TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Eletronico De Dados

Casos: Processo Eletronico De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

Processamento eletrônico de dados (PED)

CONSIDERANDO

Que por se tratar de atribuição que, para adequado desempenho, deve ser empreendida pelo Conselho Federal de Contabilidade em regime de franca, real e aberta cooperação com o Banco Central do Brasil (Bacen), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), o Ministério da Educação, a Secretaria Federal de Controle, a Secretaria da Receita Federal, a Secretaria do Tesouro Nacional e a Superintendência de Seguros Privados.

11.12.1.1.

Esta norma estabelece procedimentos e critérios a serem seguidos quando uma auditoria é conduzida em um ambiente de Processamento Eletrônico de Dados (PED).

11.12.1.3. O objetivo e o escopo geral de uma auditoria não mudam

em um ambiente de PED.

Entretanto, a utilização de um computador muda o processamento, armazenamento e comunicação das informações contábeis, e pode afetar

os sistemas de controles internos e contábeis utilizados pela entidade. Consequentemente, um ambiente de PED pode afetar:

a) os procedimentos seguidos pelo auditor para obter um entendimento

suficiente dos sistemas de controles internos e contábeis;

b) a avaliação do risco inerente e do risco de controle por meio dos quais o auditor chega à avaliação de risco de auditoria;

c) o planejamento e execução dos testes de controle e aplicação de procedimentos substantivos adequados para alcançar o objetivo de auditoria por parte do auditor.

CAPACIDADE E COMPETÊNCIA

11.12.2.1. O auditor deve ter conhecimento suficiente do ambiente de PED para planejar, executar, supervisionar e revisar o trabalho realizado pela equipe de auditoria. O auditor deve considerar a necessidade, ou não, de utilizar especialistas com experiência em ambiente de PED.

11.12.2.2. Essa experiência pode ser necessária para:

a) obter entendimento suficiente dos sistemas de controles internos e contábeis afetados pelo ambiente de PED;

b) determinar o efeito do ambiente de PED em relação à avaliação do risco total e do risco nas demonstrações contábeis e no nível de classe de transações;

c) planejar e aplicar testes adequados de controle e procedimentos substantivos.

PLANEJAMENTO

11.12.3.1. O auditor deve obter entendimento necessário e suficiente dos sistemas contábeis e de controles internos para planejar a auditoria e desenvolver uma abordagem eficaz.

a) a relevância e a complexidade do processamento informatizado em cada aplicativo contábil significativo. A relevância refere- se à representatividade das assertivas contidas nas Demonstrações Contábeis afetadas pelo processamento informatizado.

b) a estrutura organizacional das atividades de PED da entidade e a amplitude da concentração ou distribuição do processamento informatizado, particularmente à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com