TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ayuação Da Fisioterapia No Processo De Desmame Da Ventilação Mecânica

Artigo: A Ayuação Da Fisioterapia No Processo De Desmame Da Ventilação Mecânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Tema:

A Atuação da Fisioterapia no processo de desmame da Ventilação Mecânica em Unidade de Terapia Intensiva

Problema:

A Fisioterapia vem atuando com o objetivo de reduzir falhas no desmame da ventilação mecânica (VM) que podem repercutir em desfechos desfavoráveis para o paciente. Como a Fisioterapia pode atuar para reduzir essas falhas e quais conseqüências isso pode trazer para o paciente?

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Avaliar a atuação da fisioterapia no processo de desmame da ventilação mecânica em Unidade de Terapia Intensiva.

Objetivos Específicos:

- Descrever o papel da Fisioterapia no processo de desmame da Ventilação Mecânica.

- Avaliar a eficácia de um protocolo clínico multidisciplinar no processo de desmame da Ventilação Mecânica.

- Identificar as dificuldades encontradas no processo de desmame da Ventilação Mecânica.

- Descrever as conseqüências que as falhas no desmame da Ventilação Mecânica pode trazer para o paciente

JUSTIFICATIVA

Este trabalho visa mostrar a importância da atuação da Fisioterapia em uma equipe multidisciplinar dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva.

A Fisioterapia faz parte do atendimento muldisciplinar em uma UTI, e sua atuação é extensa e se faz presente em todas as etapas do paciente em Ventilação Mecânica, inclusive no desmame da mesma

Na literatura há poucos estudos que mostram que a Fisioterapia pode minimizar as tentativas de insucesso no desmame da Ventilação Mecânica.

Este estudo é de suma importância, pois a retirada do paciente da VM reduz a mortalidade dos pacientes internados em uma UTI, diminuindo também o tempo de internação, conseqüentemente custos hospitalares. A prática atual mostra que o empirismo é inadequado para o sucesso do desmame da VM, daí importância de se padronizar um protocolo clínico dentro da UTI.

REVISÃO DA LITERATURA

A grande maioria dos pacientes, criticamente enfermos, internados em UTI, necessita de VM, com a melhora desse paciente, ele evolui para o que chamamos de desmame da VM. (BORGES, 1999)

O desmame da ventilação mecânica é um processo de readaptação, cujo objetivo é o paciente reassumir a ventilação espontânea sem necessitar da ventilação artificial. ( Azeredo , 2002)

Ao contrário do que o termo desmame sugere, esse processo pode ser abrupto, o que é relativamente comum em situações em que a retirada gradual se faz desnecessária. (BORGES, 1999).

O desmame caracterizava um processo difícil oriundo dos recursos ventilatórios, bem como os métodos empregados para desmame que ofereciam pouco ou nada adaptável ao conforto e principalmente as necessidades fisiológicas ou fisiopatológicas dos doentes submetidos a ventilação artificial. A princípio havia muitas falhas no que diz respeito a relação entre fisiologia, fisiopatologia e a metodologia empregada, muitas vezes inadequada e maléfica, especialmente a doentes que necessitavam de suporte mecânico prolongado, isto porque o emprego da ventilação mecânica é uma prática recente tendo somente 30 anos. Na década de 80, a explosão tecnológica trouxe grandes avanços à aparelhagem e à metodologia, os estudos do comportamento pulmonar durante a ventilação artificial se intensificou, progressivamente os recursos se tornaram muito mais adaptáveis às diferentes condições clínicas, aumentando as probabilidades de sobrevida e encurtando tempo de retorno à respiração espontânea. ( Borges, 1999).

O processo de retirada do suporte ventilatório ocupa ao redor de 40% do tempo total da Ventilação Mecânica. Alguns autores descrevem o desmame como “área de penumbra da terapia intensiva” e que , mesmo em mãos especializadas, pode ser considerada uma mistura de arte e ciência ( Goldwaser, 2007)

A falha na extubação pode ocorrer em 24% dos casos segundo a AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), daí a importância de se criar protocolos de desmame para promover uma mudança significativa na qualidade desse processo.

O conceito de sucesso no desmame constitui a extubação com ausência de ventilação mecânica nas 48hs seguintes. (Nemer, 2011).

Para que esse processo seja realizado com sucesso é necessário que haja uma adequada troca gasosa, inter- relação entre quantidade de trabalho respiratório necessária, eficácia da bomba muscular respiratória com fatores psicológicos favoráveis, evitando tentativas mal sucedidas conseqüentes de falhas na abordagem ou no planejamento do desmame. (Azeredo,2002)

Falhas no demame podem prolongar o tempo de VM, de permanência na UTI e de internação hospitalar, e aumentar o índice de reintubações, a incidência de complicações associadas à VM e a mortalidade, portanto torna-se relevante o aperfeiçoamento de estratégias de desmame para evitar tais falhas. Uma estratégia adicional para melhorar as taxas de sucesso no desmame é a fisioterapia. (Jose, 2013)

Segundo Jerre G, 2007 a Fisioterapia geralmente está presente por mais tempo ao lado do paciente durante o período de desmame, conseguindo detectar alterações na ventilação, oxigenação ou na mecânica ventilatória, e pode tomar medidas terapêuticas precoces como a desobstrução brônquica, a melhora na ventilação e ajustes na VM, revertendo áreas de atelectasia, corrigindo a ventilação e melhorando a mecânica ventilatória.

A recomendação da participação do fisioterapeuta durante o desmame da VM recebe grau A no III Consenso Brasileiro de VM (Jose, 2013)

Os critérios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com