TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Producao mais limpa

Por:   •  22/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO – UNICEUMA[pic 1]

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

ARTHUR

LAILSON DE OLIVEIRA SILVA

São Luís

2015

ARTHUR

LAILSON DE OLIVEIRA SILVA

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para obtenção de nota do Curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário do Maranhão - CEUMA.

Professora Ivone Ascar Sauaia Guimarães.

São Luís

2015

SUMARIO

INTRODUCAO.......................................................................................

CONCEITO............................................................................................

ETAPAS.................................................................................................

Planejamento...............................................................................

Diagnóstico Ambiental do Processo Produtivo............................

Oportunidades de melhoria..........................................................

Implementação, monitoramento e avaliação................................

PROBLEMA.............................................................................................

OPORTUNIDADES DE MELHORIA.......................................................

INTRODUÇÃO

Estaremos abordando neste projeto de pesquisa a importância da produção mais limpa com um respectivo problema juntamente apresentando a uma sua solução. Todas de responsabilidade da ABREPO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) neles iremos aborda técnicas de produção mais limpa, conceitos e também programas que aderiram a esse novo modo de pensar.

Não é um problema recente e a preocupação com nosso ecossistema, a diversidade da vida e do planeta em que vivemos, ao longo do tempo acreditávamos na variedade infinita de recursos que a natureza nos dar, logo paramos para perceber que já não exatamente o que pensávamos, pois nem tudo de mais é sobra. Quando os eventuais problemas começaram a aparecer nos industrias, comércios e até mesmo na nossa casa, pesquisadores, físicos, engenheiros e demais profissionais se colocaram a frente para achar soluções que nos fizesse poder viver em um ambiente onde tudo poderia ser reaproveitado dessa forma surgiu de fato o método de produção mais limpa.

Abaixo começaremos a entrar em um universo de visão futura podendo assim nos tornamos cientes e planejar, para cada vez mais cuidar do nosso planeta sem precisar desperdiçar aquilo que um dia pode nos fazer falta.

CONCEITO
           Produção mais Limpa é a aplicação contínua de uma estratégia técnica, econômica e ambiental integrada aos processos, produtos e serviços, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, pela não geração, minimização ou reciclagem de resíduos e emissões, com benefícios ambientais, de saúde ocupacional e econômicos.

A Produção Mais Limpa, com seus elementos essenciais, adota uma abordagem preventiva, em resposta à responsabilidade financeira adicional trazida pelos custos de controle da poluição e dos tratamentos de final de tubo.

A Produção Mais Limpa, relativamente ao desenho dos produtos, busca direcionar o design para a redução dos impactos negativos do ciclo de vida, desde a extração da matéria-prima até a disposição final. Em relação aos processos de produção, direciona para a economia de matéria-prima e energia, a eliminação do uso de materiais tóxicos e a redução nas quantidades e toxicidade dos resíduos e emissões. Em relação aos serviços, direciona seu foco para incorporar as questões ambientais dentro da estrutura e entrega de serviços.

O aspecto mais importante da Produção Mais Limpa é que a mesma requer não somente a melhoria tecnológica, mas a aplicação de know-how e a mudança de atitudes. Esses três fatores reunidos é que fazem o diferencial em relação às outras técnicas ligadas a processos de produção.

ETAPAS

- Planejamento (comprometimento, escopo e definição de recursos): Esta etapa é representada pelo comprometimento da alta administração e capacitações com todos os delimitado o processo de fabricação do pão francês, uma vez que este consiste no produto mais representativo. Na definição dos recursos, foi levantada a necessidade da utilização de uma equipe externa para levantamento dos indicadores ambientais com um nível de confiabilidade mais representativo e materiais como cronômetros, calculadoras, pranchetas, entre outros. Essa equipe foi composta por acadêmicos de Engenharia de Produção da UFRN, os quais receberam um treinamento específico para o levantamento das informações.

-Diagnóstico Ambiental do Processo Produtivo: Esta etapa é formada pelas seguintes atividades: Definição do fluxograma do processo produtivo; Avaliação dos inputs e outputs; Avaliação dos aspectos e impactos ambientais (CNTL, 2003) e Balanço de massa do processo produtivo. A coleta foi amostrada durante duas semanas, no qual foi observado um comportamento com uma mesma tendência.

- Oportunidades de melhoria: Esta etapa consistiu na identificação das causas dos poluição ambiental e desperdícios e a proposição de oportunidades de melhoria. Esta etapa é composta pelas atividades de obtenção de uma compreensão detalhada das fontes e causas da geração de resíduos/poluição ambiental, identificação e classificação das oportunidades de melhorias e Avaliação técnica, econômica e ambiental das oportunidades identificadas.

         - Implementação, monitoramento e avaliação: A última etapa foi composta pela implementação das medidas identificadas, monitoramento e avaliação das medidas, para possíveis retroalimentações e melhoria contínua do programa.

PROBLEMA

A empresa PILOTO classifica-se como pequeno porte e possui mais de 80 produtos de panificação e pastelaria e uma produção diária de aproximadamente 7000 pães. O empreendimento é constituído pelo setor administrativo (aquisição de matérias, vendas e RH), contábil (terceirizado) e produção (panificadora e pastelaria) e possui uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. O setor de panificação possui três funcionários, sendo um padeiro, um assistente e um auxiliar, todos com o ensino fundamental incompleto. Na panificação, existe aproximadamente 5 tipos de massas: Salgada, Doce, Semi-doce, Integral e Especiais. O Pão Francês é processado a partir da mistura de água com os seguintes ingredientes: farinha (tradicional e pré-mescla, ½), sal, açúcar, melhorador, manteiga e fermento. Sua produção possui a seguinte escala: de segunda a quinta, são processados 65 quilos de massa de pão por dia, com 1 lote de 5Kg e 4 de 15Kg; na sexta, 50 quilos e no sábado e domingo, 35 quilos, em um regime de 44 horas semanais. O Processo de fabricação é composto pelas seguintes etapas: preparação dos ingredientes, mistura e desenvolvimento, cilindragem, divisão, modelagem, fermentação e queima. A Figura 1 apresenta o fluxograma do processo com todas as entradas e saída e balanço de massa. Pelos resultados, observa-se um processo com 12 operações, 14 transportes e 7 inspeções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com