TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Usinagem

Casos: Processos De Usinagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO – AULA PRÁTICA

Relatório referente as aulas práticas no Laboratório de Usinagem.

Nas aulas práticas, conhecemos de perto o torno e suas principais partes, sendo:

- Corpo da máquina: barramento(peça irreparável), cabeçote fixo e móvel, caixas de mudança de velocidade;

- Sistema de transmissão de movimento do eixo: motor polia, engrenagens, redutores;

- Sistema de deslocamento da ferramenta e de movimentação da peça em diferentes velocidades: engrenagens, caixa de câmbio, inversores de marcha, fusos, vara etc;

- Sistemas de fixação da ferramenta: torre, carro porta ferramenta, carro transversal, carro principal ou longitudinal e da peça: placas, cabeçote móvel;

- Comandos dos movimentos e das velocidades: manivelas e alavancas.

O torneamento se baseia no movimento da peça em torno de seu próprio eixo, permitindo trabalhar peças cilíndricas movidas por um movimento uniforme de rotação em torno de um eixo fixo, acontecendo mediante a retirada progressiva do cavaco da peça a ser trabalhada. O cavaco é cortado por uma ferramenta de um só gume cortante, que deve ter uma dureza superior à do material a ser cortado. A ferramenta penetra na peça, cujo movimento rotativo uniforme ao redor do eixo permite o corte contínuo e regular do material. A força necessária para retirar o cavaco é feita sobre a peça, enquanto à ferramenta, firmemente presa ao porta-ferramenta, contrabalança à reação desta força, sendo necessários três movimentos:

- Movimento de corte: é o movimento principal que permite cortar o material, sendo rotativo e realizado pela peça;

- Movimento de avanço: é o movimento que desloca à ferramenta ao longo da superfície da peça;

- Movimento de penetração: é o movimento que determina profundidade de corte ao empurrar a ferramenta em direção ao interior da peça e assim regular à profundidade do passe e a espessura do cavaco.

É necessário extremo cuidado ao operar este tipo de máquina, pois por ter suas partes giratórias expostas, podendo provocar graves acidentes. Não podemos utilizar luvas, correntes, anel, brincos, se tiver cabelo comprido não se pode deixar solto, roupas com mangas compridas e folgadas para não haver risco de acidente. Ainda sobre as vestimentas, é importante que o operador não use roupas com fios soltos ou desfiados, pois existe o risco que este fio se enrole no eixo giratório e cause acidentes. As castanhas necessariamente devem ficar protegidas com anteparos, preferencialmente, transparentes, como Policarbonato, e ter um sistema de intertravamento de segurança, na aula prática utilizamos calçado fechado e óculos de segurança, mas em grandes usinagens é necessário utilizar os seguintes equipamentos de proteção individual (EPI’s):

- Óculos de segurança: protegem contra a projeção de cavacos ;

- Protetores auriculares: protegem contra ruídos;

- Calçados com biqueiras de aço: protegem contra materiais que possam cair sobre os pés;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com