TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos E Suas Tecnologias

Ensaios: Processos Administrativos E Suas Tecnologias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 2

Processos administrativos e suas tecnologias

Sabemos que dentro dos processos administrativos integrados em uma empresa, estão presentes os seguintes fragmentos: Planejamento, Organização, Direção e Controle, fundamentais em qualquer meio organizacional.

Inicialmente obtemos a ação de planejar que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais metas deverão ser atingidas. “planejar é o processo de definir objetivos, atividades e recursos”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61).

Dentro do planejamento existe suas principais características:

 Planejamento estratégico: É o conjunto de tomada de decisões envolvendo empreendimentos que afetam a empresa por longos períodos de tempo.

 Planejamento tático: É a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados visando dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa.

 Planejamento operacional: É aquele que se preocupa basicamente com o que fazer e como fazer, se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações pelo caráter imediato.

Com a Organização a empresa reúne e integra os recursos, define a estrutura de órgãos que deverão administra-los, estabelecendo então a divisão do trabalho por diferenciação, possibilita os meios de coordenar as diferentes atividades pela integração dos seus setores e define os níveis de autoridade e responsabilidade. “Organizar é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização; é também o processo de distribuir os recursos disponíveis seguindo algum critério”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61).

A Direção segundo Hampton, afirma que é o processo pelo qual os gerentes procuram lidar com seus subordinados, liderando-os e comunicando-se com eles. “Dirigir é o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduzirão aos objetivos”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)

O Controle implica em um trabalho coordenado, que facilite a troca de informações, estabelece princípios de acordo com o programa adotado, e tem por objetivo medir e corrigir o desempenho dos subordinados para assegurar os objetivos da organização. “Controlar é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)

Enfim, podemos concluir que os fundamentos da administração são responsáveis para atuação dos futuros gestores onde os quatros fatores se complementam, deixando claro a transparência em processos e o sucesso da empresa e principalmente o futuro crescimento da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com