TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Usinagem

Trabalho Escolar: Processo De Usinagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  1.137 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que é um processo de usinagem termo-elétrico?

A usinagem por descargas elétricas (EDM) é o processo de remoção de material por descargas elétricas de qualquer peça condutora. Isso é realizado aplicando corrente alternada ou contínua pulsada de alta freqüência à peça, através de um eletrodo ou fio, que funde e vaporiza o material da peça.

2. O que é um processo de usinagem por energia mecânica?

Processos em que as operações de corte empregam energia mecânica na remoção do material, principalmente, no contato físico da ferramenta com a peça, Ex: Torneamento, furação e retificação.

3. O que é um processo de usinagem químico

A usinagem química é um meio de usinar os metais pela sua dissolução em uma solução agressiva, ácida ou básica.

4. O que é um processo de usinagem Eletroquímico?

Funciona por remoção e transporte, átomo por átomo, do metal usinado, mergulhado numa solução eletrolítica. Na usinagem eletroquímica, não é levada em conta a capacidade de a solução eletrolítica dissolver o metal.

5. Qual destes processos se sobressaem em relação ao outro?

A usinagem química é mais lenta e dá resultados mais exatos, ela proporciona peças sem rebarbas, sem deformação e estruturalmente íntegras, pois esse método de usinagem não se baseia no impacto ou no arranque de material à força.

A usinagem eletroquímica necessita de ferramenta específica, semelhante a uma ferramenta mecânica.

• Qualquer material condutor pode ser usinado por este método;

• A velocidade de retirada do material permite a obtenção de estados de superfície rigorosos, sem danos à estrutura do metal;

• Formas complexas podem ser reproduzidas por este método;

• Não há desgaste da ferramenta;

• É possível controlar a quantidade de material removido.

6. Você é responsável por decidir um processo de usinagem da peça exposta, ao entrar em contato com o fornecedor que possui uma nova tecnologia, quais os fatores que você questionaria?

Especificação necessária da peça, qual é a finalidade da peça, qual será o material utilizado para confecção, qual a criticidade da peça, qual o nível do acabamento, custos do processo, tempo de entrega.

7. É correto afirmar a geração de calor na peça usinada não interfere na viabilidade do processo, sabendo que posteriormente a peça sofrerá o tratamento adequado (alivio de tensão, tempera, etc).

Não, a geração de calor na peça pode acarretar em: Desgaste acelerado da ferramenta, Dano térmico à estrutura da peça usinada, Distorção devido à dilatação térmica.

Custo equivalente de um pra outro / tempo processo necessário

8. Dada a tabela abaixo comparativa de 3 processos de usinagem, com base em qual parâmetro você selecionaria o processo? Considere que todos os processos atendem as necessidades

Processo B

Porque o custo é menor e o processo de corte é mais rápido.

9. Sua empresa possui uma máquina por corte de água, existe um estudo para a troca do abrasivo. Deseja-se alterar para comprar um de menor qualidade mas muito mais barato. É possivel realizar esta alteração? De que forma a peça é alterada?

10. Um vendedor de equipamento de jato de água afirma que seu equipamento possui o mesmo rendimento do concorrente porém não necessita de abrasivo. Justifique tecnicamente se a informação esta correta.

11. Deseja-se obter 1 peças por jato de água. 1. Alta precisão pois irá compor uma máquina de ajuste fino. Qual deve ser a característica do abrasivo?

12. Como a reutilização do abrasivo afeta o processo?

O valor de qualquer abrasivo é determinado por três fatores:

a) A quantidade de trabalho a ser efetuada em um determinado tempo;

b) A qualidade do trabalho produzido;

c) O custo de se efetuar um determinado trabalho.

O equilíbrio destes três fatores é vital para que a finalidade do processo seja alcançada, nisto a reutilização pode ser benéfica ou não.

13. De que forma a qualidade do vácuo afeta a usinagem eletroquímica?

14. O processo por eletroerosão ocorre quando o material é condutor de calor ou condutor elétrico?

Condutor elétrico.

15. O que significa dielétrico? Em qual processo utiliza-se fluídos dielétricos?

Todo material que não permite a movimentação de cargas elétricas em sua estrutura é denominado isolante ou dielétrico.

O fluido dielétrico serve como um condutor de faíscas e como meio refrigerante

Processo de Usinagem por eletro erosão.

16. O que significa GAP? E como ele interfere no processo?

A distância mínima entre a peça e a ferramenta, na qual é produzida a centelha, é chamada GAP (do inglês gap = folga) e depende da intensidade da corrente aplicada. O GAP é o comprimento da centelha.

O tamanho do GAP pode determinar a rugosidade da superfície da peça. Com um GAP alto, o tempo de usinagem é menor, mas a rugosidade é maior. Já um GAP mais baixo implica maior tempo de usinagem e menor rugosidade de superfície.

...

Baixar como  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »