TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de fabricação mecanica

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

SISTEMAS DE MONTAGEM AUTOMATIZADOS

LUCAS TUAN SCHULZ

PROFESSOR: MARCOS FRANCISCO IETKA

PROCESSO DE FABRICAÇÃO MECÂNICA II

JOINVILLE-SC

2016


LUCAS TUAN SCHULZ

PROCESSO DE FABRICAÇÃO MECÂNICA II

JOINVILLE-SC

2016


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        OBJETIVOS        

2.1        OBJETIVO GERAL        

2.2        OBJETIVO ESPECÍFICO        

3        DESENVOLVIMENTO        

3.1        CONFIGURAÇÃO DE SISTEMA        

3.1.1        Máquina de montagem em linha        

3.1.2        Máquina de mesa rotativa        

3.1.3        Sistema de montagem carrosel        

3.1.4        Máquina de montagem de estação única        

3.2        DISTRIBUIÇÃO DE PEÇAS NAS ESTAÇÕES DE TRABALHO        

3.2.1        Bandeja ou Panela        

3.2.2        Alimentador de peças        

3.2.3        Seletor e/ou orientador        

3.2.4        Trilho de alimentação        

3.2.5        Dispositivo de escape e posicionamento        

3.3        APLICAÇÕES        

4        CONCLUSÃO        

5        REFERENCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

A montagem automatizada refere-se a uma forma de produção com uso de máquinas automatizadas e robôs nas linhas de montagem compreendendo também uma abordagem sistemática para a montagem de produtos acabados, operados parcialmente ou independentemente do controle humano.

Em muitos casos, as máquinas automáticas são empregadas para produzir peças e produtos padronizados de acordo com uma série específica de movimentos repetitivos e programados nas linhas de montagem. Nas empresas de tecnologia e nas fábricas de modo geral, a montagem automatizada é uma parte importante do processo de manufatura.

        Podemos dizer que a automação industrial se tornou regular a partir de empresas como Ford Motor Company nos Estados Unidos no início do século XIX. Isso se deve a padronização de peças que eram utilizadas na fabricação do automóvel (Ford Modelo T), juntamente com equipamentos automatizados o que resultou em uma produção mais rápida e barata de veículos em massa.

        A maioria das fábricas usam este processo para a montagem de vários produtos de consumo. São utilizados postos de trabalho supervisionados para garantir o fluxo de montagem a fim de maximizar a capacidade de produzir milhares de produtos de qualidade, no menor tempo.


  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL

Apresentar ao leitor a montagem automatizada como uma área distinta da automação e que embora os métodos de montagem manual ainda serem usados por muitos, existem grandes oportunidades para ganhos de produtividade no uso dos métodos automatizados.

  1. OBJETIVO ESPECÍFICO

Definir fundamentos básicos para um sistema de montagem automatizado, suas configurações de sistema e sua distribuição de peças nas estações de trabalho.


  1. DESENVOLVIMENTO

De acordo com Groover (2011), um sistema de montagem automatizado realiza uma sequência de operações de montagem automatizadas para combinar múltiplos componentes em uma única entidade.

Essa entidade única pode ser um produto final ou um subconjunto que compõe a estrutura do produto final. Os subconjuntos são a montagem de uma peça base com outras peças conectáveis.

Um sistema de montagem automatizado é convencionalmente separado em três partes. A primeira, consiste na estação de trabalho, que é o local onde ocorrem a montagem das peças. A segunda, são os dispositivos de alimentação desta área de trabalho, que distribuem as peças. E a terceira, o sistema de manuseio para a entidade montada.

No caso de sistemas com uma estação de trabalho, o sistema de manuseio move a peça base para dentro e para fora. Em sistemas com várias estações, o manuseio é entre as estações.

  1. CONFIGURAÇÃO DE SISTEMA

Podemos classificar em quatro configurações físicas os sistemas de montagem automatizados. Eles são máquina de montagem em linha, máquina de montagem com mesa rotativa, sistema carrossel e máquina de montagem de estação única.

  1. Máquina de montagem em linha

Conforme o próprio o nome diz, essa configuração de montagem é caracterizada por uma série de estações de trabalho disponibilizadas em linha ao longo do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (237.1 Kb)   docx (64.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com