TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Sincronização e troca de dados entre processos

Tese: Processos Sincronização e troca de dados entre processos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Tese  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório 02:

Processos Sincronização e comunicação entre processos

Questões:

4.1 Em sistemas operacionais o processo é um módulo executável único, que corre concorrentemente com outros módulos que podem ser executados. Por exemplo, em um ambiente multitarefa um processador de texto, um navegador e um sistema de banco de dados são processos separados que podem rodar concomitantemente. Processos são módulos separa dose que podem ser carregados, ao contrário de threads, que não podem ser carregadas. Múltiplas threads de execução podem ocorrer dentro de um mesmo processo. Além das threads, o processo também inclui alguns recursos, como arquivos e alocações dinâmicas de memória e espaços de endereço.

A comunicação entre processos é o grupo de mecanismos que permite aos processos transferirem informação entre si. A capacidade de um sistema operacional executar simultaneamente dois ou mais processos é chamada multiprocessamento. Se existirem dois ou mais processos executados em simultâneo e disputam o acesso a recursos partilhados, problemas da concorrência podem ocorrer. Estes problemas podem ser resolvidos pelo gerenciamento adequado de múltiplas linhas de execução ou processos através da sincronização (multitarefa) ou por outros recursos (como a troca de contexto).

4.2 Todos os aplicativos de 32 bits têm um espaço de endereço de processo de 4 GB. Os sistemas operacionais do Microsoft Windows fornecem aplicativos com acesso a 2 GB de espaço de endereço de processo, especificamente conhecido como espaço de endereço virtual do modo de usuário. Todos os threads pertencentes a um aplicativo compartilham o mesmo espaço de endereço virtual do modo de usuário. Os 2 GB restantes são reservados para o sistema operacional. Todas as edições de sistema operacional que iniciam com Windows 2000 Server, inclusive Windows Server 2003, têm uma opção boot.ini que pode fornecer aplicativos com acesso a 3 GB de espaço de endereço de processo, limitando o espaço de endereço de modo kernel a 1 GB.

O AWE estende as capacidades de aplicativos de 32 bits permitindo o acesso à quantidade máxima de memória física que o sistema operacional suporta. O AWE realiza isso mapeando um subconjunto de até 64 GB no espaço de endereço de usuário. O mapeamento entre o buffer de aplicativo e a memória mapeada por AWE é tratado pela manipulação das tabelas de memória virtual do Windows.

Para habilitar o suporte a 3 GB do espaço de processo do modo de usuário, você deve adicionar o parâmetro /3gb ao arquivo boot.ini e reinicializar o computador, permitindo que o parâmetro /3gb entre em vigor. A definição desse parâmetro permite aos threads do aplicativo de usuário endereçar 3 GB de espaço de endereço de processo; e reserva 1 GB de espaço de endereço de processo para o sistema operacional.

4.3 Sistemas Operacionais de celulares

Os sistemas operacionais são um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema, fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Os sistemas operacionais de aparelhos celulares são: Mac OSX, Symbian, Android entre outros.

Mac

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com