TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL DISCIPLINAS DE DIREITO E LEGISLAÇÃO, PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Trabalho Escolar: DESAFIO PROFISSIONAL DISCIPLINAS DE DIREITO E LEGISLAÇÃO, PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E TECNOLOGIAS DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  4.281 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO

José Antônio antes de tomar uma ação para levantar um diagnóstico das informações que necessita, usará uma ferramenta muito simples e que facilita a visualização destas informações é Análise SWOT.

Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do Hotel Boa Vida.

O método que apresenta forças e fraquezas (ambiente interno), assim como oportunidades e ameaças (ambiente externo) é chamado de SWOT. S de Strenghts (Forças), W de Weaknesses ( Fraquezas), O de Opportunities ( Oportunidades) e T de Treats ( Ameaças).

Foram levantadas as seguintes informações e a maneira para resolve-las.

Forças (Strenghts) Fraquezas (Weaknesses)

1. Clima favorável 1. Escassez de mão-de-obra qualificada

2. População acolhedora 2. Forte sazonalidade

3. Infraestrutura 3. Investimentos melhoria da hospedagem

Opportunities (Oportunidades) Ameaças (Threats)

1. Turismo de negócios 1. Insatisfação de funcionários

2. Realização de eventos 2. Falta de oportunidades de aprendizagem e conhecimento na empresa

3. Segmento de turismo em crescimento 3. Comprometimento da Imagem do hotel na mídia

Forças:

Clima é favorável: pela localização do hotel no Litoral Nordestino com índices pluviométricos mais baixos e temperaturas com médias que variam entre 23 e 30 graus.

População acolhedora: o município de Touros possui diversos atrativos turísticos espalhados por seu território.

Infraestrutura: capacidade de hospedagem do hotel, lazer e esporte, complexo aquático e inúmeras possibilidades de lazer infantil.

Fraquezas:

Escassez de mão-de-obra qualificada: poucas oportunidades de incentivo a educação até mesmo pelas condições da renda da população e falta de unidades de ensino profissional.

Forte sazonalidade: período que varia em certas épocas do ano de março a junho meados de outono e inverno.

Investimentos melhoria da hospedagem: atendendo o código de defesa do consumidor, onde hóspedes esperam contar com apartamentos e ambientes

confortáveis, com equipamentos e serviços tecnológicos atuais, e canais de

comunicação on-line com o hotel e outros serviços locais. O

estabelecimento deve contar com instalações adequadas para permitir

acessibilidade a pessoas com deficiências físicas.

Outras demandas: O uso de produtos sustentáveis e ambientalmente

corretos é preferido pelos clientes. Serviços de estética, beleza e saúde

agregam valor ao negócio, bem como a existência de um ponto de venda

de produtos associados ao turismo.

Oportunidades:

Turismo de negócios: utilizando o centro de convenções com capacidade para atender 400 pessoas formando parcerias com empresas. beneficiando da localização e belíssima paisagem turística.

Realização de eventos: beneficiando da localização e belíssima paisagem turística com shows e entretenimento.

Segmento de turismo em crescimento: foi o que apresentou maior crescimento médio de faturamento em hospedagem segundo dados de pesquisa.

Ameaças:

Insatisfação de funcionários: aplicar a ferramenta coaching para atingir a um objetivo desejado pelo cliente na valorização das idéias de funcionários desenvolvimento de suas competências.

Falta de oportunidades de aprendizagem e conhecimento na empresa: aplicar o empowerment parte da idéia de dar às pessoas o poder, a liberdade e a informação que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização.

Comprometimento da Imagem do hotel na mídia: revertendo a imagem com o uso da ferramenta marketing através da internet conhecido como marketing digital, tem atraído cada vez mais atenção.

José Antônio através do diagnóstico de uma ferramenta muito simples e que facilita a visualização destas informações que necessita chamada SWOT, apresentou aos seus diretores as duas ferramentas que implementará para trazer benefícios para colocar o Hotel Boa Vida entre os mais conceituados hotéis do cenário nacional.

O Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de comparação das práticas, processos e resultados de uma empresa com as mesmas práticas, processos e resultados de seus concorrentes, visando melhorar sua competitividade. Essa comparação pode ser feita também com empresas não concorrentes, consideradas líderes nas práticas ou processos que a empresa quer melhorar.

Reengenharia é um processo de reestruturação posicionamento para mudanças, identificações dos processos existentes, recriação de processos, transição para novo sistema trazendo várias vantagens para as empresas que precisam se manter competitivas.

Tecnologias de Gestão Benefícios

Benchmarking O Benchmarking promove a aprendizagem

contínua, trazendo sempre novos conhecimentos

para a empresa.

Reengenharia A reengenharia promove a redução de custos, melhoramento da performance dos processos, aproveitamento dos chamados "pontos de ruptura". posicionamento para mudanças, Identificações dos processos existentes, recriação de processos, transição para novo sistema

Os resultados da pesquisa de clima organizacional do hotel Boa Vida demonstram que o capital intelectual não tem sido valorizado e por isso vem passando por um momento de dificuldade no clima organizacional, apontando vários fatores que levam a um alto índice de insatisfação dos colaboradores que atuam no hotel para isso foi adotado um projeto chamado Foco no Valor em que consiste no bom relacionamento entre equipes e líderes deve proceder de melhor forma possível promovendo oportunidades de aprendizagem e conhecimento para isso faremos uma pesquisa de investigação em busca de encontrar as deficiências nos processos da melhoria e desempenho do hotel através de condição organizacional favorável identificando falha nos processos.

José Antônio então adotou a ferramenta de gestão do conhecimento onde a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados. Desta forma o trabalho ganha maior eficiência, qualidade e dedicação.

A Gestão do conhecimento possui ainda o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações e pode causar impactos importantes nas ações e tomadas de decisões.

Quando bem utilizado de forma intencional, consegue atingir a excelência organizacional.

As vantagens de uma boa gestão de conhecimento, empregadas no hotel resultara na Melhoria dos processos internos, tomada de decisões mais eficientes e melhores resultados, melhoria na coordenação de esforços, melhoria da prestação de serviços oferecendo aos clientes agilidade, qualidade nos serviços.

Pois o envolvimento dos colaboradores através dos treinamentos, qualificações recebidas tiveram acesso as informações da empresa aumentando o conhecimento compartilhando melhores práticas e o uso de tecnologias e ferramentas como Benchmarking e Reengenharia inseridas na gestão organizacional tornaram mais eficazes, desenvolveram competências o hotel passou a ter vantagens competitivas em relação a concorrência.

Os funcionários passaram a ter novas atribuições tornaram motivados passaram a desenvolver o trabalho resultando em bom atendimento, lucro para o hotel em consequência receberam promoções melhores salários e benefícios.

...

Baixar como  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »