescreve práticas para se conceber, gerenciar, desenvolver, testar e implantar um software.

Sucintamente podemos definir o processo de software como um conjunto de atividades uniformizadas a serem aplicadas sistematicamente que se encontram agrupadas em fases, cada uma das quais com os seus intervenientes com responsabilidades, que possui diversas entradas e produz diversas saídas. Isto é, define quem faz o quê, quando e como para atingir certo objetivo.

O processo de desenvolvimento de software não pode ser definido de forma universal. Para ser eficaz e conduzir à construção de produtos de boa qualidade, um processo deve ser adequado ao domínio da aplicação e ao projeto específico. Deste modo, processos devem ser definidos, caso a caso, considerando-se as especificidades da aplicação, a tecnologia a ser adotada na sua construção, a organização onde o produto será desenvolvido e o grupo de desenvolvimento.

http://www.cos.ufrj.br/uploadfile/1339694763.pdf

Processo de software é:

"é um conjunto de atividades, ligadas por padrões de relacionamento entre ela, pelas quais se as atividades operarem corretamente e de acordo com os padrões requeridos, o resultado desejado é produzido. O resultado desejado é um software de alta qualidade e baixo custo. Obviamente, um processo que não aumenta a produção (não suporta projetos de software grandes) ou não pode produzir software com boa qualidade não é um processo adequado."

No processo de softwares existem 4 fases consideradas principais:

• Especificação de Requisitos: tradução da necessidade ou requisito operacional para uma descrição da funcionalidade a ser executada.

• Projeto de Sistema: tradução destes requisitos em uma descrição de todos os componentes necessários para codificar o sistema.

• Programação (Codificação): produção do código que controla o sistema e realiza a computação e lógica envolvida.

• Verificação e Integração (Verificação): verificação da satisfação dos requisitos iniciais pelo produto produzido.

Existem também vários modelos de processo de software. Cada um representa uma tentativa de colocar ordem em uma atividade. E esses surgiram pela necessidade de dar resposta às situações a analisar, porque só na altura em que enfrentamos o problema é que podemos escolher o modelo.

Os principais são:

• Cascata;

• Espiral;

• Desenvolvimento iterativo e incremental;

• Prototipagem.

Tipos de PDS

• Tradicionais: RUP, Cascata

• Ágeis: SCRUM, XP

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FILHO, Ralph J. R. PDS Teoria e prática. Disponível em: http://www.slideshare.net/ralphrass/processos-de-desenvolvimento-de-software-teoria-e-prtica. Acesso em 03/10/2013

http://homepages.dcc.ufmg.br/~figueiredo/disciplinas/aulas/processos-software_v01.pdf

http://www.macoratti.net/proc_sw1.htm

processo de Software

________________________________________

A utilização de um processo de software têm sido apontada como um fator primordial para o sucesso de empresas de desenvolvimento de software.

Para poder melhor compreender o assunto é necessário definir o que é um processo de software.

Um processo de software pode ser entendido como um conjunto estruturado de atividades exigidas para desenvolver um sistema de software. Assim Sommerville[1] trás a seguinte definição:

"[O processo é] um conjunto de atividades e resultados associados que produzem um produto de software".

Jalote[7] conclui que um processo de software é :

"é um conjunto de atividades, ligadas por padrões de relacionamento entre ela, pelas quais se as atividades operarem corretamente e de acordo com os padrões requeridos, o resultado desejado é produzido. O resultado desejado é um software de alta qualidade e baixo custo. Obviamente , um processo que não aumenta a produção (não suporta projetos de software grandes) ou não pode produzir software com boa qualidade não é um processo adequado."

A partir destas definições podemos considerar que de forma geral um processo de software padrão pode ser visto como um conjunto de atividades, métodos, ferramentas e práticas que são utilizadas para construir um produto de software. Na definição de um processo de software devem ser consideradas as seguintes informações: atividades a serem realizadas, recursos necessários, artefatos requeridos e produzidos, procedimentos adotados e o modelo de ciclo de vida utilizado [3].

Sucintamente podemos definir o processo de software (defini-lo(o processo) como um conjunto de atividades uniformizadas a serem aplicadas sistematicamente que se encontram agrupadas em fases, cada uma das quais com os seus intervenientes com responsabilidades, que possui diversas entradas e produz diversas saídas. Isto é, define quem faz o quê, quando e como para atingir um certo objetivo.

Humphrey[4] define as seguintes razões para a definição de um processo padrão:

• Redução dos problemas relacionados a treinamento, revisões e suporte à ferramentas;

• ?As experiências adquiridas nos projetos são incorporadas ao processo padrão e contribuem para melhorias em todos os processos definidos;

• ?Economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com